M&A ( Merges e Aquisições ) de empresas. Quando 2+2 =5
Existe um imenso mercado de compras e vendas de empresas.
Muitos são os
envolvidos numa grande cadeia que vai desde efetuar, estudos, análises,
preparação da empresa para agregar valor aos produtos, a um segmento, marca ou
totalidade da empresa vendida.
Isso também envolve atividades de auditorias,
análises de advogados especializados, estudos econômicos e contábeis, e uma
serie de trabalhos para dar suporte às negociações e consolidações de negócios
entre as integrações.
Após os negócios serem efetuados o trabalho das equipes de suporte continuam
necessários e atividades voltadas aos ajustes legais, integrações e redesenho
dos processos das empresas adquiridas e compradoras requerem a organização na
forma de um projeto, onde passo a passo tudo deve ser planejado e executado,
sempre visando a otimização dos pressupostos que suportaram a compra da
empresa.
Grandes corporações nacionais e internacionais adotam agressiva política
de aquisições para alegria do mercado de serviços demandados pelas empresas que
compram e vendem empresas.
Pequenas e médias e até microempresas também são objeto de
negociações nesse amplo mercado, e guardadas as proporções trabalhos de suporte
também são requeridos.
No entanto, esse é um mercado complexo onde aqueles que atuam precisam conhecer
muito bem as particularidades envolvidas.
Do lado do vendedor, uma análise criteriosa deve ser efetuada visando agregar o
máximo de valor à parte ou toda empresa a ser vendida.
Já do lado do comprador,
é preciso:
- Avaliar muito bem os dados passados, que normalmente juntamente com outros
dados irão compor um data room criteriosamente
preparado com as mais diversas informações sobre a empresa que está sendo
oferecida.
- Verificar a situação presente da empresa que será como uma fotografia que os
vendedores tirarão da empresa para impressionar o melhor possível aos potenciais compradores. Mas
como todos sabem, as pessoas costumam se maquiar antes de tirar fotografias.
Da
mesma forma, empresas que estão sendo vendidas podem contem alguma
"maquiagem" visando corrigir alguma imperfeição que poderia
prejudicar a venda da empresa, ou até mesmo provocar perda de valor.
- Conhecer os Planos de Negócio, Planejamento Estratégico e dados de
mercado e optar por algum cenário aceitável de desenvolvimento dos negócios
para os próximos anos.
No mercado de aquisições algumas terminologias e metodologias são específicas e
amplamente usadas. Alguns exemplos cito a seguir.
- Cálculo do valor da empresa
Normalmente se calcula com base em alguns critérios, sendo os principais: Fluxo
de Caixa Descontado, Valor Patrimonial ou valor do capital líquido e Valor de
Mercado.
O primeiro método é a avaliação do valor da empresa mediante o cálculo do Fluxo
de Caixa Descontado ( DCF) , onde se calcula um fluxo de caixa a ser gerado
pela empresa para um período a partir de 5 anos. Nesse método sobre o valor do
fluxo de caixa líquido se aplica uma taxa de desconto, que normalmente se
baseia no WACC ( custo médio ponderado do capital), que possui uma metodologia
própria para o cálculo e representa o custo esperado médio do dinheiro que a
empresa terá que arcar no período para o qual é projetado o fluxo de caixa
líquido.
Veja mais em
Evaluation ( Avaliação de empresas ) - Como elaborar - M&A <<< Clique
O segundo método é com base no valor do capital liquido ou em inglês
"Equity" e basicamente consiste tomar os ativos da empresas e deduzir
destes, todas as obrigações e exigíveis a curto e longo prazos que figurarem no
lado passivo dos balanços.
Desnecessário é ressaltar que todos os dados dos
ativos devem estar muito bem auditados, demonstrados e analisados. Para isso,
além de uma análise prévia em algum momento da negociação e quando interesse do comprador estiver formalizado e a negociação avançada, deve ser efetuada uma
"Due Diligency", bastante completa.
O que é uma Due Diligency.
Due Diligency é desses termos em inglês que é melhor não traduzir,
apesar dos protestos dos amantes da língua portuguesa.
Implica em uma análise profunda e detalhada na documentação e dados
tangíveis e intangíveis declarados pela empresa vendedora e que deverá compor a
situação patrimonial no momento do fechamento da operação.
Nesse momento,
a compradora deverá checar todos os valores declarados nas contas como
estoques, contas a receber, ativos fixos, investimentos, contas a pagar,
provisões, potenciais contingências trabalhistas, cíveis e tributárias, e
outras contas.
Hoje em dia também é fundamental atentar para contingências ambientais e
efetuar uma análise ampla em todos os contratos vigentes, e em alguns casos até
não vigentes na empresa.
É importante que na Due Diligency se confrontem os dados físicos
com o que está registrado no balanço da empresa. Um exemplo diz respeito aos
estoques, onde deve ser checado o estoque físico com o valor contábil
declarado.
O valor contábil declarado dos estoques devem estar deduzidos de
todas as provisões para estoques obsoletos, scraps e de realização lenta ou com
preço de realização abaixo do preço de mercado.
Veja mais sobre DUE DILIGENCY <<< Clique
Sinergias Defensivas e Sinergias Ofensivas
As sinergias ofensivas e defensivas dizem respeito aos ganhos que serão
obtidos ao combinar a empresa compradora com a empresa vendedora. Ou seja, ao
combinar as empresas algumas estruturas estarão duplicadas, e a
eliminação dessas estruturas duplicadas propiciarão sinergias defensivas.
Boa
parte das sinergias defensivas diz respeito à redução de funcionários. Gastos
com contratos e outros gastos discricionários também poderão fazer parte das
sinergias defensivas.
Ao juntar duas empresas também podem ocorrer outros ganhos em função dos
mercados e dos produtos que as empresas possuem, esse tipo de ganho é chamado
de sinergia ofensiva Clientes de uma empresa A, poderão passar a comprar
produtos da empresa B, por ter esta sido adquirida por A, fazendo agora parte
da carteira de venda da empresa. Por outro lado, a diferente atuação em regiões
especificas poderão também gerar importantes sinergias ofensivas.
Mas nem tudo são sinergias positivas no mundo das aquisições das empresas.
Existem as sinergias negativas, que são algumas perdas que devem ser
consideradas nos estudos relativos às aquisições das empresas. Essas perdas
podem ser do tipo "one time cost" ( que ocorrem uma única vez ), ou
podem ser permanentes ou ainda por tempo determinado.
Também deve-se levar em conta algumas dificuldades naturais e inerentes à
integração de empresas e culturas diferentes. Muita coisa depende do porte da
aquisição e da postura do comprador perante a adquirida. Em algumas aquisições
de empresas menores a integração é total, onde ocorre um take over do
adquirido onde a integração é total. Por outro lado, em algumas
aquisições muita coisa da empresa adquirida é preservada, o que pode ser
proporcional ao conhecimento de mercado, força das marcas, cultura e valores
normalmente fortes que o comprador prefere preservar.
Em resumo, as sinergias defensivas são decorrentes da redução de estruturas e
as sinergias ofensivas são resultantes do aumento de vendas que as empresas
poderão alcançar ao juntarem as forças.
Empresas ao juntarem seus lucros poderão incorrer numa clara situação em que
dois mais dois totalizam cinco. Isso é devido às sinergias ofensivas e
defensivas que normalmente são alcançados. Sinergias negativas e "one
time costs" precisam também ser considerados. As grandes
corporações que conhecem a mecânica das sinergias ofensivas e defensivas e
outros números decorrentes das aquisições e integrações das empresas, estão
sempre dispostas a comprar empresas que lhes propiciam condições de continuarem
somando dois mais dois e sempre obtendo algo certamente acima de quatro, pelo
menos isso seria o esperado.
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