Esta postagem é um tradução livre e automática do excelente site IDASHBOARDS conforme link abaixo:
Os diferentes tipos de DASHBOARDS FINANCEIROS e como usá-los
Painéis e Informações FINANCEIRAS
Não importa em que setor de negócios você esteja, o resultado final é provavelmente o KPI principal da sua organização. Embora as planilhas sejam uma ferramenta de longa data - senão icônica - usada por inúmeros profissionais e departamentos de finanças, elas não fornecem o insight acionável e a facilidade de uso que um painel financeiro pode fornecer.
Em resumo, um painel financeiro permite que as empresas e suas equipes financeiras rastreiem, analisem e compreendam o status financeiro e o desempenho de sua organização. Além disso, esse tipo de painel fornece uma camada de visualização de dados que as planilhas nunca poderiam contribuir, tornando mais fácil do que nunca rastrear margens de lucro, vendas, despesas e muito mais - tudo com detalhes nítidos.
5 tipos de painéis financeiros
Existem vários tipos diferentes de painéis financeiros. Cada tipo se concentra em uma área específica de análise, o que facilita a organização e a obtenção de insights acionáveis. Ao tentar compactar muitos KPIs financeiros em um painel, você pode acabar causando mais danos do que benefícios.
Alguns dos tipos mais comuns de painéis financeiros são lucros e perdas, gerenciamento de caixa, desempenho financeiro, análise de margem de lucro e painéis de contas a receber e a pagar. Dependendo do tamanho da sua organização e do escopo de suas metas, uma, várias ou todas essas variações podem ser benéficas para a sua organização.
Painel de lucros e perdas
Como o nome indica, um painel financeiro de lucros e perdas (ou P&L) é um relatório que resume a receita, as despesas e os custos adquiridos ao longo do ano fiscal. Na sua essência, uma declaração de resultados é bem-sucedida quando demonstra o seguinte:
Se a organização obteve ou perdeu receita ao longo do exercício
Por que o negócio ganhou ou perdeu dinheiro
Quais custos podem ser reduzidos para aumentar a margem de lucro, etc.
Em resumo, os painéis de resultados são muito mais que um extrato bancário; eles ajudam a alta gerência a encontrar novas maneiras de reduzir despesas desnecessárias e elevar os resultados. Alguns KPIs comuns para painéis de resultados incluem margem de lucro bruto, margem de lucro líquido, índices de despesas operacionais e margem de lucro operacional.
Painel de Gerenciamento de Caixa
Em vez de focar em onde as finanças chegaram no final de um período fiscal, os relatórios de gerenciamento de caixa destacam como é a situação atual do fluxo de caixa da empresa . Freqüentemente, esses painéis são mais úteis para determinar se a empresa pode pagar seus passivos e dívidas financeiras de curto prazo. Duas métricas importantes para os painéis de gerenciamento de caixa são:
Relação atual : como o golpe de caixa da empresa se compara ao dinheiro que deve a curto prazo, incluindo a liquidez da empresa.
Relação rápida : a capacidade da empresa de pagar dívidas de curto prazo, mas sem levar em consideração a liquidez.
Para a taxa atual e rápida da sua empresa, você deve ter uma taxa superior a 1: 1 para garantir que pode pagar suas obrigações. No final, o monitoramento do fluxo de caixa é uma das melhores maneiras de melhorar a saúde financeira da sua empresa. Ao comparar suas projeções com os resultados reais em um painel, é possível identificar rapidamente áreas que precisam de otimização.
Scorecard do CFO
Uma análise da margem de lucro ou scorecard do CFO extrai informações financeiras de todos os cantos da organização e cria um local simples e otimizado para gerenciar orçamentos e visualizar demonstrações de resultados. Também deve incluir informações de fluxo de caixa e detalhar o valor de ativos específicos.
O exemplo do painel acima permite que você avalie facilmente seus ativos, fluxo de caixa, passivos e demonstração de resultados reais em relação aos números previstos. Você também pode exibir o envelhecimento da AR e AP por território para diferentes intervalos de tempo, como semana até a data (WTD) e ano até a data (YTD). Clique aqui para interagir com este scorecard do CFO e aprender como criar um semelhante para sua organização.
Painel de Desempenho Financeiro
Os painéis de desempenho financeiro buscam fornecer uma visão de alto nível de como uma empresa deve gastar sua receita. Ele também destaca as principais métricas que influenciam o equilíbrio geral da organização. Quatro métricas úteis a serem incluídas são:
Retorno sobre ativos (ROA)
Índice de Capital de Giro (WCR)
Retorno sobre o patrimônio líquido (ROE)
Índice de Dívida-Patrimônio Líquido (DER)
Ao combinar essas quatro métricas, os usuários obtêm uma visão panorâmica do passivo de receita e das oportunidades de investimento - as chaves para monitorar o sucesso em tempo real da empresa.
Leia mais: 5 etapas simples para semear a estabilidade financeira (com dados)
Painel Contas a Receber e Contas a Pagar
Esse tipo de painel (também chamado de painel de AR & AP) ajuda a equipe financeira a especificar e entender a posição da empresa em termos de contas a receber e a pagar. Duas das métricas mais importantes para esse tipo de painel financeiro são:
Taxa de rotatividade de contas a pagar ou com que rapidez a empresa pode pagar fornecedores e outras contas / despesas gerais. Em resumo, essa métrica informa quantas vezes sua empresa pode pagar seus saldos ao longo de um ano ou outro período de tempo específico.
Taxa de rotatividade de contas a receber ou a rapidez com que uma empresa pode cobrar pagamentos devidos por clientes e / ou clientes. Essa métrica também mede a eficácia da empresa na concessão de crédito e o número de vezes que ela pode receber o pagamento durante um período específico.
Práticas recomendadas para painéis financeiros
Assim como qualquer outro painel de negócios, os painéis financeiros combinam a precisão dos dados com a beleza da visualização de dados. Um dos muitos benefícios da visualização de dados é que ela permite aos usuários mapear o desempenho de sua organização, além de destacar correlações ocultas entre métricas aparentemente não relacionadas.
Para fazer isso, no entanto, você precisará criar um painel limpo, simples e funcional. Aqui estão alguns princípios orientadores:
Conheça suas tabelas e gráficos. Escolher o gráfico ou gráfico correto pode parecer uma tarefa simples, mas é mais complicado do que simplesmente encontrar um gráfico com uma boa aparência. Estude suas métricas e identifique quais transmitem informações com mais eficiência.
Concentre-se na experiência do usuário. Tente remover o "intermediário" de ter que ler e compreender ativamente as informações - especialmente números. Ao se concentrar em remover o máximo de trabalho mental possível para seus usuários, você estará um passo mais perto de criar um painel que atinja seu objetivo final.
Não tenha medo do espaço negativo. Em outras palavras, evite um painel desordenado! A desordem torna desafiador para os usuários entender métricas e as distrair da narrativa abrangente de dados. Ao utilizar o espaço negativo em seu painel, você chamará a atenção para as métricas mais importantes.
Prática, prática, prática. Assim como a estratégia financeira da sua empresa, seu painel exige monitoramento e ajustes contínuos. Depois de iniciá-lo, reavalie sua eficácia após um período definido, como 30 dias. Continue esse ciclo para que seu painel não fique obsoleto e, em vez disso, cresça com sua empresa.
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