"Análise de Margens: Maximizando a Rentabilidade e Identificando Práticas Inadequadas nas Empresas"
Análise de Margens - Atividade essencial nas empresasEm todo tipo de negócio onde os
custos dos produtos e das vendas possam ser identificados e atribuídos aos
produtos, projetos ou serviços, a análise de margens é essencial. É fundamental
que a Direção da Empresa tenha relatórios que demonstrem margens por produto e
por cliente, logo nos primeiros dias subsequentes ao mês ter terminado. Até no
máximo até o quinto dia útil, após os meses terem sido encerrados as margens
obtidas devem ser disponibilizadas e analisadas pela Controladoria (FONSECA,
2014).
Segundo Fonseca (2014), as
margens devem ser comparadas com períodos anteriores e com os percentuais
planejados, ou seja aqueles que foram considerados nos orçamentos de vendas.
Acompanhar margens planejadas e comparar com as realizadas é função da
Controladoria. Se a margem considerada na Venda não se realiza é importante
entender o motivo.
Um dos indicadores importantes
para avaliar a margem de lucro bruto é o índice da margem de lucro bruto,
também conhecido como margem bruta. O site "The Strategic CFO" destaca
que "o índice da margem de lucro bruto, também conhecido como margem
bruta, é o índice da margem bruta expressa como um percentual das vendas. A
margem bruta, por si só, indica quanto lucro uma empresa obtém após pagar seu
Custo dos Produtos Vendidos. É uma medida da eficiência de uma empresa no uso
de suas matérias-primas e mão de obra durante o processo produtivo" (THE
STRATEGIC CFO, s.d.).
Segundo o mesmo site, a fórmula
da relação da margem de lucro bruto é "Margem de lucro bruto = lucro bruto
÷ receita total ou (receita - custo dos produtos vendidos) ÷ receita
total" (THE STRATEGIC CFO, s.d.). Quanto maior a margem de lucro, mais
eficiente é a empresa. Isso pode ser atribuído a um único produto ou a uma
empresa inteira.
As análises de Margens se dão em
vários níveis. Em primeiro lugar, temos o nível macro que equivale à margem
praticada na empresa toda. Segundo Gonçalves (2017), "o nível macro é o
resultado das decisões estratégicas da empresa, como precificação, mix de
produtos e estratégias de vendas" (GONÇALVES, 2017).
Após a análise em nível macro,
é possível realizar uma análise em nível micro ou analítico, onde é possível
obter detalhes de margens por produtos e por clientes através da funcionalidade
"Drill Down" ou "Drill Through". De acordo com Almeida e
Cunha (2014), "a análise de margens em nível micro é essencial para
identificar a rentabilidade de cada produto ou serviço oferecido pela empresa,
bem como identificar quais clientes estão contribuindo de forma mais
significativa para os resultados financeiros" (ALMEIDA; CUNHA, 2014).
Além desses aspectos, é
importante ressaltar que o acompanhamento das margens mensais apuradas por
clientes e produtos pode dar importantes pistas sobre o comportamento da área
de vendas, especialmente no que diz respeito a práticas inadequadas para fechar
metas. Em algumas empresas, é comum que a pressão por alcançar resultados leve
a comportamentos questionáveis por parte dos vendedores. Por exemplo, conceder
descontos excessivos ou oferecer prazos de pagamento muito longos apenas para
impulsionar as vendas e atingir as metas estabelecidas.
Trabalhei em uma empresa onde era praxe nos finais de ano oferecer
condições de descontos enormes e prazos de pagamento estendidos para empurrar
produtos aos clientes e, assim, bater as metas e receber os bônus. Essas
práticas, embora possam impulsionar as vendas em curto prazo, podem prejudicar
significativamente a margem de lucro da empresa a longo prazo.
Cabe à controladoria
acompanhar, analisar e detectar esses comportamentos inadequados, os quais, uma
vez identificados, devem ser relatados e, se possível, punidos. É importante
estabelecer políticas claras e éticas de vendas, alinhadas aos objetivos
financeiros da empresa, para evitar distorções na margem de lucro e garantir a
sustentabilidade do negócio.
Outro ponto relevante a ser
considerado na análise de margens é a inclusão de todas as verbas associadas
aos produtos, não apenas os custos de produção. Gastos com transporte,
comissões, verbas de marketing e até mesmo multas comerciais devem ser devidamente
contabilizados e levados em consideração nas análises de margens.
Conforme ressaltado por Almeida
e Cunha (2014), "uma análise completa das margens deve considerar todos os
custos e despesas relacionados aos produtos, garantindo uma visão mais precisa
da rentabilidade". Ignorar esses elementos pode levar a uma interpretação
distorcida da margem de lucro e dificultar a tomada de decisões estratégicas.
Em suma, a análise de margens
desempenha um papel fundamental na controladoria e na gestão financeira das
empresas. Ela fornece insights valiosos sobre a rentabilidade dos produtos e
serviços, permite identificar práticas inadequadas de vendas, e ajuda a tomar
decisões embasadas e estratégicas. Ao considerar todas as verbas associadas aos
produtos e identificar comportamentos inadequados, a empresa estará em melhor
posição para alcançar resultados financeiros sólidos e sustentáveis.
Referências:
- Almeida, M., & Cunha,
P. (2014). Contabilidade de Custos: Uma Abordagem Prática.
- Fonseca, A. (2014).
Contabilidade de Custos. Editora Atlas.
- Gonçalves, M. (2017).
Gestão de Custos e Formação de Preços. Editora FGV.
- The Strategic CFO. (s.d.). Gross Profit
Margin. Retrieved from https://strategiccfo.com/gross-profit-margin/
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