Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

sábado, 22 de agosto de 2009

Wal-Mart acusado de abuso de poder econômico no Chile

As práticas comerciais adotadas pelas grandes redes de supermercados são conhecidas pelos fornecedores. Os contratos das redes estabelecem o pagamento de verbas de aniversário, de inauguração de novas unidades, de introdução de novos produtos e mais uma amplo e criativo conjunto de obrigações que têm como maior objetivo buscar dos fornecedores verbas promocionais cada vez maiores.

Por outro lado os contratos com as redes, normalmente prevêem multas para pedidos não atendidos ou atrasos nas entregas e requerem atendimentos de regras para efetuar entregar que inclui agendamentos em data e hora marcados e muitos outras obrigações definidas por contrato.

Como regra básica para a elaboração de um contrato deveria ocorrer um equilíbrio entre direitos e obrigações normalmente entre duas partes, no entanto quando se trata de grandes redes o poder de negociação da maioria dos fornecedores é limitada, por isso frequentemente as redes acabam impondo os seus contratos que previlegiam os seus interesses. No Brasil e em muitos países, apesar de altamente questionáveis, as práticas contratuais das grandes redes são normalmente aceitas e o mercado acaba convivendo com isso.

No Chile, o mercado das redes é dominado por redes locais e nesse contexto Wal-Mart, que entrou recentemente no mercado chileno, tenta ganhar espaço e conquistar o mesmo peso que tem em outros países, onde esse grupo chega a liderar o setor. No entanto as práticas contratuais do Wal-Mart estão sendo questionadas no Chile. Todavia não sabemos até que ponto esse questionamento é fruto de um mercado mais equilibrado e regulado, ou se o questionamento não passa de resultado do lobby efetuado pelo mercado local, que busca de todas as formas se proteger contra o avanço do gigante estrangeiro.

Acreditamos que as grandes cadeias do Chile que também são gigantescas e super concentradas, também acabam impondo condições comerciais desiquilibradas e unilaterais. Assím o questionamento sofrido por Wal Mart pode estar altamente influenciada por interesses dos empresários locais. Se for isso, nessa guerra onde não existem santos e demônios, ou culpados e inocentes espera-se que como subproduto, o consumidor passe a ser mais respeitado e que possa obter melhores preços.

Vejam link da notícia onde Wal-Mart acusado de abuso de poder econômico no Chile:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM