Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

quinta-feira, 28 de julho de 2022

OGSAM - UMA METODOLOGIA PARA SE PREPARAR UM PLANO DE NEGOCIOS


OGSAM é uma metodologia muito interessante para se preparar o Plano Estratégico e o Plano de Negócios das organizações

Tive contato e treinamento com essa abordagem que é muito pouco difundida, mas usada em grandes empresas.


Assim como a análise SWOT o OGSAM é um acróstico , ou seja, cada letra corresponde a uma palavra em inglês.

O OGSAM ajuda na organização do Plano de negócios ao estabelecer uma sequência de passos a serem seguidos.

O OGSAM pode ser usado conjuntamente com a análise SWOT proporcionando um bom conjunto de informações relevantes.

A qualidade do Plano de Negócios depende do conteúdo e não existe SWOT ou OGSAM de torne bom um Plano de Negócios mal elaborado.

Vale lembrar que muitos Planos de Negócios pecam pelo excesso de informações e falta de foco e incapacidade de síntese do responsável pelo Plano.

Mas vamos ao que interessa, o que é o OGSAM?

Simplesmente um acróstico onde cada letra aponta para um elemento do Plano de Negócio:
 

O - Organization, 

ou a primeira parte do Plano de Negócios onde são explicitados os dados da organização sobre a qual se constroi o Plano. Nessa parte se inclui tudo que diga respeito à infraestrutura, quadro de colaboradores, unidades, produtos, mercados e todos os dados importantes relativos à organização.

G - Goals, 

ou a segunda parte do Plano onde se definem as metas. As metas devem ser mencionadas de forma comparativa com a situação passada e atual;

S - Strategies, 

parte do Plano onde são colocadas de forma muito ordenada as estratégias que são propóstas para se atingirem as metas;

A - Actions, 

nessa etapa detalhamos as ações que serão consideradas para se alcançarem as estratégias. As estratégias são mais gerais, já as ações são detalhadas;

M- Matrix, 

nessa parte são detalhadas as matrizes com dados quantitativos diversos, incluindo quadros com desenvolvimentos numéricos em geral, gráficos, índices, etc...


O OGSAM não limita nada e pode ser usado em combinação com outras abordagens, como a análise SWOT. A ordem pode ser diferente e dados da parte MATRIX podem estar distribuidos ao longo das diversas partes do plano.


Guardem e divulguem esse nome pois é uma abordagem bastante interessante e pouco explorada em cursos e escolas, todavia de conhecimento, domínio e uso das grandes organizações internacionais.

3 comentários:

  1. Ari, gostei do seu blog, e vou prestigiar.
    Já que gostas de escrever, pergunto se conheces o Administradores.com.br. É também um ótimo site para se divulgar textos e ampliar network.
    Saudações, Eduardo Buys
    - ah, cheguei aquí através do diHITT

    ResponderExcluir
  2. Ari, achei essa metodologia muito interessante. É simples, de fácil entendimento e execução. Uma ótima opção para se elaborar um plano de negócios eficiente.

    A propósito, parabens pelo seu blog. Tive acesso a ele através da Comunidade Gestão Estratégica de Custos, onde você sempre contribui com informações relevantes.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Publicarei nesta Quinta-Feira. um post que considero polêmico: PAI RICO, PAI POBRE - QUEBRAM AS BOLSAS MUNDIAIS. Gostaria de contar com o prestígio do seu comentário sobre este post em nosso Blog.

    ResponderExcluir

VEJAM TAMBÉM