SIGAM ESTE BLOG

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

OGSAM - Metodologia para se preparar um plano de negócios

OGSAM é uma metodologia muito interessante para se preparar o Plano Estratégico e o Plano de Negócios das organizações

Tive contato e treinamento com essa abordagem que é muito pouco difundida, mas usada em grandes empresas.


Assim como a análise SWOT o OGSAM é um acróstico , ou seja, cada letra corresponde a uma palavra em inglês.

O OGSAM ajuda na organização do Plano de negócios ao estabelecer uma sequência de passos a serem seguidos.

O OGSAM pode ser usado conjuntamente com a análise SWOT proporcionando um bom conjunto de informações relevantes.

A qualidade do Plano de Negócios depende do conteúdo e não existe SWOT ou OGSAM de torne bom um Plano de Negócios mal elaborado.

Vale lembrar que muitos Planos de Negocios pecam pelo excesso de informações e falta de foco e incapacidade de síntese do responsável pelo Plano.

Mas vamos ao que interessa, o que é o OGSAM? 

Simplesmente um acróstico onde cada letra aponta para um elemento do Plano de Negócio:

 


O Organization, ou a primeira parte do Plano de Negócios onde são explicitados os dados da organização sobre a qual se constroi o Plano. Nessa parte se inclui tudo que diga respeito à estrutura, quadro de colaboradores, unidades, produtos, mercados e todos os dados importantes relativos à organização.

G Goals, ou a segunda parte do Plano onde se definem as metas. As metas devem ser mencionadas de forma comparativa com a situação passada e atual;

S - Strategies, parte do Plano onde são colocadas de forma muito ordenada as estratégias que são propostas para se atingirem as metas. Para a definição das estratégias recomenda-se que prepare uma análise SWOT detalhada. Definição de missão, valores também são elementos importantes para a construção das estratégias;

A - Actions, nessa etapa detalhamos as ações que serão consideradas para se alcançarem as estratégias. As estratégias são mais gerais, já as ações são detalhadas. Associadas às ações temos os KPI´s ou indicadores. Uma ferramenta como o BSC ( Balanced Score Card ) é uma excelente forma monitorar as metas estratégicas e os diversos KPI´s que a empresa irá escolher;

MMatrix, nessa parte são detalhadas as matrizes com dados quantitativos diversos, incluindo quadros com desenvolvimentos numéricos em geral, gráficos, índices, etc. Os KPI´s entram nesta parte.


O OGSAM não limita nada e pode ser usado em combinação com outras abordagens, como a análise SWOT. A ordem pode ser diferente e dados da parte MATRIX podem estar distribuídos ao longo das diversas partes do plano.


Guardem e divulguem esse nome pois é uma abordagem bastante interessante e pouco explorada em cursos e escolas, todavia de conhecimento, domínio e uso das grandes organizações internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loja Virtual de Moda Fitness

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...