SIGAM ESTE BLOG

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Você sabe o que é Controladoria de Negócios?

     SENSACIONAL   -      IMPERDÍVEL 
100 Lições sobre REDUÇÃO DE CUSTOS
                Para os melhores Profissionais 













Ajudem-nos a manter nossos trabalhos de divulgação e apoio sobre as 
melhores práticas em Controladoria


              Adquira o EBOOK            
 PAPO DE CONTROLLER
200 páginas de material riquíssimo 
        Clique  na  figura  abaixo:       


Em primeiro lugar é importante esclarecer que a Controladoria de Negócios não compete com a Controladoria Financeira. Na realidade as duas se complementam.

A maioria das empresas não possuem um profissional com atuação específica em Controladoria de Negócios, nesse caso é importante que o Controller, o Gerente ou Diretor Financeiro acumulem as duas funções que devem funcionar de forma harmônica. Seria algo como ter dois chapéus e quando o executivo estiver usando um dos chapéus, ele realmente deve incorporar a figura do Controlador de Negócios ou do Controlador Financeiro.

Isso é comparável ao músico que toca dois instrumentos atuando numa banda. Assim como na Controladoria, são raros músicos que tocam dois instrumentos com desenvoltura. 
Enquanto a Controladoria Financeira é focada no atendimento das necessidades contábeis, tributárias e financeiras, a Controladoria de Negócios prioriza a busca de eficiência e eficácia com geração de valor das áreas de negócios para investidores, gestores, colaboradores, parceiros e até para a comunidade onde a empresa esteja inserida.

Um olhar para dados acurados e organizados do passado, associados a uma clara visão dos diversos indicadores chave de desempenho obtidos através de um planejamento estratégico ( Longo Prazo ) e Tático ou Operacional ( Curto e Médio Prazos), auxiliarão na execução do presente. Para isso deve-se considerar:
- Programas de Melhorias Contínua e Implementação das Melhores Práticas, suportados por estudos de dados histórico com análises de causas raiz sobre execuções passadas;
- Foco para elementos estratégicos de desempenho por área de negócio como: qualidade das vendas, otimização das margens, redução de custos, controle de gastos, uso otimizado de ativos, minimização do working capital, dentre outros.

Para que tudo isso realmente não passe de um discurso, como ocorre na maioria das empresas onde a maior parte do tempo é direcionado para o dia a dia, e por vezes para apagar incêndios, que ocorrerão tanto mais quanto menor for a qualidade dos processos executados, a Controladoria de Negócios usará ferramentas que juntas formarão um conjunto sistêmico e estruturado que incluirá:

- ERP ( sistema integrado com uso otimizado ). Um banco de dados bem estruturado com informações acessíveis é grande diferencial;
- Gestão de Custos, Despesas e Ativos focados em melhoria contínua, qualidade (forma) e agilidade (tempo) das informações;
- Reuniões programadas e estruturadas com abordagem sistematizada e avaliação dos diversos indicadores obtidos através de Managerial Controlling Accounting Package (Pacote de Informações para Controle e Planejamento);
- Sistema de Rolling Forecast ( Previsões Rotativas ) com projeção detalhada e replanejamento mensal para período mínimo de 12 meses ( 18 a 24 meses - ideal);
- Sistema de Simulações de diferentes cenários. O Controller de Negócios ao apresentar projeções devem sempre ter avaliado pelo menos 3 cenários. Um realista, outro pessimista e um outro otimista;
- Controle e Gestão de Projetos - Controladorias de Negócios estão à frente de estudos especiais, projetos estratégicos e análises que não fazem parte do sistema contínuo de informações. Inclui-se aqui, estudos que envolvem descontinuidade de alguma situação. Exemplo: mudança de uma fábrica, compra de uma empresa  ou marca, descontinuidade de uma linha de produtos menos rentável, etc.

Enquanto a Controladoria Financeira foca o registro correto com atendimento da infinidade de requisitos tributários, contábeis e operacionais do TOP LINE - Receitas,  a Controladoria de Negócio foca a qualidade das vendas que é refletida pelas margens geradas por cliente, por linha de produtos, por região de vendas, por segmentos de negócios e por vezes até na satisfação e nível de serviço aos clientes.

Em outros diversos componentes do P&L ( ou DRE ) e elementos da situação patrimonial ( contas de balanço ) da empresa também existem diferenças marcantes entre a atuação controladoria de negócios e a controladoria financeira. Isso costumo abordar nas Palestras, Cursos e Seminários sobre o tema.
Incrível que olhando a literatura e até ementas de cursos de vários níveis incluindo MBA´s de escolas renomadas vejo um "palavrório" que me parece mais uma "filosofia da controladoria" do que efetivamente algo que reflita o dia a dia e  necessidades da Controladoria de Negócios das melhores empresas.

Contatos: arilopes@apremiumconsultoria.com.br
Muitas postagens sobre controladoria em:
A Alpha Premium estará oferecendo um seminário sobre Controladoria de Negócios 


A Alpha Premium estará oferecendo um seminário sobre Controladoria de Negocios

SEMINÁRIO CONTROLADORIA DE NEGÓCIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loja Virtual de Moda Fitness

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...