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sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Escritórios de contabilidade. É preciso inovar.


Escritórios de contabilidade em sua maioria proveem um serviço básico e sem inovação. Felizmente tenho influenciado alguns a oferecerem alguns serviços diferentes a seus clientes.

Um desses serviços trata-se de dar uma roupagem mais gerencial aos demonstrativos de resultado, balanço e outros demonstrativos, o que inclui efetuar algumas análises verticais e horizontais dos números reportados.

Também é recomendável um monitoramento e foco sobre alguns indicadores como giro dos estoques, do contas a pagar, do contas a receber, e também de um indicador que combina esses três anteriores que é o capital de giro ou "working capital".

Uma inovação no atendimento aos clientes é a designação de Key Accounts, ou seja o cliente passa a ter um gerente de sua conta que receberá, encaminhará e acompanhará a maioria das solicitações e questões dos clientes. Como cliente de escritórios de contabilidade, considero uma das maiores dificuldades e ter que falar com 10 pessoas diferentes dependendo do assunto, sendo que raramente acerto na pessoa devida quando mando uma mensagem. Tudo bem que tenham pessoas diferentes para deferentes serviços, mas a figura do Key Account ajudaria muito.

Avançar na área de gestão, preparação de análises gerenciais, efetuar análises dos níveis dos estoques e muitas outras atividades podem ser providas pelos escritórios de contabilidade.

Após ter um mês encerrado, algumas analises e comparações poderiam ser geradas automaticamente, que tal comparar os resultados do mês e do acumulado com o mesmo período do ano anterior? E também que tal avaliar a evolução das diversas despesas ao longo do ano? Por exemplo: uma conta de luz que todo mês fica por volta de 100 reais, se saltar de repente para 300 reais, normalmente um escritório de contabilidade nunca percebe. Imagine se o seu escritório de contabilidade lhe enviar uma pequena análise de seus reportes contábeis, ainda que simples e com poucas linhas isso não surpreenderia o seu cliente?


Na área tributária o desenvolvimento de estudos, sem o cliente pedir, para avaliar o regime tributário e se for vantagem para o cliente, propor mudança no regime tributário ( lucro presumido, microempresa ou lucro real ).

Escritórios de contabilidade cobram  pouco mas prestam pouco serviço adicional aos serviços básicos contábeis e ao atendimento das obrigações fiscais e trabalhistas. A boa notícia é que há um campo enorme a ser explorado e há muito em que  inovar.

Na apresentação dos relatórios financeiros algumas definições constantes nas normas contábeis ainda não chegaram nos demonstrativos contábeis. Uma delas diz respeito a demonstração do EBITDA. A maioria dos escritórios continuam apresentando o velho demonstrativo de resultado e se quisermos saber o EBITDA temos que calcular por fora.

Escritórios de contabilidade  - se quiserem trocar uma ideia e quem sabe pensarmos juntos em alternativas para inovar nos seus negócios façam um contato  arilopes@folha,com.br


Um comentário:

  1. Parabéns Professor Ari Lopes, se existem mais pessoas como a Vossa Excelência, o nosso Brasil, os Administradores e os Consultores e Igualmente os Contadores seria outro. Mais uma vez meus Parabéns.

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