Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

terça-feira, 19 de março de 2024

Entendendo o Rolling Forecast e a Metodologia Oliver Right

 


Entendendo o Rolling Forecast e a Metodologia Oliver Right

Fonte da Figura: https://ascention.com/rolling-forecasts/

Na era atual dos negócios, onde a volatilidade e a incerteza são constantes, as empresas buscam constantemente maneiras de se adaptar e responder rapidamente às mudanças do mercado. Uma das ferramentas eficazes para isso é o Rolling Forecast, uma abordagem dinâmica de planejamento financeiro que oferece flexibilidade e agilidade para as organizações.

      

              Mentoria e Consultoria para C-level e Empresários


O que é um Rolling Forecast?

O Rolling Forecast, ou previsão contínua, é uma técnica de planejamento financeiro que difere do método tradicional de orçamento anual fixo. Enquanto o orçamento anual é estático e geralmente cobre um período de um ano fiscal, o Rolling Forecast é contínuo e atualizado regularmente para incluir períodos futuros, normalmente de 12 a 18 meses à frente.

Essa abordagem permite que as empresas adaptem suas projeções financeiras com base em informações recentes e mudanças no ambiente de negócios, tornando-as mais ágeis na tomada de decisões. Em vez de esperar até o final do ano para revisar e ajustar o orçamento, o Rolling Forecast permite ajustes contínuos ao longo do período planejado, levando em consideração novas tendências, oportunidades e desafios.

Metodologia Oliver Right e o Rolling Forecast de Longo Prazo

A metodologia Oliver Right, desenvolvida pelo renomado especialista em gestão financeira, enfatiza a importância de um Rolling Forecast estruturado para fornecer uma visão de longo prazo e sustentável para as empresas. Enquanto muitas organizações se concentram em previsões de curto prazo, a metodologia Oliver Right incentiva um horizonte de planejamento mais amplo, muitas vezes superior a um ano.

A chave para a metodologia Oliver Right é a integração do Rolling Forecast com a estratégia de longo prazo da empresa. Isso envolve não apenas prever as operações financeiras futuras, mas também alinhá-las com os objetivos estratégicos e as metas de crescimento da empresa. Ao adotar uma abordagem holística que combina visão estratégica com previsão financeira, as empresas podem tomar decisões mais informadas e sustentáveis a longo prazo.

Benefícios do Rolling Forecast e da Metodologia Oliver Right:

  1. Agilidade e Flexibilidade: O Rolling Forecast permite ajustes contínuos com base em mudanças no ambiente de negócios, tornando as empresas mais ágeis na resposta a novas oportunidades e desafios.

  2. Visão de Longo Prazo: A integração do Rolling Forecast com a metodologia Oliver Right oferece uma visão de longo prazo que ajuda as empresas a se prepararem para o futuro e a alinharem suas operações com seus objetivos estratégicos.

  3. Tomada de Decisão Informada: Com previsões financeiras atualizadas e alinhadas com a estratégia da empresa, os líderes podem tomar decisões mais informadas e sustentáveis que impulsionem o crescimento e a rentabilidade a longo prazo.

  4. Gestão de Riscos: Ao monitorar continuamente as projeções financeiras e identificar tendências emergentes, as empresas podem mitigar riscos e tomar medidas proativas para garantir a estabilidade financeira.

Em suma, o Rolling Forecast e a metodologia Oliver Right representam uma abordagem moderna e proativa para o planejamento financeiro, capacitando as empresas a se adaptarem e prosperarem em um ambiente de negócios em constante mudança. Ao adotar essa abordagem, as empresas podem não apenas sobreviver, mas também prosperar em meio à incerteza, aproveitando oportunidades e construindo um futuro sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM