SIGAM ESTE BLOG

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Excelência em Operações




Existe um longo caminho para se atingir o nível de excelência operacional.
Mas muitas empresas começam a utilizar ferramentas que requereriam um nível muito mais avançado do que elas possuem. O resultado com certeza costuma ficar muito aquém do esperado.

A figura a seguir é alto explicativa e ilustra o caminho para excelência operacional é longo e ocorre em vários e diferentes níveis.

As empresas costumam acumular deficiências no primeiro degrau DEFININDO PROCESSOS, PESSOAS E PROCEDIMENTOS, e mesmo assim querem implementar ferramentas que estão nos níveis seguintes. As consequências são óbvias e os resultados almejados não são atingidos.



O alinhamento e obtenção de um grau de eficácia aceitas nos três P´s ( processos, pessoas e procedimentos ) poderão requerer algum tempo e dependerão do comprometimento da organização em promover as adequações necessárias.

A nível de pessoas é necessário avaliar a capacitação dos funcionários, o nível da liderança, a descrição das funções, e verificar se existem e são usadas ferramentas como avaliação funcional, job rotation, planos de carreira, ferramentas para admitir e demitir bem, etc.

A nível de processos as empresas costumam pecar muito priorizando uns processos sobre outros. Em muitas empresas se faz qualquer coisa pelo faturamento e ter os processos atropelados ou mal executados são praxe. Também é fundamental avaliar a eficácia na execução dos processos e até considerar a revisão total ou até mesmo eliminação do processo.

Os procedimentos formam o terceiro P onde as empresas costumam pecar por não assegurar que sejam efetivamente cumpridos. Procedimentos precisam ser auditados de forma a assegurar a boa execução. Em vários casos eles não existem de maneira formal, no caso deve-se avaliar a necessidade de formalização e otimização.  

Uma vez definidos razoavelmente os três P´s as empresas estarão em condições para pensar no segundo degrau ASSEGURANDO QUALIDADE nos processos, pessoas e procedimentos.

Abordarei essa parte oportunamente.





Ariovaldo Silva Consultoria e Treinamentos
Contatos - arilopes@alphapremiumconsultoria.com.br

http://saudecompleta.blogspot.com.br/2011/11/os-beneficios-para-saude-do-oleo-de.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loja Virtual de Moda Fitness

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...