Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

segunda-feira, 21 de março de 2022

Custos de Importações requerem contabilizações e análises perfeitas.

.

Veja agora Como calcular e analisar custos de importação.


Custos de Importações requerem contabilizações e análises perfeitas






Trata-se de um processo complexo, que começa com um pedido ao exportador que emite uma fatura ( Invoice ). Para importar emite-se uma DI junto ao Banco Central e contrata-se um Despachante que cuidará de toda burocracia e trâmites da importação.

A maioria dos exportadores somente exportam se as mercadorias forem pagas antecipadamente. Dificilmente exportadores concedem crédito para seus clientes internacionais. 

Mas se você é cliente de uma empresa exportadora já há algum tempo, vale a pena tentar obter algum crédito ainda que seja parcial para o produto que está importando.

Cartas de Crédito também é alternativa aceita por muitos exportadores, mas elas têm um custo por isso é importante avaliar se vale a pena.

Também são concedidos adiantamentos aos despachantes aduaneiros que assessoram nos processos de importação para pagamentos dos diversos custos que são necessários aos desembaraços das mercadorias importadas

Esses pagamentos eu recomendo que sejam classificados como adiantamentos a despachantes de importações. Se for possível, o ideal é abrir uma conta analítica para cada processo de importação, no caso deles serem muito relevantes, ou ainda poderá ser aberto uma conta para cada Despachante, ou fornecedor que estiver vinculado às importações.

Lembrando que essas contas, de adiantamentos ou de importações em andamento, são transitórias e devem ser liquidadas assim que os processos forem concluídos, para isso devem ser reconciliadas tão logo os processos de importação sejam concluídos.

Não é aceitável carregar  nas contas comentadas grandes valores referentes pendências de processos não reconciliadas.

Quando a mercadoria desembarcar no porto ou aeroporto e ser desembaraçada pelo despachante,  correndo tudo bem, você receberá a mercadoria e documentação completa com todas os custos a serem considerados no cálculo de custos.  
Em seguida você precisa de um demonstrativo do Despachante detalhando todos os gastos ocorridos, assim como a Invoice do Produto, DI e todos os demais documentos envolvidos.

Um dos problemas nos cálculos dos custos das importações é o fato de alguns custos  não constarem no demonstrativo do despachante, sendo enviado posteriormente que leva a uma contabilização posterior gerando custos complementares.

Esse tipo de ocorrência atrapalha e os preços médios muitas vezes ficam distorcidos.

Uma boa prática é informar ao despachante que a comissão dele somente vai ser paga quando o último comprovante for enviado.

Abaixo segue figura com cálculo de custo de uma importação de um processo, lembrando que esses custos devem ser abertos por item.


Veja que os impostos recuperáveis entram na composição dos custos mas são destacados na penúltima linha reduzindo os custos totais. A recuperação dos impostos poderá variar se a opção for Lucro Presumido.

Essa planilha mostra o custo total de um processo de importação. Após ele ser feito caso a "invoice" tenha mais de um produto esses custos deverão ser distribuídos entre todos os produtos constantes na Invoice.

A maioria dos itens se distribui com base no valor, mas como no caso do imposto importação pode haver diferentes alíquotas entre os componentes de uma "invoice", por isso, é preciso tomar cuidado e analisar bem antes de fazer distribuição de despesas de forma proporcional.

Quando os custos da importação a nível total e a nível de produto estiverem prontos deve-se emitir uma nota fiscal de entrada que feche com o cálculo da importação Em seguida se dá a entrada nos estoques após a emissão da nota fiscal de entrada.

Processos de importação requerem uma boa contabilização e reconciliação de adiantamentos que normalmente são entregues ao despachante, bem como eliminação dos adiantamentos pagos aos exportadores.

Num sistema de custos que implantei ao dar entrada nos estoques os custos em FOB (Valor cobrado pelo Exportador ), Fretes e Demais despesas eram lançados separadamente, facilitando assim posteriores análises sobre cada uma dessas três categorias de custos. Isso permitia uma boa monitoração dos custos via sistema SAP, mas em outros sistemas pode ser possível parametrizar esse tipo de detalhamento.

Alguns custos de importação precisam ser monitorados e comparados com processos anteriores e a análise sistemática desses itens podem apontar para grandes variações.

Abaixo um exemplo simples de análise de Custo de Produto Importado. 
Vejam que o custo unitário total do produto aumentou 31%. O motivo do aumento foi a conta frete. O unitário FOB ficou constante e os demais custos unitariamente reduziram.

Áreas contábeis ou áreas de custos contábeis que não fazem esse tipo de análise não saberão justificar variações significativas nos custos.

Sistemas de Controle de Estoque que apenas registram os montantes também serão de pouca ajuda. 




Uma das maiores fontes de variações são os fretes marítimos e aéreos que ocorrem. Diferentes consolidações de cargas podem gerar diferentes custos, por outro lado, importações por via aérea devido a urgências por compras mal programadas ou outros motivos, podem fazer os custos explodirem

Custos das Importações requerem contabilizações e análises perfeitas. Muitas áreas de Custos e Departamentos de Contabilidade desconhecem os detalhes que geram grandes variações nesses Custos. Se os valores forem relevantes é preciso muito cuidado com esses custos.

Uma boa Planilha de Custos de Importações é essencial. Comparar diversos custos ao longo do tempo com detalhes contidos nas planilhas será necessário. Cuidado com Planilhas prontas pois devem ser definidas caso a caso.

Para formulação de preços use sempre o custo de reposição. Por exemplo: se você importou um produto com o dolar a $5,00 reais e hoje o dolar esta $5,50 você deverá corrigir os custos em pelo menos 10% mais outras variações que podem ter ocorrido, como por exemplo nos fretes marítimos ou aéreos.


Arilopessilva@gmail.com

Links úteis




 

Um comentário:

  1. 3. A Cia. Beta, fabricante de caixas, produziu 20.000 unidades no mês de início de suas atividades. Durante o período, foram vendidas 16.000 unidades ao preço de R$ 30,00 cada uma. Os custos e despesas da companhia, no referido mês, foram: Custos e despesas variáveis, por unidade:

    Custos e despesas fixos totais do mês:





    A companhia estima que os custos fixos não se alterem até o nível máximo de produção de 50.000 unidades.

    O lucro líquido do exercício, pelos sistemas de custeio por absorção e de custeio variável, respectivamente, em R$, equivale a

    a) ( ) 98.000,00 e 158.000,00.
    b) ( ) 21.600,00 e 160.000,00.
    c) ( ) 89.600,00 e 68.000,00.
    d) ( ) 23.600,00 e 2.000,00.
    e) ( ) 61.600,00 e 42.000,00.

    ResponderExcluir

VEJAM TAMBÉM