Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

sábado, 13 de maio de 2023

A controladoria nas Empresas com Múltiplas Filiais

Esta postagem é uma pequena parte do eBook PAPO DE CONTROLLER.

 A controladoria nas Empresas com Múltiplas Filiais

No contexto atual, as empresas se tornam cada vez mais globalizadas e complexas, com múltiplas filiais e subsidiárias. Isso implica na necessidade de implementação de procedimentos contábeis específicos entre as empresas que compõem um mesmo grupo, conhecidos como procedimentos intercompany. Segundo Câmara (2015), “os procedimentos intercompany visam garantir que as transações entre as empresas sejam realizadas de forma adequada, evitando problemas como falta de controle e prestação de contas”.

Além disso, a gestão regional de processos pode proporcionar sinergias importantes no caso de empresas com filiais em diferentes países. Contudo, essa abordagem exige um perfil profissional mais qualificado e com melhor poder de comunicação, de acordo com o estudo de Olmo (2018).

Por outro lado, a centralização de atividades pode ser uma estratégia adotada por algumas empresas, como exemplificado pelo caso da multinacional europeia mencionada anteriormente. Nesse caso, a central de computação da unidade brasileira era na Espanha e as operações de contas a receber e a pagar passaram a ser processadas nas Filipinas. Isso demonstra a complexidade envolvida na contabilidade de empresas multinacionais, que requerem uma gestão contábil especializada e atenta aos detalhes.

Portanto, é fundamental que as empresas com múltiplas filiais e subsidiárias adotem procedimentos contábeis específicos, visando garantir a adequada prestação de contas e controle financeiro. A gestão regional de processos e a centralização de atividades também podem ser estratégias interessantes, mas exigem profissionais altamente qualificados e uma gestão contábil especializada.

Referências: CÂMARA, Alexandre. Manual de contabilidade internacional: IFRS, US GAAP, BR GAAP e normas do Banco Central. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

OLMO, Alexandre. Contabilidade internacional: normas internacionais de contabilidade (IFRS) e sua adoção no Brasil. São Paulo: Atlas, 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM