Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

sábado, 10 de junho de 2017

Evaluation ( Avaliação de empresas ) - Como elaborar - M&A




Indicadores de Performance - Balanced Score Card

Existem varias situações em que é requerido o cálculo de evaluation.

Uma das situações é por necessidade contábil e um cálculo de evaluation precisa ser feito para avaliar se algum ativo sofreu perda de valor, e no caso as perdas de valores devem ser reconhecidas contabilmente. Mas não abordarei este tipo de necessidade que são reguladas pelas normas de contabilidade ( CPC´s). Por conseguinte, abordarei a utilização gerencial das técnicas de evaluation.

Mas cálculo de valores de toda ou parte das empresas é informação importante quando se objetiva vender a empresa ou parte dela.

Outra utilização frequente dos cálculos de evaluation diz respeito a obter o valor da empresa para efeito de efetuar proposta a sócio investidor. No caso, o investidor adquire uma porcentagem de participação na empresa, e o valor da empresa é tomado como base para se efetuar a negociação.

Mas existe uma utilização nobre  e muito pouco utilizada dos cálculos de evaluation. Explicarei em seguida:

Ao efetuar o cálculo de valor de uma empresa, parte da empresa ou marca, necessitamos assumir certas premissas para efeito de projeção dos resultados que serão assumidos como valor da empresa. Tais premissas precisam ser assumidas para períodos entre 5 e 10 ou 15 anos, ou mais anos. O período a ser considerado depende do ramo, do planejamento estratégico da empresa, da vida útil esperada das marcas e produtos da empresa, etc.

Ao efetuar um cálculo de evaluation teremos que assumir premissas dos indicadores como variáveis de um modelo de cálculo. Ao alterar essas premissas o cálculo do valor da empresa se altera. Assim, o cálculo de evaluation funciona como uma espécie de modelo de simulação.

Recentemente preparei um cálculo de evaluation onde era assumido um preço médio de venda dos produtos de R$ 13,00 por litro. Essa premissa mais as demais assumidas levaram a um valor da empresa de 16 milhões. Ao alterar o preço por litro para R$12,00 por litro,  o valor da empresa se reduzia para 12 milhões. Logo a cada um real de variação no preço acarretava um impacto de 4 milhões no valor da empresa, o que demonstrou que a gestão de preços era fator chave determinante do valor da empresa.

Utilizar o modelo de simulação para otimizar o valor da empresa é uma excelente alternativa. Isso pode ocorrer através da gestão das variáveis que impactam no cálculo de evaluation.

O ideal é que as empresas antes de serem colocadas à venda ou de buscarem investidores atuem sobre essas variáveis de forma a otimizarem seus indicadores mais relevantes.

Em que consiste o cálculo de evaluation?

Consiste em:
1-preparar uma serie de informações passadas como: Balanços, Demonstrativos de Resultado, Fluxo de Caixa, Investimentos, etc
2- utilizar o planejamento estratégico e operacional da empresa para projetar uma serie de anos em termos de resultados, investimentos e outros elementos chave que irão propiciar a preparação de um fluxo de caixa descontado.
3- calcular o WACC ( custo do capital ) da empresa. Esse indicador servirá para trazer a valor presente os resultados líquidos de caixa obtidos.
4- Cálculo do valor da empresa e preparação de dados suporte.

Para pequenas e médias empresas que não fazem Planejamento Estratégico o cálculo de evaluation as obriga a pensarem estrategicamente. Nos cálculos de evaluation que tenho feito, como subproduto é disponibilizada uma ferramenta de monitoração e re-planejamento que podem contribuir para se agregar valor à empresa. No caso de uma gestão que consiga otimizar os diversos indicadores considerados num cálculo de evaluation o valor da empresa será aumentado.
 
Se precisar de suporte de consultor para calcular o valor da empresa, ou se quiser montar um modelo de evaluation para efeito de gestão e otimização do valor da empresa fale comigo.

Vejam também:

M&A, Merges & Acquisitions, compras, vendas, fusões e aquisições de empresas. Quando dois mais dois são cinco.

arilopes@apremiumconsultoria.com.br

Um comentário:

  1. Excelente artigo. Para mais informações sobre avaliação de empresas, recomendaria também esta leitura: Como Avaliar uma Empresa

    ResponderExcluir

VEJAM TAMBÉM