Quando as tratativas entre vendedor e comprador de uma empresa já estão bem avançado é praxe ocorrer um processo de Due Diligence.
Efetivamente o Due Diligence não um processo de auditoria, mas sim uma serie de procedimentos que visam proteger os interesses do comprador ( empresa adquirente ).
Nessa etapa se analisa detalhadamente todos os componentes relevantes constantes no Balanço de uma empresa e também toda uma serie de documentos e informações solicitados.
Dados como contratos, parcerias, funcionários, ações legais em curso e muitas outras informações são analisados exaustivamente no sentido se assegurar que não haja irregularidades ou situações que remetam a potenciais perdas ou contingências futuras.
Desta forma uma lista com muitas informações são solicitadas pela empresa que faz a Due Diligence, normalmente uma das Big Four ou mesmo um consultor auditor qualificado.
Não raro processos de Due Diligence acabam impedindo a concretização de negócios ou quando não impedem chegam a reduzir os valores pagos ou até mesmo gerarem fundos retidos com liberação ao vendedor após período de cerca de 5 anos sem que as potenciais contingencias tenham ocorrido.
A seguir destaco um check list obtido no site Treasy
Sobre a organização
- Estatuto Social da empresa com todas as alterações;
- Organograma da empresa;
- Lista de acionistas e número de ações que cada um possui;
- Relação dos estados em que a empresa faz negócios, bem como relatórios anuais dos últimos três anos;
- Relação de todos os locais em que a empresa possui propriedades, mantém empregados ou conduz negócios;
- Certificado de Idoneidade (Certificate of Good Standing);
- Minutas do Conselho Administrativo;
- Registro da empresa; e
- Registro da bolsa de valores.
- Relatórios financeiros dos últimos três anos auditados, juntamente com relatórios do auditor;
- Relatórios de auditoria contábil e auditoria financeira;
- Planejamento estratégico, orçamento de capital e projeções financeiras para os próximos 5 anos;
- Cronograma de contas a pagar;
- Cronograma de contas a receber;
- Relação de inventário;
- Descrição dos métodos de depreciação e amortização, bem como mudanças nos métodos contábeis nos últimos cinco anos;
- Análise de despesas fixas e variáveis; e
- Descrição dos procedimentos de controle interno da empresa.
- Declaração de imposto federal, estadual e municipal nos últimos três anos.
- Relação de ativos fixos e suas localizações;
- Lista de arrendamento de equipamentos; e
- Relação de compra e venda de equipamentos nos últimos três anos.
- Contratos de vendas, distribuição, licenciamento, fabricação ou franquia;
- Contratos de fornecimento ou de compra;
- Joint venture ou acordos de parceria;
- Contratos com entidades governamentais; e
- Contratos de garantias de produtos.
- Patentes;
- Marcas registradas (e não registradas);
- Direito autoral;
- Projetos registrados;
- Nomes comerciais; e
- Logotipos.
- Relação dos imóveis da empresa; e
- Cópias de todos os arrendamentos imobiliários, escrituras, hipotecas, aprovações de zoneamento, variações ou permissões de uso.
- Lista de funcionários, incluindo cargos, salários atuais e bônus pagos durante os últimos três anos;
- Todos os contratos de empregados;
- CV de funcionários-chave;
- Manual de pessoal da companhia e relação de férias e licenças;
- Cópias de acordos coletivos de negociação, se houver;
- Descrição de quaisquer conflitos trabalhistas nos últimos três anos; e
- Lista e descrição dos benefícios.
- Relação dos doze maiores clientes da empresa e descrição das vendas nos últimos três anos;
- Relação de todos os fornecedores;
- Contrato de fornecimento ou serviço;
- Relação dos principais clientes perdidos nos últimos dois anos;
- Relatórios de pesquisa de mercado;
- Descrição dos principais concorrentes da empresa;
- Descrição dos gastos com fornecedores;
- Resumo das principais reclamações de clientes; e
- Relação e descrição de todos os produtos ou serviços existentes e produtos ou serviços em desenvolvimento; e
- Resumo dos resultados de todos os testes, avaliações, estudos, pesquisas e outros dados sobre produtos ou serviços existentes e produtos ou serviços em desenvolvimento.
- Cópias de quaisquer licenças, autorizações ou consentimentos governamentais;
- Documento relacionados a quaisquer processos de agência reguladora;
- Auditorias ambientais; e
- Lista de substâncias perigosas utilizadas nas operações da empresa.
Informação financeira
Impostos
Ativos físicos
Contratos
Propriedade intelectual
Imóveis
Colaboradores e benefícios
Informações dos clientes, fornecedores e concorrência
Linhas de produtos ou serviços
Licenças
Muitas empresas acabam tendo a empresa desvalorizada por não adotar boas práticas na condução de seus negócios. Por isso, independentemente de se objetivar a venda da empresa, uma gestão profissional, uma governança de primeira linha e práticas de controle interno saudáveis são essenciais em qualquer época nas empresas.
Se você é vendedor podemos auxiliá-lo a ter uma Due Diligence tranquila sem a descoberta de surpresas. Se é comprador podemos rapidamente ir a fundo e informá-lo sobre a qualidade dos controles, confiabilidade dos demonstrativos financeiros e possibilidade de contingências futuras.
Se não é nem uma coisa nem outra, esteja ciente que boas práticas no dia-a-dia de sua empresa é essencial e cada real investido em qualidade da informação financeira, governança e controles internos fortes lhe renderão benefícios inestimáveis.
arilopes@alphapremiumconsultoria.com.br
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