Existe um longo caminho para se atingir o nível de excelência operacional.
Muitas empresas começam a utilizar ferramentas que requereriam um nível muito mais avançado do que elas possuem, fazendo com que os resultados alcançados fiquem aquém do esperado.
Excelência em Operações. Definindo Pessoas, Processos e Processamentos
A figura em destaque é alto explicativa e ilustra que o caminho para excelência operacional é longo e ocorre em vários e diferentes níveis.
As empresas costumam acumular deficiências no primeiro degrau DEFININDO PROCESSOS, PESSOAS E PROCEDIMENTOS, e mesmo assim querem implementar ferramentas que estão nos níveis seguintes. As consequências são óbvias e os resultados almejados não são atingidos ou são atingidos apenas parcialmente.
O alinhamento e obtenção de um grau de eficácia / eficácia nos três P´s ( Processos, Pessoas e Procedimentos ) poderão requerer tempo e dependerão do comprometimento e da aplicação das técnicas devidas na organização.
PESSOAS
A nível de PESSOAS é necessário avaliar a capacitação dos funcionários, o nível da liderança e a descrição detalhada das funções.
Também deve-se verificar se existem e são usadas ferramentas como:
- avaliação funcional pelo menos anual;
- job rotation;
- planos de carreira;
- medição de clima interno, etc.
Admitir bem e demitir cirurgicamente são também elementos importantes.
Desenvolver talentos, prover feed backs, plano de metas, incentivos sobre resultados são fatores que devem ser trabalhados.
Ter pessoas atuando num regime de melhoria contínua, em aperfeiçoamento de processos e focadas em produtividade sempre ajuda.
PROCESSOS
A nível de processos algumas empresas costumam errar priorizando uns processos sobre outros. Não raro, se faz qualquer coisa pelo faturamento e ter os processos atropelados ou mal executados são práticas comuns em muitas empresas.
Também é fundamental avaliar a eficácia na execução dos processos e até considerar a revisão total ou até mesmo eliminação do processo. Isso requer conhecimento, técnica e por vezes o ideal é buscar boas consultorias.
Medições frequentes da eficácia e eficiência na execução dos processos e Controle sistemático da Produtividade são altamente recomendáveis.
PROCEDIMENTOS
Empresas frequentemente erram por não controlar, não auditar nem avaliar se os procedimentos estão sendo bem executados.
Procedimentos precisam ser monitorados de forma a assegurar a boa execução.
Quando procedimentos não existem de maneira formal mas são necessários deve-se providenciar a formalização dos mesmos, bem como manter constante avaliação para que ocorra otimização dos mesmos.
Uma vez assegurados razoavelmente esses três P´s, as empresas estarão em condições de busca do segundo degrau, ASSEGURANDO QUALIDADE nos processos, pessoas e procedimentos.
Abordarei essa parte oportunamente.
Ariovaldo Silva Consultoria e Treinamentos
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