Project Accounting é um assunto pouco abordado na literatura brasileira. Pelo menos com enfoque mais prático e menos acadêmico.


Project Accounting – Contabilidade de Projetos

Efetivamente projetos precisam ter um bom controle e uma boa contabilidade, sem o que corre-se o risco de perder o controle sobre os gastos e sobre o andamento do projeto, além de podermos incorrer em contabilizações deficientes.

Empresas bem gerenciadas fazem um acompanhamento competente sobre os projetos, os contabilizam de forma correta e mantêm as contas reconciliadas.

Infelizmente algumas empresas acabam não controlando e contabilizando adequadamente os seus projetos  causando problemas e por vezes gerando ressalvas, ou quando menos graves, recomendações nos relatórios de auditoria.

Job Cost Accounting – Contabilidade por Ordem de Trabalho

A literatura internacional aponta o uso do Job Cost Accounting para o controle e contabilização de projetos.  O Job Cost Accounting consiste em criar um serie de relatórios de acompanhamento dos custos do projeto que devem ser apresentados comparativamente com os valores orçados.

O controle sobre projetos começa antes dos projeto ser iniciado e continua após o projeto ser concluído.

No controle contábil do Projeto uma ou mais contas contábeis deve ser aberta  para os projetos relevantes. Enquanto o projeto não for encerrado as contabilizações devem ocorrer em grupo de contas de Imobilizado em Andamento caso se trate de projeto de investimentos.


Caso se trate de Projetos de Produtos ou Serviços a serem vendidos os valores acumulados devem estar no grupo de estoques de produtos em processo, caso se trate bens em construção destinados à venda.

 

Exemplo de um relatório de acompanhamento de projeto:

Projeto referente – Bla – Bla _ Bla

Numero : XXXXXXXXXXXX

Conta Contábil:

Saldo do Projeto em :

Mês

Descrição

Valores

% de Execução

Data

Previsto

Real

Variação

Previsto

Real

Variação

set/14

1500

1200

-20%

8%

5%

out/14

1500

2000

33%

8%

8%

nov/14

1400

1350

-4%

7%

6%

dez/14

2000

1970

-2%

10%

8%

jan/15

1000

1599

60%

5%

7%

fev/15

1500

1433

-4%

8%

6%

Acumulado

8900

9552

7%

45%

40%

Total do Projeto

20000

24000

20%

100%

100%

Vejam que o relatório mostra que até a data houve um gasto acima de 7% do previsto, porem com um porcentagem de execução 5% inferior ao previsto.  O projeto tende a gastar mais e a demorar mais para ser concluído. Relatórios simples porem bem construidos e com números reconciliados são essenciais no controle contábil dos projetos.

Start Up do Projeto

Start up significa o projeto entrar em operação. Na fase de operação dos projetos é importante comparar os resultados do projeto com os resultados previsto que  normalmente  são considerados para efeito de elaboração da viabilidade econômica do projeto.

No Project Accounting para projetos significativos é recomendável que se abra uma conta contábil específica para cada projeto. Mensalmente deve-se reportar os débitos nessa conta, bem como avaliar a porcentagem de execução do projeto sempre comparativamente com números planejados.

Para grandes projetos é comum as empresas admitirem gerentes de projeto. Os gerentes dos projetos administrarão a execução dos projetos e terão responsabilidade para que os valores alcançados estejam próximos aos valores reais.

Para projetos de longa duração ( mais de 1 ano ) existem práticas específicas para reconhecimento das despesas e receitas, quando houver,  que normalmente é reconhecida de forma proporcional à porcentagem do projeto executada, além de também se responsáveis pelo  cumprimentos dos prazos e padrões de qualidade planejados.

Projetos podem assumir proporções enormes. Cito alguns casos: construção de um estaleiro, projetar e construir uma plataforma de petróleo ou até mesmo a construção de uma nova fábrica.

Incrível que alguns projetos dos quais ouvimos falar apresentarem desvios astronômicos. Boas empresas com gestão eficaz devem justificar cada ponto porcentual de desvio nos projetos.

Pontos de atenção nos projetos:

1- Reconhecimento das receitas do projeto conforme porcentual estimado de execução da obra no casio de projetos de longa duração ( mais de um ano ).

2- Contratos com terceiros contratados para execução do projeto

3- Fluxo financeiro do projeto

4- Faturamento do projeto

5- Start up do projeto

6- Conciliação das contas que o projeto envolve

7- Contratação de seguros

8- Análise de risco

9- Impacto em meio ambiente

10- Licenças e autorizações

11- Estudo de viabilidade econômica financeira

12- Contabilização envolvidas após finalização do projeto


13- Comprovação das premissas consideradas no projeto após projeto entrar em fase operacional.

14- Contratar fornecimentos de forma a evitar fraudes incluindo propinas e o outros favorecimentos.