Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

sexta-feira, 29 de março de 2024

Custeio Integral / Full Cost Accounting

Custeio Integral  / Full Cost Accounting



O cálculo de custeio integral é usado para determinar o custo total e completo de algum produto ou serviço. 
Deve ser usado para registrar o custo total do estoque nas demonstrações financeiras. 

Esse tipo de cálculo de custos é exigido para vários tipos de relatórios financeiros, ele atende asos princípios contábeis geralmente aceitos e as normas internacionais de Contabilidade, além de ser o único método aceito para fins de imposto de renda.

O conceito essencial por trás do custeio integral é atribuir todos os custos variáveis a um objeto de custo, bem como uma alocação de custos indiretos . 

O objeto do cálculo de custo mais conhecido é o custo de um determinado produto é, mas também pode ser atribuído a um cliente, serviço, loja, região geográfica, linha de produtos e assim por diante.

Assim, os custos que serão atribuídos custeio integral incluem:

Materiais diretos
Trabalho direto
Comissões
Gastos Gerais Variáveis Alocados
Gastos Gerais Fixos Alocados

O cálculo de custos completo é menos útil a partir de uma perspectiva prática, já que os gerentes são mais propensos a precisar do custo incremental de algo (como no cálculo de custos direto), ou talvez a quantidade de capacidade de gargalo que um objeto de custo usa.  

A utilização do Custeio Integral inclui:

Definição de preço. 

Se o departamento de vendas é necessário para definir os preços dos produtos acima do custo total de um produto, os preços resultantes podem ser excessivamente elevados, especialmente para situações de preços incrementais em que a empresa tem excesso de capacidade e poderia realisticamente definir preços apenas acima dos níveis de custo direto. 

Este é um problema maior quando os concorrentes tem preços baseados apenas em seus custos diretos, o que resultará em preços muito mais baixos.

Uma Manipulação. 

Alguém poderia autorizar um aumento drástico na produção e usar o cálculo de custos completo para alocar despesas gerais para unidades que serão armazenadas no estoque, assim efetivamente 
deslocando o reconhecimento de despesas gerais em um período futuro. Isto é usado para criar lucros a curto prazo.

Problemas de alocação. 

Por definição, os custos indiretos alocados não podem ser atribuídos confiantemente aos objetos de custo; caso contrário, seriam custos diretos. 

Portanto, um método de alocação de custos indiretos pode atribuir custos excessivos a um objeto de custo. Esse problema pode ser atenuado com o uso de custeio baseado na atividade, que é uma forma mais precisa de alocação de custos.

O custeio integral é uma das funções contábeis mais trabalhosos, pois envolve o rastreamento de muitos tipos de custos para objetos de custo específicos. Fazê-lo de uma base aceitável geralmente requer os serviços de um contador em período tempo integral.

Aplicações mais frequentes do Custeio Integral

O Custeio Integral é o único método de custo aceito para efeito de valorização dos estoques.

Para precificação também é costume utilizar o custeio integral. no entanto, para casos em que as empresas operam com grande capacidade ociosa é comum deixar de alocar uma parte dos custos fixos diretos ou indiretos no cálculo dos preços afim de não precificar preços fora da realidade do mercado.

Fonte: https://www.accountingtools.com/articles/what-is-full-costing.html


Vejam também



#Custos #CusteioIntegral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM