Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

sábado, 18 de fevereiro de 2023

Working Capital - Capital de Giro

 

Working capital, também conhecido como capital de giro, é a quantidade de recursos financeiros disponíveis para financiar as operações diárias de uma empresa. Ele representa a diferença entre o ativo circulante (ativos que a empresa espera converter em dinheiro em curto prazo, geralmente em um período de um ano) e o passivo circulante (dívidas que a empresa deve pagar no curto prazo, também geralmente em um período de um ano).

O working capital é um indicador importante da saúde financeira de uma empresa, pois representa a capacidade da empresa de pagar suas contas diárias, comprar estoques e pagar seus funcionários. Quando o capital de giro é insuficiente, a empresa pode enfrentar dificuldades para pagar suas dívidas, comprar suprimentos ou pagar seus funcionários, o que pode levar a problemas de fluxo de caixa e comprometer a continuidade das operações.

Por outro lado, quando a empresa possui um capital de giro saudável, ela tem mais flexibilidade financeira para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades de crescimento. Por isso, é importante que as empresas monitorem de perto o seu working capital e adotem medidas para garantir que ele esteja sempre em níveis saudáveis. Isso pode incluir a adoção de medidas para aumentar a eficiência operacional, a redução de custos, o controle rigoroso das contas a receber e a otimização do gerenciamento do estoque, entre outras ações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM