Custos com Processamento
Os custos de processamento para produtos produzidos em larga escala, normalmente não passam de 15 a 10% dos custos totais, logicamente há exceções, e se houverem devem ser tratadas à parte. Esses custos são fortemente afetados pela performance dos equipamentos de produção, pela qualidade dos registros de produção e pelo nível e qualidade da automação existente na linha de produção. Ver nossa postagem SISTEMAS DE CUSTOS DE EMPRESAS METALÚRGICAS.
Nos custos de processo as áreas produtivas precisam ser monitoradas, é necessário acompanhar diariamente por equipamento qual está sendo a produção real por hora, ou por dia e comparar as produções alcançadas com as capacidades teóricas das máquinas. Enquanto que para materiais primas, comparamos o consumo teórico com o consumo real, nos processos produtivos precisamos acompanhar a produção real comparativamente às capacidades teóricas que deveriam ser alcançadas. Quando fazemos análises por equipamento ou por área de produção, é comum encontrarmos processos produzindo a 70%, 80% da capacidade ou menos, muitas vezes baixas produtividades são decorrentes de falta de manutenção, problemas de operação, problemas nos tempo de set up, etc.
Apesar dos custos de processos serem os menos representativos os mesmos requerem apuração correta e avaliação sistemática, quando falamos que, os custos mais importante são os de materiais, é um fato, mas isso não significa que podemos relaxar nos controles sobre os custos com processo, mas sim que precisamos aumentar o nível de controle sobre os custos com materiais.
Outros custos e despesas com produtos para o consumo
Produtos destinados ao consumo possuem outros importantes custos que precisam ser identificados ao nível de produto e cliente e serem sistematicamente avaliados. Os principais são os seguintes:
Custos com armazenagem e frete
Esses custos podem atingir 10% ou mais com relação ao preço de vendas líquido dos produtos. Igualmente aos demais é requerida forte monitoração dos custos reais obtidos, e compará-los sistematicamente com os custos esperados.
Os gastos com fretes precisam ser conferidos, grandes empresas recebem milhares de cobranças de fretes que precisam ser checados. Muito importante nessa área é a apuração sistemática do nível de serviço. Muitas empresas estão terceirizando serviços de armazenagem e logística. Estudo detalhado sobre terceirizar o serviço ou assumir execução, precisam suportar decisões nessa área. Acompanhamento de KPI´s como custo por quilo transportado, porcentagem dos custos com transporte e armazenagem em relação às vendas precisam ser monitorados, precisam ter metas e estratégias para serem atingidas.
Custos com gastos promocionais
É comum empresas de produtos destinados ao consumo pagarem verbas promocionais. Os principais clientes que demandam verbas promocionais são as redes. É necessário muito critério na concessão de verbas promocionais. Quando uma empresa concede uma verba promocional é esperada uma contra partida, que pode ser na forma de maior volume, ou melhor preço. Um bom sistema de aprovações das verbas concedidas pelos gerentes e área financeira ou controladoria, é essencial. Contratos que envolvem compromissos assumidos devem ser assinados e nunca devem ser aceitos contratos retroativos. Verbas comprometidas e devidas suportadas por documentação formal, precisam ser provisionadas contabilmente segundo o regime de competência contábil.
Verbas de propaganda e marketing
Empresas de consumo normalmente precisam efetuar elevados investimentos com propaganda e marketing. Esses gastos devem ser rigorosamente controlados e de preferência precisam ser alocados a nível de produto, família de produto ou mesmo unidade de negocio. Contratos, cotações adequadas devem suportar os gastos assumidos.
É comum áreas de marketing pagarem sobrepreço em função de terem que realizar eventos, feiras e promoções em caráter de urgência, assim o planejamento é essencial nessa área.
Um bom budget anual categorizado por tipo de gasto é fundamental para a monitoração dos gastos com propaganda e marketing, com isso deve-se monitorar a execução do budget de gastos dessa área comparativamente aos gastos reais.
Oportunidades de redução de custos
Importante entender que são duas coisas diferentes: 1- apurar, reportar e analisar os custos e despesas; 2- buscar oportunidades adicionais de redução de custos. Nessa segunda parte recomendamos: avaliação sistemática de novos fornecedores inclusive avaliando fornecedores de outros países; melhoria nos processos; automação; terceirização; grupos multi setoriais com foco em melhoria contínua; programas de sugestões promovendo a participação do pessoal do chão de fábrica e outras áreas com premiação às melhores sugestões implementadas.
Parabéns pelo blog e as matérias que aborda. Não deixe de Ler matéria que demonstra os 10 municípios cearenses que pagam o pior piso aos professores no Estado. Seguida de reflexão sobre o fato vergonhoso. Basta acessar: www.valdecyalves.blogspot.com
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