Quando se trata de análise de custos costumo recomendar o uso de uma regra 80 / 20, um pouco diferente da famosa regra 80/20 de Pareto.
Essa regra é simples, todavia é frequente não ser observada.
A regra implica em dedicarmos 80% do tempo disponível para analisar 80% por cento dos custos. Vou exemplificar: Trabalhei na Refinações de Milho Brasil, onde as matérias primas e embalagens de produtos como Maionese Helmanns, Sopa Knorr e outros produtos, representavam cerca 90% dos custos totais. Então, nada mais lógico do que dedicar proporção similar à gestão e análise de tais classes de custos.
No entanto, há uma dificuldade que consiste na carência de teorias e metodologias de análise de custos de materiais e de embalagens.
A grande maioria dos livros trata prioritariamente de custos de transformação, ou custos de processos, ou overheads, ou custos diretos e indiretos de fabricação que no fundo são a mesma coisa.
Empresas costumam montar sistemas complexos para controlar e alocar c
Mas por que será que os livros não ensinam como gerenciar e analisar custos de matérias primas e embalagens?
Talvez seja pelo fato de importante parte dos autores serem teóricos que não se aprofundam a realidade dos chãos de fábrica.
Eles preferem ficar falando de boas metodologias como ABC, UP, Target Costs, e outras. Eles passam batido pelos custos dos materiais e embalagens. Custos esses que em boa parte da empresas representam mais de 80% dos custos.
Existem outros custos super importantes e que também são poucos explorados na literatura acadêmica. Posso citar como categorias de importantes os custos de armazenamento e logística, custos de manutenção, custos com despesas ambientais e custos da não qualidade, dentre outros.
Mas como fazer a gestão dos custos dos materiais e de embalagem?
Em primeiro lugar é preciso considerar qual o tipo de empresa, pois cada empresa tem duas próprias características de utilização de matérias primas e embalagens.
Empresa químicas possuem características de consumo de matérias primas bem diferentes das empresas metalúrgicas.
Mesmo dentro de empresas do mesmo ramo, existem diferentes características a serem consideradas.
Algumas empresas químicas apenas fazem misturas, já outras fazem reações, ou seja, seus produtos passam por processos de reações químicas. Já dentro da categoria das metalúrgicas existem diversos tipo de produtos e cada tipo tem suas próprias características.
Há muito o que explorar, vou me aprofundar nos próximos tópicos. Para começar esteja ciente que para a gestão e análise dos custos mais representativos um estudo exploratório da literatura disponível tradicional poderá não acrescentar muito, sendo preciso ir mais a fundo.
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