Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Controladoria de Fabricas - OEE (Eficácia Geral do Equipamento)

Está postagem é uma tradução livre do excelente link abaixo
OEE é um KPI super importante. OEE significa Overall Equipment Efficience.


Como esse KPI é a combinação de 3 indicadores é muito difícil obter uma pontuação alta do OEE e não raro se apuram índices inferiores a 50%
Empresas de Classe Mundial apuram seus OEE´s, cuja meta é a partir de 80%. O Aumento desses KPI implica em forte redução de Custos e o inverso é verdadeiro.

https://www.leanproduction.com/oee.html

Controladoria de Fabricas 

OEE (eficácia geral do equipamento)

OEE mede a porcentagem do tempo de produção planejado que é realmente produtivo. Muitas linhas de produção são apenas 60% produtivas, o que significa que há enormes oportunidades de melhoria.

·         O QUE É OEE?

OEE (eficácia geral do equipamento) é uma métrica de "melhores práticas" que identifica a porcentagem do tempo de produção planejado que é realmente produtivo. Uma pontuação OEE de 100% representa uma produção perfeita: fabricando apenas peças boas, o mais rápido possível, sem tempo de inatividade.

OEE é útil como referência e base para comparação:

·         Como referência, ele pode ser usado para comparar o desempenho de um determinado ativo de produção com os padrões do setor, com ativos internos semelhantes ou com resultados para turnos diferentes que trabalham no mesmo ativo.

·         Como linha de base, ele pode ser usado para rastrear o progresso ao longo do tempo na eliminação de resíduos de um determinado ativo de produção.


BENCHMARKS OEE

Portanto, como referência, o que é considerado um "bom" escore OEE?

·         Uma pontuação OEE de 100% é uma produção perfeita: fabricando apenas peças boas, o mais rápido possível, sem tempo de parada.

·         Uma pontuação OEE de 85% é considerada de classe mundial para fabricantes distintos. Para muitas empresas, esse é um objetivo adequado a longo prazo.

·         Uma pontuação de 60% no OEE é bastante típica para fabricantes distintos, mas indica que há espaço substancial para melhorias.

·         Uma pontuação de 40% no OEE não é incomum para empresas de manufatura que estão apenas começando a rastrear e melhorar seu desempenho de manufatura. É uma pontuação baixa e, na maioria dos casos, pode ser facilmente aprimorada por meio de medidas diretas (por exemplo, rastreando os motivos do tempo de parada e abordando as maiores fontes de tempo de inatividade - uma de cada vez).

Compare sua pontuação no OEE com os padrões do setor para fabricação discreta e busque resultados de classe mundial.

CALCULANDO OEE - SIMPLES

Então, como é calculada a pontuação do OEE?

Em termos mais simples, OEE é a razão entre o Tempo Totalmente Produtivo e o Tempo Planejado de Produção. Na prática, isso é calculado como:

OEE = Disponibilidade (%) x Desempenho (%) x Qualidade (%)

Vamos definir alguns termos:

·         Contagem Boa (peças fabricadas sem defeitos)

·         Tempo ideal de ciclo (o tempo teórico mais rápido possível para fabricar uma peça)

·         Tempo de produção planejado (o tempo total em que o ativo de produção está programado para produção)

·         Tempo totalmente produtivo (produzindo apenas peças boas, o mais rápido possível, sem tempo de parada)

CÁLCULO DE OEE - PREFERENCIAL

A maneira preferida de calcular o OEE é matematicamente equivalente à fórmula simples descrita acima, mas fornece uma compreensão muito mais rica dos resíduos no processo de fabricação, dividindo-os em três fatores de perda:

·         Perda de disponibilidade

·         Perda de desempenho

·         Perda de qualidade

OEE é a razão entre o Tempo Totalmente Produtivo e o Tempo Planejado de Produção. A perda de programação não está incluída nos cálculos do OEE, pois não há intenção de executar a produção.

Disponibilidade

A disponibilidade leva em consideração a perda de disponibilidade , que inclui todos os eventos que interrompem a produção planejada por um período de tempo considerável (geralmente vários minutos ou mais). A perda de disponibilidade inclui paradas não planejadas (como falhas no equipamento e falta de material) e paradas planejadas (como tempo de troca).

É calculado como a razão entre o tempo de execução e o tempo de produção planejado, em que o tempo de execução é simplesmente o tempo de produção planejado menos o tempo de parada:

Disponibilidade = Tempo de execução / tempo de produção planejado

Onde tempo de execução = tempo de produção planejado - tempo de parada

Atuação

O desempenho leva em consideração a Perda de desempenho , que inclui todos os fatores que fazem com que o ativo de produção opere menos que a velocidade máxima possível durante a execução (incluindo ciclos lentos e pequenas paradas).

É calculado como a proporção entre o tempo de execução líquido e o tempo de execução. Na prática, é calculado como:

Desempenho = (tempo ideal do ciclo × contagem total) / tempo de execução

O tempo ideal do ciclo é o tempo teórico mais rápido possível para fabricar uma peça. Portanto, quando multiplicado pela Contagem total, o resultado é Net Run Time - o tempo teórico mais rápido possível para fabricar a quantidade total de peças.


Qualidade

A qualidade leva em consideração a Perda de qualidade , que considera as peças fabricadas que não atendem aos padrões de qualidade, incluindo as peças que são posteriormente retrabalhadas.

É calculado como a razão entre o Tempo Totalmente Produtivo (apenas Good Count fabricado o mais rápido possível, sem tempo de parada) e o Net Run Time (tempo mais rápido possível para o Total Count). Na prática, é calculado como:

Qualidade = boa contagem / contagem total

OEE

O OEE leva em consideração todas as perdas (perda de tempo de parada, perda de velocidade e perda de qualidade), resultando em uma medida do tempo de produção verdadeiramente produtivo.

É calculado como a razão entre o Tempo Totalmente Produtivo e o Tempo Planejado de Produção. Na prática, é calculado como:

OEE = Disponibilidade × Desempenho × Qualidade

Se as equações de Disponibilidade, Desempenho e Qualidade forem substituídas na equação acima e reduzidas aos seus termos mais simples, o resultado será:

OEE = (Boa contagem × Tempo ideal de ciclo) / Tempo de produção planejado

Este é o cálculo mais simples do OEE descrito anteriormente. Com um pouco de reflexão, pode-se observar que multiplicar Boa Contagem por Tempo de Ciclo Ideal resulta em Tempo Totalmente Produtivo (fabricando apenas peças boas, o mais rápido possível, sem tempo de parada).

Produção perfeita

Antes, uma pontuação OEE de 100% era descrita como produção perfeita: fabricando apenas boas peças, o mais rápido possível, sem tempo de parada. Vamos amarrar essa noção de produção perfeita ao cálculo do OEE:

·         Fabricar apenas peças boas… significa um Índice de qualidade de 100%

·         O mais rápido possível… significa uma pontuação de desempenho de 100%

·         Sem parada… significa uma pontuação de disponibilidade de 100%

Trabalhar com exemplos do mundo real é uma ótima maneira de dominar o cálculo do OEE. Para obter exemplos, modelos, planilhas e outras ferramentas gratuitas, visite: www.oee.com/resource-center .

MÉTRICAS do chão de fábrica

O OEE é uma ótima ferramenta para gerentes, mas para funcionários do chão de fábrica pode ser um pouco abstrato. Os funcionários da fábrica terão melhor desempenho quando receberem objetivos em tempo real, de fácil interpretação e altamente motivacionais. Um bom exemplo de um conjunto eficaz de métricas do piso da fábrica é TAED:

·         Meta (uma meta de produção em tempo real impulsionada pela taxa de produção planejada)

·         Real (a contagem real de produção)

·         Eficiência (a razão entre o objetivo e o real; quanto tempo a frente ou atrás da produção está em execução em termos de porcentagem)

·         Tempo de inatividade (tempo de parada não planejado acumulado para o turno atualizado em tempo real; isso mantém um forte foco em uma importante área de melhoria acionável)

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM