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quarta-feira, 6 de março de 2024

"Análise de Margens: Maximizando a Rentabilidade e Identificando Práticas Inadequadas nas Empresas"

 "Análise de Margens: Maximizando a Rentabilidade e Identificando Práticas Inadequadas nas Empresas"

 Análise de Margens - Atividade essencial nas empresas 

Em todo tipo de negócio onde os custos dos produtos e das vendas possam ser identificados e atribuídos aos produtos, projetos ou serviços, a análise de margens é essencial. É fundamental que a Direção da Empresa tenha relatórios que demonstrem margens por produto e por cliente, logo nos primeiros dias subsequentes ao mês ter terminado. Até no máximo até o quinto dia útil, após os meses terem sido encerrados as margens obtidas devem ser disponibilizadas e analisadas pela Controladoria (FONSECA, 2014).

Segundo Fonseca (2014), as margens devem ser comparadas com períodos anteriores e com os percentuais planejados, ou seja aqueles que foram considerados nos orçamentos de vendas. Acompanhar margens planejadas e comparar com as realizadas é função da Controladoria. Se a margem considerada na Venda não se realiza é importante entender o motivo.

Um dos indicadores importantes para avaliar a margem de lucro bruto é o índice da margem de lucro bruto, também conhecido como margem bruta. O site "The Strategic CFO" destaca que "o índice da margem de lucro bruto, também conhecido como margem bruta, é o índice da margem bruta expressa como um percentual das vendas. A margem bruta, por si só, indica quanto lucro uma empresa obtém após pagar seu Custo dos Produtos Vendidos. É uma medida da eficiência de uma empresa no uso de suas matérias-primas e mão de obra durante o processo produtivo" (THE STRATEGIC CFO, s.d.).

Segundo o mesmo site, a fórmula da relação da margem de lucro bruto é "Margem de lucro bruto = lucro bruto ÷ receita total ou (receita - custo dos produtos vendidos) ÷ receita total" (THE STRATEGIC CFO, s.d.). Quanto maior a margem de lucro, mais eficiente é a empresa. Isso pode ser atribuído a um único produto ou a uma empresa inteira.

As análises de Margens se dão em vários níveis. Em primeiro lugar, temos o nível macro que equivale à margem praticada na empresa toda. Segundo Gonçalves (2017), "o nível macro é o resultado das decisões estratégicas da empresa, como precificação, mix de produtos e estratégias de vendas" (GONÇALVES, 2017).

Após a análise em nível macro, é possível realizar uma análise em nível micro ou analítico, onde é possível obter detalhes de margens por produtos e por clientes através da funcionalidade "Drill Down" ou "Drill Through". De acordo com Almeida e Cunha (2014), "a análise de margens em nível micro é essencial para identificar a rentabilidade de cada produto ou serviço oferecido pela empresa, bem como identificar quais clientes estão contribuindo de forma mais significativa para os resultados financeiros" (ALMEIDA; CUNHA, 2014).

Além desses aspectos, é importante ressaltar que o acompanhamento das margens mensais apuradas por clientes e produtos pode dar importantes pistas sobre o comportamento da área de vendas, especialmente no que diz respeito a práticas inadequadas para fechar metas. Em algumas empresas, é comum que a pressão por alcançar resultados leve a comportamentos questionáveis por parte dos vendedores. Por exemplo, conceder descontos excessivos ou oferecer prazos de pagamento muito longos apenas para impulsionar as vendas e atingir as metas estabelecidas.

Trabalhei em uma empresa onde era praxe nos finais de ano oferecer condições de descontos enormes e prazos de pagamento estendidos para empurrar produtos aos clientes e, assim, bater as metas e receber os bônus. Essas práticas, embora possam impulsionar as vendas em curto prazo, podem prejudicar significativamente a margem de lucro da empresa a longo prazo.

Cabe à controladoria acompanhar, analisar e detectar esses comportamentos inadequados, os quais, uma vez identificados, devem ser relatados e, se possível, punidos. É importante estabelecer políticas claras e éticas de vendas, alinhadas aos objetivos financeiros da empresa, para evitar distorções na margem de lucro e garantir a sustentabilidade do negócio.

Outro ponto relevante a ser considerado na análise de margens é a inclusão de todas as verbas associadas aos produtos, não apenas os custos de produção. Gastos com transporte, comissões, verbas de marketing e até mesmo multas comerciais devem ser devidamente contabilizados e levados em consideração nas análises de margens.

Conforme ressaltado por Almeida e Cunha (2014), "uma análise completa das margens deve considerar todos os custos e despesas relacionados aos produtos, garantindo uma visão mais precisa da rentabilidade". Ignorar esses elementos pode levar a uma interpretação distorcida da margem de lucro e dificultar a tomada de decisões estratégicas.

Em suma, a análise de margens desempenha um papel fundamental na controladoria e na gestão financeira das empresas. Ela fornece insights valiosos sobre a rentabilidade dos produtos e serviços, permite identificar práticas inadequadas de vendas, e ajuda a tomar decisões embasadas e estratégicas. Ao considerar todas as verbas associadas aos produtos e identificar comportamentos inadequados, a empresa estará em melhor posição para alcançar resultados financeiros sólidos e sustentáveis.

Referências:

  • Almeida, M., & Cunha, P. (2014). Contabilidade de Custos: Uma Abordagem Prática.
  • Fonseca, A. (2014). Contabilidade de Custos. Editora Atlas.
  • Gonçalves, M. (2017). Gestão de Custos e Formação de Preços. Editora FGV.
  • The Strategic CFO. (s.d.). Gross Profit Margin. Retrieved from https://strategiccfo.com/gross-profit-margin/

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