Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Contabilidade para Gestão. Passado, Presente e Futuro da Contabilidade Gerencial


A contabilidade gerencial, apesar de ter suas raízes na contabilidade secular dos séculos XVI e XVII, teve seu surgimento no início do século XIX, impulsionada pela demanda por melhores informações pelas indústrias, principalmente as automotivas. Nesse contexto, a contabilidade de custos e controles de estoque mais elaborados foram desenvolvidos para atender a essa necessidade. 

Posteriormente, em meados do século XX, com o advento dos mainframes e sistemas integrados, a contabilidade gerencial deu um salto em termos de capacidade de processamento e integração de informações.

De acordo com o livro "Relevance Lost" de Robert Kaplan, a contabilidade gerencial passou por diversas fases de evolução, culminando na proposição de instrumentos de mensuração e avaliação de desempenho, tais como o Activity-Based Costing (ABC) e o Balanced Scorecard (BSC). Esses instrumentos foram desenvolvidos em resposta à perda de relevância da informação contábil-gerencial e às novas demandas por informações impostas pelas mudanças no contexto empresarial.

Um exemplo real desse surgimento pode ser observado na indústria automotiva, onde a necessidade de controlar e alocar custos de forma mais precisa impulsionou o desenvolvimento de sistemas de contabilidade gerencial. Além disso, a evolução da contabilidade gerencial ao longo do tempo pode ser ilustrada pelo uso crescente de indicadores não financeiros, como satisfação do cliente e tempo de ciclo, para medir o desempenho organizacional.
Portanto, a contabilidade gerencial surgiu como resposta à necessidade crescente das empresas por informações mais precisas e relevantes para a tomada de decisões estratégicas, e sua evolução ao longo dos séculos reflete a constante busca por melhores práticas de gestão e medição de desempenho.
Kaplan cita que a contabilidade do futuro será uma contabilidade de indicadores KPI’s, priorizando a mensuração e gestão do desempenho em diversos aspectos


ATKINSON, A. A. et al. Contabilidade Gerencial. 4. ed. Tradução de Ailton Bomfim Brandão. São Paulo: Atlas, 2015.
PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade gerencial: Um enfoque em sistema de informação contábil. 7 São Paulo: Editora Atlas, 2010, 641 p.
ATKINSON, Anthony A; BANKER, Rajiv D; KAPLAN, Robert S; YOUNG S. Mark. Contabilidade gerencial. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GARRISON, R. H.; NOREEN, E. W. Contabilidade Gerencial. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
IUDICIBUS, Sergio de, MARION, Jose Carlos. Curso de Contabilidade para não Contadores. São Paulo: Atlas, 2012.
Referências Online:
VILAÇA SERVIÇOS CONTÁBEIS. Contabilidade Gerencial: Conheça as Soluções da Vilaça em Belo Horizonte. Disponível em: https://vilacaservicoscontabeis.com.br/contabilidade-gerencial-solucoes/. Acesso em: 08 jan. 2024.
ATKINSON, A. A. et al. Contabilidade Gerencial. Disponível em: http://aevg-contabilidade-custos-portifolio.webflow.io/referencias-uia1. Acesso em: 08 jan. 2024.
HORNGREN, C. T.; DATAR, S. M.; FOSTER, G. Contabilidade Gerencial. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Ementa - Contabilidade Gerencial - Ciências Contábeis. Disponível em: https://cienciascontabeis.ufes.br/sites/cienciascontabeis.ufes.br/files/Ementa%20-%20Contabilidade%20Gerencial%20(pdf%2022KB).pdf. Acesso em: 08 jan. 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM