OGSAM é uma metodologia muito interessante para se preparar o Plano Estratégico e o Plano de Negócios das organizações
Tive contato e treinamento com essa abordagem que é muito pouco difundida, mas usada em grandes empresas.
Assim como a análise SWOT o OGSAM é um acróstico , ou seja, cada letra corresponde a uma palavra em inglês.
O OGSAM ajuda na organização do Plano de negócios ao estabelecer uma sequência de passos a serem seguidos.
O OGSAM pode ser usado conjuntamente com a análise SWOT proporcionando um bom conjunto de informações relevantes.
A qualidade do Plano de Negócios depende do conteúdo e não existe SWOT ou OGSAM de torne bom um Plano de Negócios mal elaborado.
Vale lembrar que muitos Planos de Negocios pecam pelo excesso de informações e falta de foco e incapacidade de síntese do responsável pelo Plano.
Mas vamos ao que interessa, o que é o OGSAM?
Simplesmente um acróstico onde cada letra aponta para um elemento do Plano de Negócio:
O - Organization, ou a primeira parte do Plano de Negócios onde são explicitados os dados da organização sobre a qual se constroi o Plano. Nessa parte se inclui tudo que diga respeito à estrutura, quadro de colaboradores, unidades, produtos, mercados e todos os dados importantes relativos à organização.
G - Goals, ou a segunda parte do Plano onde se definem as metas. As metas devem ser mencionadas de forma comparativa com a situação passada e atual;
S - Strategies, parte do Plano onde são colocadas de forma muito ordenada as estratégias que são propostas para se atingirem as metas. Para a definição das estratégias recomenda-se que prepare uma análise SWOT detalhada. Definição de missão, valores também são elementos importantes para a construção das estratégias;
A - Actions, nessa etapa detalhamos as ações que serão consideradas para se alcançarem as estratégias. As estratégias são mais gerais, já as ações são detalhadas. Associadas às ações temos os KPI´s ou indicadores. Uma ferramenta como o BSC ( Balanced Score Card ) é uma excelente forma monitorar as metas estratégicas e os diversos KPI´s que a empresa irá escolher;
M- Matrix, nessa parte são detalhadas as matrizes com dados quantitativos diversos, incluindo quadros com desenvolvimentos numéricos em geral, gráficos, índices, etc. Os KPI´s entram nesta parte.
O OGSAM não limita nada e pode ser usado em combinação com outras abordagens, como a análise SWOT. A ordem pode ser diferente e dados da parte MATRIX podem estar distribuídos ao longo das diversas partes do plano.
Guardem e divulguem esse nome pois é uma abordagem bastante interessante e pouco explorada em cursos e escolas, todavia de conhecimento, domínio e uso das grandes organizações internacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário