A técnica do Benchmarking melhora o desempenho, identifica e aplica as melhores práticas demonstradas para áreas de operações e vendas. Gerentes ao comparar o desempenho de seus produtos ou processos externamente com os dos concorrentes e ao analisar empresa best-in-class ou ainda ao comparar com outras áreas dentro de suas próprias empresas que realizam atividades similares.
O objetivo do Benchmarking é encontrar exemplos de desempenho superior e entender os processos e práticas que conduziram a tal desempenho. Em seguida as empresas melhoram o seu desempenho, adaptando e incorporando essas melhores práticas em suas próprias operações, não imitando, mas inovando.
Metodologia
Benchmarking envolve as seguintes etapas:
- Selecione um produto, serviço ou processo para referência;
- Identifique as métricas-chave de desempenho;
- Escolha empresas ou áreas internas para referência;
- Coletar dados sobre o desempenho e práticas;
- Analisar os dados e identificar oportunidades de melhoria;
- Adaptar e implementar as melhores práticas, estabelecendo metas razoáveis e garantir a aceitação a empresa.
As empresas usam de Benchmarking para:
- . Melhorar o desempenho de Benchmarking identifica métodos para melhorar a eficiência operacional e design de produto;
- Entender a posição de custo relativo de Benchmarking revela a posição da empresa em relação custo e identifica oportunidades de melhoria.;
- Ganhar vantagem estratégica de Benchmarking ajuda as empresas a se concentrar em capacidades críticas para a construção de vantagem estratégica.;
- Aumentar a taxa de aprendizagem organizacional. Benchmarking traz novas idéias para a empresa e facilita a partilha de experiências.
Referências selecionadas
Produtividade americana e Quality Center. www.apqc.org
Bogan, Christopher E., e Michael J. Inglês de Benchmarking de Melhores Práticas:. Ganhando por adaptação inovadora. McGraw-Hill, 1994.
Boxwell, Robert J., Jr. de Benchmarking para a Vantagem Competitiva. McGraw-Hill, 1994.
Camp, Robert C. de Benchmarking: The Search for melhores práticas da indústria que conduzem ao desempenho superior. Produtividade. Press, 2006.
Camp, Robert C. de Benchmarking de Processos de Negócios: encontrar e implementar melhores práticas. American Society for Quality, 1995.
Coers, Mardi, Chris Gardner, Lisa Higgins, e Cynthia Raybourn. Benchmarking: um guia para sua viagem a melhor prática Processos. O Centro Americano de Produtividade e Qualidade, 2001.
Czarnecki, Mark T. Gerenciando pela medição: Como melhorar o desempenho da sua organização através de benchmarking eficaz. AMACOM, 1999.
Denrell, Jerker. "Viés de Seleção e os perigos de Benchmarking." Harvard Business Review, abril de 2005, pp 114-119.
Harrington, James H. O Guia de implementação completa Benchmarking:. Gestão de Benchmarking Total. McGraw-Hill, 1996.
Iacobucci, Dawn e Christie Nordhielm. "Benchmarking Criativo." Harvard Business Review, Novembro / Dezembro de 2000, pp 24-25.
. Reider, Rob Estratégias de Benchmarking: uma ferramenta para melhoria do lucro. John Wiley & Sons, 2000.
Stauffer, David. "É o seu benchmarking fazendo o trabalho certo?" Harvard Management Update, setembro de 2003, pp 1-4.
Zairi, Mohamed Benchmarking Melhores Práticas:. Aprendizado Contínuo Através de Inovação Sustentável. Butterworth-Heinemann, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário