Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

O que é a Contabilidade Intercompany?

Contabilidade Intercompany é aquela praticada entre matriz e filiais, ou apenas entre filiais de empresas do mesmo grupo.

A Contabilidade Intercompany deve assegurar que as contas entre unidades do grupo estejam registradas corretamente em suas contabilidades.

Quando uma unidade vende para outra ela deve determinar o preço segunda regras internas de Transfer Price ou Preço de Transferência

De uma antiga postagem deste Blog destaco

Fonte: https://blogdoprofessorari.blogspot.com/2010/02/praticas-contabeis-e-gerenciais-em.html


PREÇOS DE TRANSFERÊNCIA ENTRE EMPRESAS DO GRUPO => veja neste  LINK 



Quando a filial de uma empresa compra ou vende para a matriz ou para outra filial as vendas são consideradas vendas internas. Isso porque o negócio é efetuado entre duas unidades de um mesmo grupo. 



Para precificar essas vendas as empresas costumam definir critérios.

Nos demonstrativos consolidados as vendas entre unidades de um mesmo grupo acabam se anulando, pois são reportadas apenas as vendas externas, ou seja, vendas para fora do grupo.

Transações de compra e venda entre empresas de um mesmo grupo também estão sujeitas ás leis dos países e no caso do Brasil existe uma lei sobre Transfer Price que tem finalidades fiscais e não é objeto deste estudo.

Destaco ainda dessa mesma postagem 


PROCEDIMENTOS “INTER COMPANY”


As empresas de um mesmo grupo precisam manter uma série de controles a fim de poderem apresentar suas demonstrações de forma correta. Algumas dessas práticas são:

1- Contabilizações em Trânsito das Vendas e Estoques “Inter Company”. Quando uma empresa afiliada vende produtos ou serviços para outra empresa do mesmo ou de outro país, se faz necessário efetuar contabilizações de produtos em transito. 

2- Circularizações das operações Inter Company. São procedimentos que visam conciliar registros contábeis das transações efetuadas entre afiliadas.


Procedimentos de circularização são frequentemente efetuados ou monitorados pelas auditorias externas contratadas pelas empresas.

Além dessas, toda e qualquer transação entre empresas do mesmo grupo precisam ser corretamente contabilizadas, circularizadas e reportadas.

Implementei procedimentos intercompany em empresa internacional que acabou padronizando os processos mundialmente.

Um software especialmente desenvolvido para o controle e registro contínuo das transações intercompany é de grande valia.

Sistemas integrados como SAP, Oracle e J.D. Edwards facilitam muito as transações intercompany porque eles possuem funcionalidades que facilitam a Gestão dessas contas. 

Por fim deixo um link de outra publicação deste Blog que complementa este assunto:

Práticas recomendadas para Contabilidade Intercompany





Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM