Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

sábado, 4 de janeiro de 2014

Quer trocar de emprego?

Não gosto muito da expressão "sou daquele tempo", afinal estou com todo gás aos 59 aninhos e "corpinho" de 58 anos e meio. Lógico que em mais um ano vou poder estacionar o carro nas vagas especiais e ter atendimento preferencial para idosos.

Mas abrirei uma exceção e direi que sou daquele tempo em que se procurava emprego no "ESTADÃO DE DOMINGO" e de vez em quando para cargos de supervisão e gerência éramos contatados por algum headhunter.

Há uns 30 anos, era comum comprarmos o estadão e encontrar uns 3 cadernos bem grossos e recheados de empregos dos mais diversos níveis.  Dessa forma obtive varias colocações e dos meus 10 empregos, boa parte foi obtida dessa forma.

Me lembro também que principalmente nos primeiros empregos, cada troca representava uma evolução importante, o que possibilitou aos 30 anos já estar um posição gerencial. Isso hoje é comum, mas na época não era.

Mas vou direto ao assunto. Se está buscando um novo emprego, coloco para você algumas dicas e faço algumas observações:

1- Não troque seis por meia duzia. Se quer trocar de emprego, que a troca represente uma evolução profissional de fato;
2- Cuidado com esse sites que querem te tirar dinheiro, que falam que tem um milhão de empregos cadastrados. Cuidado com a balela dessa turma, caia fora, você não precisa dessa velha e antiquada forma de busca de emprego. O pior, se assinar um desses sites, eles te infernizarão a vida. Eles querem o seu dinheiro, fazem renovações automáticas. Caia fora que é fria.
3- Cadastre-se no Linkedin e construa uma rede de relacionamentos. Faça isso durante a vida profissional e não apenas no momento em que está buscando emprego.
4- Em vez de ficar perdendo tempo em Facebook, Twitter, participe de sites profissionais como o Linkedin, Administradores e outros. Mas se participar do Face e Twitter cuidado para não expor detalhes de sua vida que irão te prejudicar pessoalmente.
5- Uma das melhores formas de ser achado no mercado e fazer cadastro nos sites das empresas. Você nem precisa estar a procura de emprego para isso. Mas elabore uma lista de empresas onde gostaria de trabalhar e faça cadastros. Seja paciente e invista muitas horas nisso. O resultado pode ser animador.
6- Escolha empresas para trabalhar bem localizadas. Eu já tive a felicidade de trabalhar numa empresa ao lado da minha casa. Isso não tem preço e você poderá economizar horas de deslocamento. Empresas dão preferência a funcionários que residem perto. Então procure se beneficiar disso.
7- Planeje a troca de emprego com muita antecedência. Coloque um foco no emprego ideal e trabalhe para alcança-lo. O que você vai precisar para isso? Cursos, relacionamentos, experiência, etc.
8- Como está o seu Currículo? Vejam a minha postagem CUIDADO NA ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO. <=== Clique aqui
9- Enquanto busca outra colocação atue de forma profissional e seria no emprego atual e até se qualifique para promoções e melhorias dentro da empresa.
10- No dia a dia das empresas e nas entrevistas, vista-se e porte-se de forma adequada. Uma aparência relaxada é fator que poderá te prejudicar.
11- Não procure contatos antigos apenas quando estiver desempregado ou buscando emprego. Procure manter uma rede de bons contatos. Procure auxiliar e indicar bons profissionais que você conhece. Demonstre interesse pelos seus amigos. Parabenize-os nas promoções, apoiem e indiquem quando precisarem. Seja solidário.
12- Headhunters ainda são profissionais importantes. Mas os bons headhunters estão cada vez em menor número, então procure ter contato com bons headhunters. Nessa área o que constato é que as maiores empresas nem sempre são as melhores. O linkedin poderá auxiliar. Vejam esse link HEADHUNTERS QUASE NUNCA DÃO RETORNO

Muitas outras coisas poderão lhe ajudar na busca por empregos. Se você tiver algo a agregar manda para mim. Vamos melhorar essa lista juntos. Email =>  arilopes@folha.com.br


VEJAM :   COLETÂNEA DE POSTAGEM SOBRE LIDERANÇA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM