OGSAM é uma metodologia muito interessante para se preparar o Plano Estratégico e o Plano de Negócios das organizações
Tive contato e treinamento com essa abordagem que é muito pouco difundida, mas usada em grandes empresas.
Assim como a análise SWOT o OGSAM é um acróstico , ou seja, cada letra corresponde a uma palavra em inglês.
O OGSAM ajuda na organização do Plano de negócios ao estabelecer uma sequência de passos a serem seguidos.
O OGSAM pode ser usado conjuntamente com a análise SWOT proporcionando um bom conjunto de informações relevantes.
A qualidade do Plano de Negócios depende do conteúdo e não existe SWOT ou OGSAM de torne bom um Plano de Negócios mal elaborado.
Vale lembrar que muitos Planos de Negócios pecam pelo excesso de informações e falta de foco e incapacidade de síntese do responsável pelo Plano.
Mas vamos ao que interessa, o que é o OGSAM?
Simplesmente um acróstico onde cada letra aponta para um elemento do Plano de Negócio:
O - Organization,
ou a primeira parte do Plano de Negócios onde são explicitados os dados da organização sobre a qual se constroi o Plano. Nessa parte se inclui tudo que diga respeito à infraestrutura, quadro de colaboradores, unidades, produtos, mercados e todos os dados importantes relativos à organização.
G - Goals,
ou a segunda parte do Plano onde se definem as metas. As metas devem ser mencionadas de forma comparativa com a situação passada e atual;
S - Strategies,
parte do Plano onde são colocadas de forma muito ordenada as estratégias que são propóstas para se atingirem as metas;
A - Actions,
nessa etapa detalhamos as ações que serão consideradas para se alcançarem as estratégias. As estratégias são mais gerais, já as ações são detalhadas;
M- Matrix,
nessa parte são detalhadas as matrizes com dados quantitativos diversos, incluindo quadros com desenvolvimentos numéricos em geral, gráficos, índices, etc...
O OGSAM não limita nada e pode ser usado em combinação com outras abordagens, como a análise SWOT. A ordem pode ser diferente e dados da parte MATRIX podem estar distribuidos ao longo das diversas partes do plano.
Guardem e divulguem esse nome pois é uma abordagem bastante interessante e pouco explorada em cursos e escolas, todavia de conhecimento, domínio e uso das grandes organizações internacionais.
Ari, gostei do seu blog, e vou prestigiar.
ResponderExcluirJá que gostas de escrever, pergunto se conheces o Administradores.com.br. É também um ótimo site para se divulgar textos e ampliar network.
Saudações, Eduardo Buys
- ah, cheguei aquí através do diHITT
Ari, achei essa metodologia muito interessante. É simples, de fácil entendimento e execução. Uma ótima opção para se elaborar um plano de negócios eficiente.
ResponderExcluirA propósito, parabens pelo seu blog. Tive acesso a ele através da Comunidade Gestão Estratégica de Custos, onde você sempre contribui com informações relevantes.
Olá! Publicarei nesta Quinta-Feira. um post que considero polêmico: PAI RICO, PAI POBRE - QUEBRAM AS BOLSAS MUNDIAIS. Gostaria de contar com o prestígio do seu comentário sobre este post em nosso Blog.
ResponderExcluir