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segunda-feira, 13 de junho de 2022

M&A - A Importância das Sinergias nos processos de M&A

M&A - A Importância das Sinergias nos processos de M&A 

Empresas que adquirem outras podem incorrer em basicamente dois tipos de Sinergias. Essas sinergias podem ser ofensivas e defensivas.


Sinergias Ofensivas

As sinergias ofensivas são aquelas decorrentes dos Clientes e Mercados de atuação das empresas (adquirente e adquirida ).

Sinergias Ofensivas podem ocorrer:

-  Venda de Produtos da empresa adquirida nos mercados do adquirente.

- Venda dos Produtos da adquirente nos mercados da adquirida.

Exemplo: Compra da marca Cremogema pela Refinações de Milho Brasil.

A Refinações que vendia óleo Mazola, Maizena, Knorr dentre outros agregou uma enorme quantidade de clientes ao produto Cremogema, pois Cremogema passou a fazer parte da lista de preços das Refinações de Milho Brasil.

O aumento das vendas que ocorreu pelo fato do produto passar a ser oferecido para uma lista de clientes muito maior caracteriza um caso de Sinergia Ofensiva

Alguma sinergia também ocorreu pela base de clientes Cremogema que passou a adquirir a linha da RMB.

Este é um caso clássico de Aumento de Vendas por Sinergia.


Sinergias Defensivas

Sinergias Defensivas são decorrentes de estruturas que duas empresas apresentam em comum. Exemplo: A empresa adquirida possui um departamento de RH com 3 funcionários. A empresa adquirente incorporará à sua equipe de RH apenas uma pessoa, eliminando os cargos de 2 pessoas.

Os custos que seriam eliminados referente essas duas pessoas é um caso de Sinergia Defensiva.


Efeitos no Evaluation

Sinergias Ofensivas e Defensivas podem viabilizar a compra de uma empresa. Elas precisam ser muito bem identificadas e seus efeitos quantificados. Esses efeitos poderão ser considerados nos cálculos de Evaluation a serem efetuados pela adquirente.







 

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