Tópicos de Controladoria / parte 3
INTRODUÇÃO
Boas empresas requerem estruturas pequenas, econômicas e eficientes.
Os grupos devem ser reduzidos e altamente qualificados.
A gestão deve ser voltada para resultados,
O treinamento e a normatização devem ser constantes.
Serviços não relacionados ao negocio fim "core business" tendem a ser terceirizados cada vez mais.
O corpo funcional das empresas tende a ser técnico e qualificado. Profissionais necessitam além do conhecimento técnico da área, também conhecimentos gerais amplos bem como dominar informática, outras idiomas, etc...
Os grupos devem ser reduzidos e altamente qualificados.
A gestão deve ser voltada para resultados,
O treinamento e a normatização devem ser constantes.
Serviços não relacionados ao negocio fim "core business" tendem a ser terceirizados cada vez mais.
O corpo funcional das empresas tende a ser técnico e qualificado. Profissionais necessitam além do conhecimento técnico da área, também conhecimentos gerais amplos bem como dominar informática, outras idiomas, etc...
A EQUIPE
A equipe
de colaboradores deve ser dimensionada de forma a atender as necessidades de
recursos humanos necessários ao cumprimento das funções da Controladoria. Tanto
um sub como um super dimensionamento dos recursos necessários serão prejudiciais.
Um grupo de funcionários com boa formação e educação para trabalhar na área é fundamental para o alcance dos objetivos.
Um grupo de funcionários com boa formação e educação para trabalhar na área é fundamental para o alcance dos objetivos.
AS ADMISSÕES
Especial cuidado deverá ser tomado no que tange às admissões dos funcionários, visto que uma admissão errada pode gerar prejuízos consideráveis. Por isso recomenda-se que sejam esgotados os recursos de avaliação admissional. Assim, os testes de conhecimento técnico, avaliação do perfil psicológico, análise curricular e outros, não devem ser prescindidos.
JOB DESCRIPTION
Especial cuidado deverá ser tomado no que tange às admissões dos funcionários, visto que uma admissão errada pode gerar prejuízos consideráveis. Por isso recomenda-se que sejam esgotados os recursos de avaliação admissional. Assim, os testes de conhecimento técnico, avaliação do perfil psicológico, análise curricular e outros, não devem ser prescindidos.
JOB DESCRIPTION
Cada
funcionário deve ter uma descrição de funções detalhada (job description) e
definição das responsabilidades oficialmente estabelecidas.
Avaliações funcionais, planos de treinamento, plano de carreira, rodízio de funções (job rotation), são instrumentos de vital importância não só na organização da Controladoria mas de toda a empresa.
MOTIVAÇÃO
Avaliações funcionais, planos de treinamento, plano de carreira, rodízio de funções (job rotation), são instrumentos de vital importância não só na organização da Controladoria mas de toda a empresa.
MOTIVAÇÃO
A
motivação dos colaboradores da Controladoria está altamente relacionada à
capacidade de envolvimento e comando do Controller.
TIPOS DE COMANDO
Existem basicamente dois tipos de comandos:
O primeiro é baseado na autoridade e dificilmente consegue motivar e obter comprometimento dos funcionários
O segundo é baseada na liderança, quando ocorre tende a proporcionar os melhores ambientes e resultados em suas áreas.
TIPOS DE COMANDO
Existem basicamente dois tipos de comandos:
O primeiro é baseado na autoridade e dificilmente consegue motivar e obter comprometimento dos funcionários
O segundo é baseada na liderança, quando ocorre tende a proporcionar os melhores ambientes e resultados em suas áreas.
Um estilo
de comando baseado na liderança voltado ao desenvolvimento de seus funcionários
(empowerment) é elemento chave para o
sucesso das equipes de trabalho.
EMPRESA IDEAL PARA O FUNCIONÁRIO
Para o funcionário a empresa ideal é aquela onde uma saída de um gerente pode ser reposta mediante uma serie de promoções internas, resultando assim, na admissão de um estagiário ou auxiliar em início de carreira, possibilitando uma ampla mobilidade na estrutura hierárquica da empresa. Por outro lado empresas que vão buscar no mercado a maioria de seus gerentes e diretores, demonstram incapacidade para aproveitamento dos potenciais existentes, ou estruturas despreparadas que não formam sucessores, sendo consequentemente mal gerenciadas.
EMPRESA IDEAL PARA O FUNCIONÁRIO
Para o funcionário a empresa ideal é aquela onde uma saída de um gerente pode ser reposta mediante uma serie de promoções internas, resultando assim, na admissão de um estagiário ou auxiliar em início de carreira, possibilitando uma ampla mobilidade na estrutura hierárquica da empresa. Por outro lado empresas que vão buscar no mercado a maioria de seus gerentes e diretores, demonstram incapacidade para aproveitamento dos potenciais existentes, ou estruturas despreparadas que não formam sucessores, sendo consequentemente mal gerenciadas.
Avaliação de desempenho
É peça
chave na a gestão dos recursos humanos. Normalmente se adota um período anual,
assim em uma determinada data escolhida os funcionários são avaliados pelos
seus superiores. É importante que em um bom sistema de avaliação os
funcionários recebam "feed back"
a respeito de suas avaliações funcionais. Algumas empresas pedem ao funcionário
para efetuarem uma auto avaliação, a qual depois compara com a avaliação efetuada pelo superior hierárquico.
É importante que nas avaliações os pontos nos quais são atribuídas menores pontuações sejam devidamente explicados aos avaliados. Recomenda-se que os pontos críticos identificados sejam trabalhados pela empresa de forma a propiciar melhor avaliação futura. Necessidades de treinamento são frequentemente consideradas como elemento para melhoria de avaliações futuras.
É importante que nas avaliações os pontos nos quais são atribuídas menores pontuações sejam devidamente explicados aos avaliados. Recomenda-se que os pontos críticos identificados sejam trabalhados pela empresa de forma a propiciar melhor avaliação futura. Necessidades de treinamento são frequentemente consideradas como elemento para melhoria de avaliações futuras.
Avaliação
360 graus.
Avaliações
isoladas de subordinados pelos superiores podem ser consideradas um processo
superado ou pelo menos insuficiente. Avaliações precisam ocorrer sob vários
ângulos, a saber:
• de
superiores para funcionários;
• de
funcionários para superiores;
• de
funcionários para funcionários;
• de
funcionários para a empresa como um todo;
• de
clientes internos e externos com relação os serviços prestados pela empresa;
• da
empresa para fornecedores;
• do
consumidor em relação às marcas e serviços da empresa;
• Etc...
Enfim,
quando existe uma ampla rede de avaliações envolvendo colaboradores, gestores,
fornecedores, clientes e outros, e principalmente onde as avaliações contribuem
para aprendizado e melhorias contínuos, podemos concluir que se adota uma
avaliação 360 graus.
Organizações
hierárquicas com comando baseado em autoridade não suportam uma avaliação 360
graus. Tentativas de introdução desse conceito nessas empresas sofrem todo tipo
de dificuldade, o que é uma reação natural e inerente aos sistemas arcaicos.
Manuais de Procedimentos
Pior do
que não possuir um manual, é ter e não respeitá-lo, ou ainda ter e frequentemente
serem autorizadas exceções pelos níveis de comando da organização.
Quanto
mais técnica e profissional a administração maior o grau de normatização e
padronização na empresa. Maior grau de normatização não significa uma imensa
quantidade de normas e procedimentos.
Ao se elaborar um manual é muito importante capacidade de síntese, manuais enormes são convite ao descumprimento, desta forma as normas devem ser sucintas e suficientes.
Ao se elaborar um manual é muito importante capacidade de síntese, manuais enormes são convite ao descumprimento, desta forma as normas devem ser sucintas e suficientes.
Exemplos de manuais:
- Manual
Contábil;
- Manual
de Custos;
- Manual
da Qualidade;
- Manual
de Procedimentos dos diversos departamentos.
A
dependência que as empresas possuem em relação a alguns funcionários que se
tornam insubstituíveis é indicador de problema de gestão, bons manuais de
procedimentos colaboram para que essa situação seja evitada. A elaboração de
manuais de procedimentos com o registro criterioso e atualizado das principais
rotinas da empresa contribui para a boa gestão.
Um bom
manual de procedimentos deve ser claro e conter passo a passo como devem ser
executadas as principais atividades da empresa. Os manuais também contribuem
para a avaliação dos processos e atividades a que dizem respeito. O simples
fato de documentarmos alguns processos através de manuais de procedimentos já
evidencia a necessidade de tais atividades e processos serem melhorados (
reengenharia de processos ), ou até mesmo eliminados (processos discricionários
), outras vezes os processos avaliados são terceirizados ( outsourcing ).
Por outro
lado as normas e os procedimentos não devem representar uma camisa de força,
mas sim um importante elemento de apoio para a operação da empresa. Uma vez
estabelecidos os procedimentos não significa que os mesmos sejam imutáveis.
Mudanças, melhorias alterações deverão ocorrer sempre que necessário porem de
forma coordenada e organizada.
Os
fluxogramas das principais rotinas devem fazer parte dos procedimentos para tal
é necessário que os funcionários envolvidos recebam treinamento específico
sobre elaboração de procedimentos e fluxogramas.
Por fim
lembramos que quanto mais padronizada e normatizada uma empresa maior a
possibilidade de descentralização e delegação. Algumas grandes empresas são
altamente padronizadas. Exemplo: Mc Donalds, Carrefour, etc...
Recursos para o funcionamento da
Controladoria
Sempre se deve considerar o porte da empresa, o grau de profissionalização do corpo diretivo, disponibilidade financeira e outros indicadores da empresa.
O aspecto custo-benefício deverá sempre ser analisado a fim de evitar aquilo que podemos comparar à "MATAR UM MOSQUITO COM UM TIRO DE CANHÃO", ou seja, dimensionar erroneamente a forma de se atingir um objetivo. (ineficácia ).
Como
outras áreas a Controladoria requer recursos para seu funcionamento. Abaixo
destacamos os recursos principais:
1-
Recursos Humanos – privilegiar qualidade em detrimento a quantidade;
2-
Recursos Tecnológicos – automação, atualização tecnológica, incluindo recursos
de informática ( software e hardware
);
3-
Recursos de sistemas – Softwares;
4-
Recursos de estrutura – localização, instalações, etc...
5-
Recursos para capacitação – treinamento, plano de carreira, Job Rotation
Avaliação da Controladoria e as medidas corretivas
A função
de avaliação que a Controladoria exerce deverá implicar sempre que necessário
na adoção de medidas corretivas. Essas medidas poderão assumir duas formas:
I-
Medidas corretivas em áreas diretamente subordinadas à Controladoria ;
II-
Medidas corretivas em áreas não diretamente subordinadas à Controladoria.
Este
último item tende a ocorrer com maior frequência, sendo que o Controller deve funcionar mais como um
assessor, sempre sugerindo medidas e preferencialmente nunca executando. Além
disso, o exercício dessa função irá requerer muita habilidade para conduzir a
resolução dos problemas, sendo que os aspectos relacional e comportamental
assumem importância igual ou até superior ao aspecto técnico.
A Informação Contábil
Conforme
Masayuki ( 6) A adequação dos sistemas de informações ao processo de
planejamento e controle requer o preenchimento de três requisitos principais:
1- Forma –
Diz respeito ao conteúdo, isto é, utilidade das informações;
2- Idade
– Diz respeito ao intervalo entre a data do fato relatado e a data da
informação, ou seja, no momento da tomada de decisões as informações requeridas
deveriam estar disponíveis (oportunidade);
3- Frequência
– diz respeito à periodicidade da informação.
Continuação desta postagem: http://blogdoprofessorari.blogspot.com/2009/06/controladoria-parte-4.html
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