Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Algumas RESPONSABILIDADES DO PLANT CONTROLLER

 

RESPONSABILIDADES DO PLANT CONTROLLER

Custos dos Produtos

Os custos dos produtos devem ser controlados de forma estratégica. Deverá haver maior ênfase para a gestão estratégica dos custos, o que implica em ter como foco a continua redução inteligente de custos através a aplicação das melhores técnicas e alternativas que minimizem os custos.

Especial atenção deve receber os custos de matérias-primas, embalagens e outros custos que são costumeiramente esquecidos pelos catedráticos e teóricos que não raro pouco conhecem da realidade do chão de fábrica das empresas.

Custos Ambientais

Esses custos formam uma nova categoria que precisa ser monitorada, entendida e sobretudo gerenciada de forma a minimizar o impacto ambiental. Indicadores de custos ambientais devem ser monitorados sistematicamente.

Análise de Rendimento

Essa análise diz respeito à relação entrada / saída ( input / output ) nas linhas de produção. A relação entrada / saida será traduzida como uma porcentagem sempre inferior a 100%. Monitorar essa relação é fator fundamental de controle de produtividade e otimização dos processos.

Utilização de capacidade instalada

A monitoração sistemática da utilização da capacidade instalada é outro fator chave para a eficácia das plantas industriais. Baixa utilização de capacidade implicará em custos fixos não remunerados e ineficiência na utilização dos recursos. Já utilizações de capacidade muito elevadas, ou próximas a 100% podem submeter os processos a riscos por não contar com um pulmão para compensar eventuais problemas ocorridos na produção.

Controle de Budget

As empresas devem manter estreito controle sobre os orçamentos, o que deve ocorrer a nível de conta, centro de custo, produto e outros diversos elementos. Deve-se também planejar indicadores diversos como IOE, Yield,  Utilização de capacidade e muitos outros indicadores não monetários de desempenho.

Plano de investimentos ( Capital Plan )

Empresas devem planejar seus investimentos detalhadamente, o que implicará em abrir os investimentos por categoria: aumento de capacidade, melhoria tecnológica, reposição, meio ambiente, etc.

Os investimentos devem ser listados separadamente. À medida que os investimentos forem sendo executados deve-se abrir um controle específico para cada um. Investimentos acima de um determinado valor deverão ser justificados mediante a preparação de um estudo de viabilidade econômica. Para o caso de investimentos estratégicos não haverá justificativa econômica.

Projetos e estudos de viabilidade econômica

Deverão ser executados conforme mencionado acima, ou sempre que uma análise detalhada precisar ser preparada para suportar certas decisões estratégicas.

Programas de Melhoria Contínua

Programas de melhoria contínua implicarão em identificar projetos onde potenciais melhorias puderem ser alcançadas. Para cada projeto um controle muito detalhado deverá ser feito e prestado conta sistematicamente, o que pode ser em períodos de 30 dias no máximo.

 

ERP´s- Eficácia na utilização dos ERPs

A eficiência na utilização dos sistemas integrados deverá ser assegurada. Para isso são recomendáveis revisões períódicas, auditorias de sistemas e consultorias deverão assegurar que os sistemas estão sendo eficazmente utilizados. A figura do Key User (Usuário Chave) é altamente recomentável.

Indicadores de desempenho KPI´s

Robert Kaplan questionado sobre a contabilidade do futuro respondeu que seria uma contabilidade de indicadores, e acrescento que nessa contabilidade as cifras serão consequências. Logo se quisermos controlar e atuar sobre as causas, devemos atuar sobre indicadores de desempenho. Para atuar sobre indicadores de desempenho é necessário monitorá-los continuamente, determinar metas estratégicas e trabalhar fortemente para alcançá-las.

Custos da Manutenção

Essa é uma área pouco explorada e que pode trazer enormes custos escondidos para as empresas. Muitas empresas têm enormes custos corretivos que poderiam ser muito menores se a empresa investisse adequadamente com custos preventivos e preditivos.

Inventários e Supply Chain

Os inventários precisam ser controlados de forma serem as diferenças eliminadas. Nos tempos atuais inventários gerais que servem para corrigir erros de um longo período já não fazem mais sentido. É necessário um sistema de inventário rotativo que assegure a exatidão diária dos estoques.

Assegurar eficiência em Supply Chain é tarefa essencial porém complexa. A controladoria de fábrica deverá monitorar e contribuir para isso.

 

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM