SIGAM ESTE BLOG

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

A diferença entre a Gestão Estratégica Vs. Planejamento Estratégico



Palestras e Treinamentos com o Palestrante e Consultor Ari Lopes

  • Palestra Ética Empresarial
  • Palestra para Vendas e Marketing
  • Gestão e Liderança com Ética
  • Capacitação de Analistas Financeiros e de Negócios
  • Melhores Práticas em Vendas
  • Preparando líderes
  • Desenvolvendo Estratégias com SWOT Analysis
  • Organizações de Alta Performance
  • Gestão em tempos de crise
  • Controladoria de Negócios



Fonte E How Money


A diferença entre a Gestão Estratégica Vs. Planejamento Estratégico








Nos negócios, a gestão estratégica e o planejamento estratégico são muitas vezes usados ​​como sinônimos, no entanto há diferenças importantes. Os gerentes e outros líderes empresariais precisam entender as diferenças entre os dois conceitos. A fim de compreender a importância da gestão estratégica em relação ao planejamento estratégico destacam-se os textos abaixo:







  1. O que é Gestão Estratégica?

    • A gestão estratégica é a arte ou ciência de desenvolver iniciativas no sentido de criar o sucesso de um negócio. Objetivos da gestão estratégica podem incluir aumento dos lucros, desenvolver as competências essenciais, para a criação de vantagem competitiva e muitas outras metas. A gestão estratégica é geralmente realizada ao mais alto nível pelos gestores da empresa.

    O que é Planejamento Estratégico?

    • O planejamento estratégico é uma tentativa de formalizar a gestão estratégica. O planejamento estratégico é realizado por planejadores, ao invés de ser executado pela direção da empresa. Um plano é desenvolvido para assegurar a estratégia da empresa e todas as opções estratégicas devem, então, se encaixar nesse plano.

    Diferenças

    • A diferença entre gestão estratégica e planejamento estratégico  reside no papel dos gestores e no grau de flexibilidade. Gestão estratégica dá um controle considerável para os gestores, ao passo que o planejamento estratégico reduz seu controle, submetendo-os aos planos. Como resultado, as empresas que se utilizam do planejamento estratégico tem menos flexibilidade, ou seja ficam menos na mãos dos dirigentes.
       

    Importância da Gestão Estratégica

    • A gestão estratégica é amplamente considerada como sendo mais importante para o sucesso de uma empresa do que o planejamento estratégico. Isso ocorre porque o planejamento estratégico cria rigidez. As empresas têm de ser capazes de reagir às alterações do ambiente. Portanto, é extremamente importante para as empresas concentrarem-se na gestão estratégica, em vez do planejamento estratégico.






Para Consultorias e Palestras enviem um email  arilopes@folha.com.br

ALPHA PREMIUM CONSULTORIA E TREINAMENTOS



Contatos - alphapremium@alphapremiumconsultoria.com.br


Meu comentário:  Acredito fortemente que o equilíbrio entre as duas coisas é necessário. E quando as empresas praticam uma boa gestão estratégica integrada com o planejamento estratégico, os resultados tendem a ser otimizados. Importante também lembrar que de nada valem os dois conceitos se no curto prazo o plano operacional não for executado com eficácia e eficiência, e para isso entra uma peça fundamental, que é o papel desempenhado pela área operacional que inclui chão de fábrica, áreas financeira, comercial e outras. Apenas um time comprometido envolvendo varios níveis é que pode assegurar o sucesso das empresas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loja Virtual de Moda Fitness

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...