Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

sábado, 18 de junho de 2022

CONVERTENDO BALANÇOS E DRE´s EM OUTRAS MOEDAS

Algumas empresas chegam a me contratar para fazer a conversão de seus Demonstrativos ( Balanço e DRE para outras moedas ), sendo na maioria dos casos para Dólar ou Euro.

Na postagem anterior expliquei que existem basicamente dois métodos para conversão de demonstrativos, sendo um de economias inflacionárias, mais complexo e trabalhoso e o método para conversão de demonstrativos de economias não inflacionárias.

Na outra postagem eu explico como diferenciar economias inflacionárias de não inflacionárias para efeito de conversão. O link segue abaixo.

A conversão de Demonstrativos para economias não inflacionárias que é o caso do Brasil segue o seguinte critério.

1- Todas as contas do Balanço exceto o Capital Social são convertidos pela taxa de venda do último dia ao qual o Balanço se refira. Por exemplo: na maioria dos casos 31 de Dezembro do ano a que se referir o Balanço. O porquê disso é devido aos valores do Balanço estarem refletindo a posição das contas no último dia do período reportado. O Capital Social é apresentado na taxa de dólar histórica de acordo com a formação do Capital Social. A Conta de Lucros Acumulados é fechada por diferença e irá absorver as variações cambiais que ocorrerem.

2- As contas de DRE são convertidos pelas taxas médias dos períodos a que se refiram. Eu prefiro usar uma taxa média para cada mês. Mas para uma conversão rápida é possível usar uma taxa média anual. Este último procedimento deve ser evitado caso haja sazonalidade na distribuição das Receitas e Custos durante os meses do ano.

3- Existe toda uma terminologia em Inglês para substituir os termos do Balanço e do DRE

Oportunamente mostrarei um exemplo numérico.


Vejam os links da primeira parte desta postagem

Conversão de Balanços - Como fazer?

Como obter taxas de conversão DOLAR e EURO.





 



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM