Para saber se sua empresa será afetada fale com o seu contador. Mas independentemente da sua empresa ser ou não afetada as informações necessárias ao Bloco devem ser asseguradas pelos processos, sistemas e controles que as empresas adotam.
Fato é que algumas Empresas terão sérios problemas pois o bloco K requer um controle de estoques muito bem operado incluindo a emissão e controle das Ordens de Produção!
Esse bloco implica no envio de arquivo eletrônico à Receita Federal com movimentação detalhada dos estoques da empresa incluindo ordens de fabricação para o que for produzido interna e externamente.
Empresas que não levam muito bem controlados os estoques e as ordens de fabricação terão sérios problemas em prover a informação e estarão passivas de fortes penalidades.
Muitas empresas vivem fazendo ajustes nos estoques, não controlam adequadamente as ordens de produção e possuem baixíssima acurácia em seus indicadores de estoques e produção.
Em muitas empresas existe uma cultura da falta de controle para com esses elementos e elas deverão fazer fortes correções em seus processos, introduziram boa práticas, fazerem treinamentos e até em último caso trocarem funcionários resistentes às mudanças inevitáveis.
É muito importante que as empresas comecem agora a atuarem para obter melhoria em seus processos e controles pois os ajustes necessários serão de difícil implementação e empresas que deixarem para última hora poderão ter sérios problemas.
Há algum tempo escrevi sobre este tópico no site, na época o Bloco K estava prestes a ser implementado, mas ele foi postergado por pressão dos empresários aos políticos.
Existe uma chance da vigência ser postergada. Mas acredito que a chance desta vez é menor. Mas recomendo fortemente que as empresas procurem obter eficácia e eficiência em seus processos independentemente de qualquer coisa. Pois trabalhar da forma correta e não aceitar "marteladas" e "erros grosseiros" nos controles dos estoques e ordens de produção é o melhor caminho.
Deixo alguns links cuja leitura poderão contribuir sobre o assunto e se precisarem qualquer suporte ou esclarecimento façam um contato através do email que também destaco ao final da postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário