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segunda-feira, 20 de junho de 2016

Decisão permite divisão de empresas para redução de carga tributária


Em decisão da nova composição do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) se tem o parecer de que é lícito planejamento tributário que separa atividades de uma empresa em duas pessoas jurídicas distintas com o objetivo de reduzir a carga tributária. Esse é um posicionamento muito importante para as empresas, podendo gerar consideráveis economias tributárias. Na prática, a empresa poderá a partir de agora segregar sua atividade em mais de uma empresa com o intuito de diminuir a carga tributária incidente em toda operação.

Segundo o advogado tributário, Fabio Delgado, da DFLaw Advogados, a notícia é bastante positiva. “Com o desmembramento da atividade em duas ou mais empresas e a consequente segregação das receitas, o empresário poderá reduzir a complexidade da administração de uma empresa pelo lucro real, e passar a ter duas ou mais optantes pelo Simples Nacional, por exemplo”.

Ele explica que, como as empresas do Simples não recolhem o INSS patronal, calculado geralmente sobre a folha de salários pela alíquota de 20%, obterão a diminuição imediata da contribuição previdenciária, além da diminuição da alíquota dos demais tributos incidentes, “Isso sem contar em toda a simplificação na administração da empresa, que gerará grande economia”, complementa.

Contudo, o entendimento manifestado pelo CARF não se aplica automaticamente a todas as empresas, mas sinaliza segurança na realização do planejamento organizacional e operacional das empresas. Com isso, na prática, a decisão do CARF esclarece que o desmembramento de uma empresa em duas ou mais visando a racionalização das operações não é ato simulado, sendo assim lícito e não gerando riscos ao empresário.
Contudo, Fábio Delgado alerta para a necessidade de se tomar essa decisão de forma planejada, seguindo todas os procedimentos legais. “Desde que a empresa adote todos os cuidados para externar que a segregação da atividade em duas ou mais empresas visa simplificar a operação, tendo como efeito reflexo a economia tributária, a mesma poderá adotar a prática com segurança”.

Para saber se uma empresa poderá se beneficiar ou não desse benefício, o ideal é a procura de um escritório de advocacia especializado, que poderá elaborar todas as análises que possibilitarão uma decisão assertiva e sem riscos. Com certeza, essa se torna mais uma importante ferramenta de planejamento tributário para as empresas.
DSOP Educação Financeira

Avenida Paulista, 726 - cj. 1205 - 12º andar - Bela Vista/SP. Telefone: (11) 3177-7800


Produtividade e vendas em tempos de crise

Criar ambientes de varejo que provoquem aumento nas vendas por meio da experiência de compra e do retail design será um dos assuntos tratados pelo editor do site Falando de Varejo, Caio Camargo, no Congresso Brasileiro do Varejo. O ciclo de palestras ocorre em paralelo à Feira Brasileira do Varejo 2016, a Febravar, entre os dias 6 e 8 de julho, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul. Camargo possui um dos mais importantes canais sobre varejo na internet, com mais de 100 mil visualizações por mês e dará dicas conceituais sobre layout de lojas, nichos de mercados e novas oportunidades. Além disso, vai provocar na plateia reflexões sobre produtividade e venda em tempos de crise. As inscrições podem ser feitas no site www.febravar.com.br até o dia 4 de julho, com o valor de 40 reais para associados ao Sindilojas Porto Alegre e de 90 reais para não associados. Estudantes e idosos (acima de 60 anos) têm 50% de desconto (não cumulativo) na inscrição.

A Febravar

A Feira Brasileira do Varejo, realizada pelo Sindilojas Porto Alegre, chega esse ano a sua 4ª edição. Consolidada como um dos principais eventos sobre varejo no País, a Febravar reúne em um único ambiente fornecedores e lojistas, proporcionando a interação e a formação de novos negócios e parcerias. Além disso, em paralelo à exposição, acontece o Congresso Brasileiro do Varejo, que aborda temas de importância para os lojistas, agregando conhecimentos e novas experiências aos empresários do setor.

Fonte: http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,846538,Produtividade_e_vendas_em_tempos_de_crise,846538,4.htm

Cinco ferramentas para impulsionar os seus negócios na crise


São Paulo, junho de 2016 - Com a crise, os pedidos de falência estão cada vez mais altos. Apenas de janeiro a março de 2016, o número cresceu 31,6% em relação ao ano passado. Com este cenário, a procura por softwares corporativos é uma das saídas para garantir a gestão qualitativa da empresa.
"Ferramentas de gestão ajudam a aperfeiçoar a qualidade dos processos em toda a cadeia de valor da organização. Os softwares fornecem a criação de estratégias e monitoramento de todos os departamentos na hora de implantar um novo plano de crescimento. Dessa forma, os empreendedores podem ficar mais focados nos resultados que essa gestão pode trazer", revela Cecília Queiroz, diretora da Acttive.
Abaixo, a executiva traz cinco módulos de gestão para fortalecer a empresa e melhorar a execução de tarefas cotidianas:

1. Gestão de riscos - Uma boa gestão deve saber identificar os riscos que cada decisão pode acarretar. Para isso, uma ferramenta focada nos riscos consegue analisar os diferentes cenários de ameaças ao planejamento traçado dentro da organização. Na hora de procurar por uma ferramenta de Gestão de Riscos, o executivo deve se atentar se a empresa atende as regras das normas ISO 31.000 e PMBO-K;

2. Gestão dos documentos e da qualidade - Com a ferramenta focada na gestão das informações, a organização consegue documentar e reter dados relevantes da empresa. O software com este foco possui Fluxo de Aprovação e Integridade dos ativos corporativos, que abrangem estratégias e processos das empresas. O módulo, por ser, paperless, reduz custos na conta final da corporação por prezar pela sustentabilidade, já que retira a necessidade de papel em documentos e registros;

3. Gestão de registros - A arquivologia é extremamente importante para o controle eficiente do ciclo de vida de todos os registros vinculados aos documentos, formulários, protocolos, etc. Esse tipo de ferramenta auxilia na gestão de qualquer formato de registro (digital ou digitalizado), trabalhando junto ao secretário executivo na gestão do conjunto de dados valiosos da empresa;

4. Gestão da auditoria - Ter uma solução para garantir a gestão dos processos de auditoria interna é essencial, pois facilita e automatiza as ações internas das organizações, além de averiguar se os andamentos estão de acordo com o planejamento estabelecido. A ferramenta integra áreas distintas e unifica relatórios, o que permite ao gestor um acompanhamento assertivo;

5. Gestão de Ocorrências - Uma ferramenta que possua a visão das ocorrências pode agregar valor na hora de tomar decisões, diagnosticar pontos de não conformidade dentro das empresas e, ainda, implementar ações para solucionar esses pontos que não estão de acordo ou que interferem no andamento dos negócios como um todo. Um módulo capaz de gerir os registros de ocorrência e obter relatórios detalhados de desempenho oferecem mais subsídios para o entendimento detalhado de cada processo.
Sobre a Acttive

A Acttive é uma empresa de tecnologia que nasceu inicialmente como braço fornecedor de software para o grupo Multidata, em 1998. Com tecnologia e desenvolvimento 100% nacionais, o software conquistou rapidamente o mercado graças às suas funcionalidades que possibilitam o aumento do controle, o alinhamento estratégico de todas as áreas, a análise e o monitoramento de processos e ações internos. Hoje, a empresa conta com sede em Goiânia e um escritório em São Paulo, com o objetivo de se tornar o principal player do segmento de softwares para gestão da qualidade e de processos.


Para saber mais sobre a Acttive, acesse www.acttive.com.br ou o blog www.acttive.com.br\blog.

Fonte: http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,846600,Cinco_ferramentas_para_impulsionar_os_seus_negocios_na_crise,846600,4.htm

Para Consultorias e Palestras enviem um email  arilopes@folha.com.br

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Estilos de comando. O "Chefe" ou o "Líder"


PALESTRAS com o Professor Ari -  

Contrate a Palestra:Preparando Líderes para obter comprometimento dos funcionários e para entregarem resultados através de posturas corretas.
( uma palestra destruidora dos comportamentos negativos.  

Contato: arilopes@folha.com.br

 

 

Estilos de comando / Liderança e competência ou medo e obediência



A motivação dos colaboradores está altamente relacionada à capacidade de envolvimento e comando do líder. Existem basicamente dois tipos de comando:

- o primeiro é baseado no medo e obediência e dificilmente consegue motivar e obter comprometimento dos funcionários. O comando baseado na autoridade frequentemente lança mão de instrumentos como medo e intimidação. Infelizmente esse estilo de comando ainda impera. Chefes autoritários estão mais preocupados em se manterem nos seus postos do que em buscarem vôos mais altos. Uma avaliação eficiente dificilmente qualificaria esses profissionais para os cargos que ocupam. Esse tipo de chefe nunca forma sucessores, além disso, frequentemente procuram inibir iniciativas que mostrariam a eficiência dos seus comandados.

- o segundo estilo de comando é baseado liderança e competência, quando ocorre tende a proporcionar melhores ambientes e resultados em suas áreas. O comando baseado em liderança requer um ambiente de respeito, admiração e competência.

Um estilo de comando baseado na liderança e voltado ao desenvolvimento de seus funcionários é elemento chave para o sucesso das equipes de trabalho. Para o funcionário a empresa ideal é aquela onde uma saída de um gerente pode ser reposta mediante uma serie de promoções internas, resultando assim, na admissão de um estagiário ou auxiliar do menor nível, possibilitando uma ampla mobilidade na estrutura hierárquica da empresa.

Esse estilo de comando deve estar associado à meritocracia, que corresponde a propiciar um ambiente favorável para que o único fator determinante do progresso dos funcionários seja a competência e esforço próprio.

Empresas que vão buscar no mercado a maioria de seus gerentes e diretores, demonstram incapacidade para aproveitamento dos potenciais existentes, ou estruturas despreparadas que não formam sucessores. O ideal seria que pelos menos uma parcela dos gestores da empresa fossem desenvolvidos internamente, desta forma estilos de comando poderiam ser melhor monitorados e trabalhados.


 

quarta-feira, 8 de junho de 2016

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