Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Sistema de Custos Standard - Variações de Custos



Se ainda não viu, recomendo que antes de ler essa postagem veja a postagem inicial, onde começo a abordar os Custos Standard

Um bom sistema de Custo Standard ( CS) é uma das melhores formas de controlar custos. No entanto muitas empresas usam sistemas medíocres e os chama inadequadamente de Custo Standard, pois não se obtem padrões adequados nem se medem sistematicamente as variações apuradas.

O objetivo dessa postagem é falar um pouco sobre as variações de custos, que são um dos principais resultados dos sistemas de custos standard.

Quando se fala em Custos Industriais as variações de custos obtidas nos sistemas de custos standard se  enquadram basicamente em alguns  tipos:

- Variações de Preços ( Custos de Materiais )
- Variações de Preços ( Custos de Processos )
- Variações de Volume
- Variações de Projeto ou roteiro


As variações de custos precisam ser apuradas, reportadas e analisadas. Quando as variações são significativas é necessário que se adotem medidas corretivas, para trazer essas variações a níveis aceitáveis.

Como apurar as variações de custos? 

- As variações de custos devem ser apuradas sistematicamente pelo sistema de custos adotado pela empresa. Muitas empresas acabam adaptando seu sistema de custos aos sistemas integrados, que nem sempre são parametrizados de forma a fornecer custos reais e padrões por produto.  Então o primeiro requisito dos sistema de Custo Standard é que propicie a identificação dos custos padrões e reais, detalhados por produto. Detalhado significa podermos separar os diversos componentes de custos, como matérias primas, embalagens, mão de obra, custos gerais de fabricação, custos com processamentos externos, etc, tanto a nível de custo standard como a nível de custo real.

Como reportar as variações de custos?

- O ideal é que as variações sejam demonstradas por ordem ou por produto, no caso de processo contínuo de produção. Um bom relatório de demonstração das variações com valores do mês e acumulado no ano, é informação muito útil. No entanto tenho visto poucos sistemas que propiciam essa informação. As variações ficam melhor se forem ranqueadas por ordem de valor, da maior para a menor, bem como aconselha-se que as 10 maiores e menores variações sejam destacadas e apresentadas em reunião de revisão mensal.




Como analisar e tomar medidas corretivas sobre as variações de custos?

- Variações de custos anormais precisam ser atacadas. Muitas vezes elas são indicativos de anomalias nos processos e / ou problemas diversos que podem envolver desde a seleção do fornecedor até o processamento e armazenamento do produto acabado ou dos insumos usados no processo produtivo. O processo de análise é super importante pois um sistema que apura variações mesmo que de forma perfeita, mas não faz nada para reduzí-las está longe de se prestar como elemento adequado de controle de custos.

Variações de custos devem alocadas aos produtos ou podem ser debitadas ou creditadas diretamente ao resultado?


Tenho visto discussões sobre essa questão. Na realidade o mais importante é que as variações de custos sejam apuradas e analisadas de forma detalhada, conforme já comentado. Entretanto, o melhor tratamento para elas é que sejam consideradas como custo do produto. Em outras palavras os estoques e custos dos produtos vendidos devem refletir essas variações. No entanto quando as variações de custos são muito pequenas, abaixo de 1 ou no máximo 3%,  se as variações forem diretamente registradas como resultado, o efeito passa a ser não material e consequentemente aceitável. No entanto, sempre deve-se levar em conta as normas contábeis vigentes e posicionamento da auditoria externa que deverá aprovar os sistemas contábeis utilizados.

O que ocorre é que muitas empresas querem adotar um pseudo custo standard, e não controlar variações de coisa alguma, e colocar todas as diferenças juntas e ajustá-las contra resultado. Esse é um procedimento inadequado e um sistema assim pode receber qualquer outro nome, menos de Custo Standard.

Na próxima postagem abordarei as variações de custos com materiais, que são em muitas empresas as variações de custos mais significativas.


CONVIDO VOCÊ A SEGUIR ESTE BLOG E RECEBER NOVAS PUBLICAÇÕES E TAMBÉM A CONHECER NOSSAS CONSULTORIAS E PALESTRAS

Para seguir o Blog basta clicar na PARTE SUPERIOR 
Se estiver vendo em celular clique antes na parte de baixo - Versão WEB

Nossas Consultorias no Site ALPHA PREMIUM

Nossas Palestras no Site ALPHA PREMIUM


Deixe um comentário ou crítica ou envie email ou what app

email - arilopes@alphapremiumconsultoria.com.br
what app (11) 97227.7471

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM