Na Gestão Contábil dos Estoques a análise rotineira de um Relatório de Consistência é essencial.
Na realidade a responsabilidade de uma boa Controladoria vai bem além do que o simples fato de reportar o que o sistema integrado mostra.
Boa parte dos números reportados nos Demonstrativos Financeiros carregam erros enormes e uma análise bem feita sobre os dados reportados é essencial.
Ao final desta postagem encontrem um link do artigo que escrevi sobre as Funções da Controladoria no Controle dos Estoques.
Esta postagem tem o objetivo de comentar especificamente a respeito de um relatório de consistência que deveria ser rodado e analisado mensalmente antes efetuar o fechamento contábil.
Trata-se de um relatório sobre a evolução dos Preço Médios por item de estoques cujo modelo simplificado segue abaixo:
Alguns sistemas integrados como o caso do Datasul e Protheus já possuem um relatório que mostra a evolução dos Preços Médios. Mas se não houver algo disponível é muito fácil desenvolver algo similar.
Apesar disso, muitas empresas deixam de utilizar funcionalidades já disponíveis no sistema.
Vejam no exemplo acima, onde é identificado um item com crescimento anormal do Preço Médio.
Tive um cliente que somente 6 meses depois descobriu que o modulo dos estoques do ERP estava calculando errado os Preços Médios.
Foi feito um retrabalho enorme para recalcular o preços médios corretos e reprocessar toda a contabilidade.
Tudo seria evitado com esse simples relatório de consistência.
Costumo recomendar um outro relatório bem parecido com esse. Na realidade, é igual com a única diferença de no lugar do preço médio constar o preço de compra.
Na postagem abaixo menciono diversas outras obrigações de uma área de Controladoria com relação ao Controle dos Estoques. O link se encontra a seguir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário