M&A - A Importância das Sinergias nos processos de M&A
Empresas que adquirem outras podem incorrer em basicamente dois tipos de Sinergias. Essas sinergias podem ser ofensivas e defensivas.
Sinergias Ofensivas
As sinergias ofensivas são aquelas decorrentes dos Clientes e Mercados de atuação das empresas (adquirente e adquirida ).
Sinergias Ofensivas podem ocorrer:
- Venda de Produtos da empresa adquirida nos mercados do adquirente.
- Venda dos Produtos da adquirente nos mercados da adquirida.
Exemplo: Compra da marca Cremogema pela Refinações de Milho Brasil.
A Refinações que vendia óleo Mazola, Maizena, Knorr dentre outros agregou uma enorme quantidade de clientes ao produto Cremogema, pois Cremogema passou a fazer parte da lista de preços das Refinações de Milho Brasil.
O aumento das vendas que ocorreu pelo fato do produto passar a ser oferecido para uma lista de clientes muito maior caracteriza um caso de Sinergia Ofensiva
Alguma sinergia também ocorreu pela base de clientes Cremogema que passou a adquirir a linha da RMB.
Este é um caso clássico de Aumento de Vendas por Sinergia.
Sinergias Defensivas
Sinergias Defensivas são decorrentes de estruturas que duas empresas apresentam em comum. Exemplo: A empresa adquirida possui um departamento de RH com 3 funcionários. A empresa adquirente incorporará à sua equipe de RH apenas uma pessoa, eliminando os cargos de 2 pessoas.
Os custos que seriam eliminados referente essas duas pessoas é um caso de Sinergia Defensiva.
Efeitos no Evaluation
Sinergias Ofensivas e Defensivas podem viabilizar a compra de uma empresa. Elas precisam ser muito bem identificadas e seus efeitos quantificados. Esses efeitos poderão ser considerados nos cálculos de Evaluation a serem efetuados pela adquirente.
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