Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

terça-feira, 20 de junho de 2023

Limites da Ética: Uma Reflexão sobre as Transgressões do Cotidiano

 

Limites da Ética: Uma Reflexão sobre as Transgressões do Cotidiano

"Praticamente todos nós possuímos alguns limites para a Ética. Não faltam aqueles que apontam falhas éticas por toda parte. Mas será que eles nunca cometem deslizes éticos? Eu diria que sim. Aliás, tenho certeza que sim." - Laura Nash

No dia a dia, encontramos inúmeras situações em que somos confrontados com escolhas éticas. Muitas vezes, são pequenas transgressões que são toleradas e praticadas por uma grande parcela das pessoas. Comprar CDs piratas, usar software pirata, desobedecer sinais de trânsito, furar fila, receber troco errado e não devolvê-lo, utilizar excessivamente o tempo de trabalho para assuntos pessoais, utilizar a internet no trabalho para fins pessoais - essas são apenas algumas das condutas que ilustram os limites da ética no cotidiano.

No entanto, é importante refletir sobre o impacto dessas transgressões e questionar sua legitimidade. Como bem disse Peter Drucker: "O que é ético nem sempre é legal e o que é legal nem sempre é ético." Ética é um princípio moral que transcende a mera conformidade com as leis e regulamentos. É sobre fazer o que é certo, mesmo quando ninguém está olhando.

A sociedade atual enfrenta uma crise de valores éticos, e a proliferação dessas pequenas transgressões acaba se refletindo em uma cultura de corrupção generalizada. É como uma bola de neve que cresce a cada desvio ético tolerado. Como bem alerta Laura Nash: "Transgressões à ética ocorrem em níveis variados. Elas são pequenas, médias e grandes e, infelizmente, custam muito caro para a empresa, para os próprios transgressores e para o país."

Essas pequenas transgressões podem parecer inofensivas em um primeiro momento, mas elas corroem a confiança e minam os fundamentos de uma sociedade saudável. Cada vez que furamos uma fila ou compramos algo sem nota fiscal, estamos contribuindo para a normalização da falta de integridade. Como disse Peter Drucker: "A confiança é o elo invisível que une as pessoas."

Precisamos lembrar que a ética não é apenas um conjunto de regras impostas externamente. Ela é um compromisso pessoal, uma escolha consciente que reflete nossos valores e princípios. Como indivíduos, temos a responsabilidade de agir com integridade em todas as esferas de nossa vida, seja no âmbito pessoal, profissional ou social.

Uma mudança real só ocorrerá quando cada um de nós se comprometer a fazer a sua parte. Não podemos esperar que políticos e líderes mudem o cenário ético do país se não estivermos dispostos a mudar a nós mesmos. Como bem disse Laura Nash: "Se quisermos mudar esse cenário, temos sim que reclamar, que procurar eleger representantes mais dignos, mas temos sobretudo que fazer a nossa parte."

Nesse contexto, é fundamental buscar inspiração em líderes e pensadores que nos guiem nessa jornada de transformação ética. Peter Drucker, renomado guru da gestão, enfatiza a importância da integridade e da responsabilidade individual. Ele afirmou: "Integridade é fazer a coisa certa, mesmo quando ninguém está olhando". Drucker nos lembra que a ética não é apenas uma questão de conformidade externa, mas uma questão de caráter e autodisciplina.

Laura Nash, conhecida por seu trabalho na área de ética nos negócios, destaca a necessidade de reconhecermos a gravidade das transgressões éticas em todos os níveis. Ela nos lembra que essas transgressões têm um impacto não apenas nas organizações e na sociedade, mas também nos próprios transgressores. Nash nos encoraja a refletir sobre nossas ações e a buscar uma mudança positiva em nosso comportamento ético.

Além desses renomados pensadores, podemos encontrar uma variedade de citações e ensinamentos de outros gurus da ética que nos ajudam a compreender os limites éticos. Albert Schweitzer, médico e filósofo, disse: "A ética é o respeito à vida em todas as suas manifestações". Essa citação nos lembra que a ética vai além do nosso comportamento individual e se estende à forma como tratamos todas as formas de vida.

Outro autor relevante no campo da ética é Immanuel Kant, que nos instiga a agir de acordo com a "máxima universalizável". Ele nos desafia a considerar se nossas ações seriam aceitáveis se fossem adotadas por todas as pessoas em todas as situações. Essa abordagem nos incentiva a pensar além de nossos interesses pessoais imediatos e considerar o impacto geral de nossas escolhas éticas.

Ao refletirmos sobre os limites da ética, é essencial lembrar que cada ação ética, por menor que seja, contribui para a construção de uma sociedade mais justa e íntegra. Cabe a cada um de nós fazer escolhas conscientes e honrar os valores éticos que orientam nossas vidas. Como disse Peter Drucker: "O futuro da ética está em nossas mãos. Não podemos terceirizá-lo para os outros."

 Ao refletirmos sobre os limites da ética, é essencial lembrar que cada ação ética, por menor que seja, contribui para a construção de uma sociedade mais justa e íntegra. Cabe a cada um de nós fazer escolhas conscientes e honrar os valores éticos que orientam nossas vidas. Como disse Peter Drucker: "O futuro da ética está em nossas mãos. Não podemos terceirizá-lo para os outros."

Referências:

  • Drucker, Peter. "Integrity is doing the right thing, even when no one is watching."
  • Nash, Laura. "Transgressões à ética ocorrem em níveis variados. Elas são pequenas, médias e grandes e, infelizmente, custam muito caro para a empresa, para os próprios transgressores e para o país."
  • Schweitzer, Albert. "A ética é o respeito à vida em todas as suas manifestações."
  • Kant, Immanuel. "Age apenas de acordo com aquela máxima pela qual você pode desejar que ela se torne uma lei universal."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM