Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Tópicos de Controladoria / parte 1 - A Contabilidade e a Controladoria. Uma introdução

Tópicos de Controladoria - Parte 1

A Contabilidade e a Controladoria / Uma Introdução



https://br.linkedin.com/in/ariovaldosilva  


Tópicos de Controladoria / parte 1 - A Contabilidade e a Controladoria. Uma introdução

Bem-vindo à primeira parte de nossos "Tópicos de Controladoria", uma jornada pelos fundamentos cruciais que moldam a gestão financeira nas empresas modernas. Nesta introdução, mergulharemos na relação intrínseca entre Contabilidade e Controladoria, explorando a evolução dessas disciplinas e destacando desafios e responsabilidades contemporâneos.

PALAVRAS CHAVE
  1. Contabilidade:

    • Descrição: Sistema de registro e controle de transações financeiras de uma empresa, fornecendo informações sobre sua saúde financeira e econômica.
  2. Controladoria:

    • Descrição: Função que evoluiu da contabilidade, envolvendo suporte à tomada de decisões, controle contínuo e adaptação às mudanças nos processos empresariais.
  3. Grupo Contábil:

    • Descrição: Equipe responsável pelo processamento de transações contábeis, exigindo funcionários bem preparados e atualizados com normas contábeis.
  4. Função Gerencial:

    • Descrição: Incorporação à contabilidade, ao longo do tempo, da função de suporte à tomada de decisões e controle contínuo para melhorias nos negócios.
  5. Ética Contábil:

    • Descrição: Preocupação com o comportamento ético dos profissionais contábeis, visando evitar influências indevidas e maquiagem de resultados financeiros.
  6. Alteração do Papel da Controladoria:

    • Descrição: Mudanças no ambiente de negócios que impactam o papel da Controladoria, destacando a multiplicidade de funções, incluindo serviços computadorizados.
  7. Competitividade e Rentabilidade:

    • Descrição: Crescente importância da análise da Controladoria em temas relacionados à competitividade e rentabilidade, como análise de preços e margens.
  8. Sistemas Integrados (ERPs):

    • Descrição: Ferramentas, como SAP e J.Edwards, que a contabilidade usa para registrar e controlar dados contábeis, sendo importante selecionar, implementar e operar adequadamente.
  9. Transações Virtuais:

    • Descrição: Atividades comerciais que ocorrem de forma eletrônica, exigindo preparação compatível com os tempos atuais, incluindo cobrança bancária e sistemas de troca eletrônica de dados.
  10. Transações Internacionais:

    • Descrição: Transações comerciais que envolvem dois ou mais países, trazendo complexidades contábeis, como apuração de ganhos e perdas com exportações e importações.
  11. Desafios do Grupo Contábil:

    • Descrição: Necessidade de deixar de ser introvertido, adaptar-se às mudanças nos processos empresariais e trabalhar com diversas partes da empresa.
  12. Papel do Controller:

    • Descrição: Profissional que gerencia atividades-chave na empresa, entrega demonstrativos financeiros em conformidade com normas contábeis e lidera uma equipe preparada.
  13. Ética no Papel da Contabilidade:

    • Descrição: Impacto da ética no orientar sobre aspectos éticos na empresa, destacando a importância do Controller seguir os mais elevados padrões éticos.
  14. Código de Ética:

    • Descrição: Conjunto de normas éticas que o grupo contábil e o Controller devem seguir para manter padrões éticos apropriados na empresa.
  15. Processos Empresariais:

    • Descrição: Mudanças nas operações da empresa que impactam a contabilidade, exigindo adaptação imediata nos processos de processamento de transações.

GRUPO CONTÁBIL

  • O grupo contábil processa transações para suportar a operação do negocio. 
  • O grupo deve dispor de um conjunto de funcionários bem preparados e capazes de liderar os processos relativos à gestão contábil. 
  • É requerido ao grupo capacidade de interagir com sistemas integrados e estar atualizado com as normas contábeis.

CONTABILIDADE DO PASSADO

Há algumas décadas a contabilidade se prestava basicamente para avaliação dos estoques e para controlar as principais contas contábeis, como por exemplo: Contas a Receber, Caixa, Ativos Fixos, etc.  

FUNÇÃO GERENCIAL

Com o passar do tempo a função contábil incorporou a função gerencial, que implica no suporte para tomada de decisões e no controle e melhoria continua do negócio. 

ORIGEM E EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE GERENCIAL

A contabilidade gerencial, apesar de ter suas raízes na contabilidade secular dos séculos XVI e XVII, teve seu surgimento como a conhecemos hoje no início do século XIX, impulsionada pela demanda por melhores informações pelas indústrias, principalmente as automotivas. Nesse contexto, a contabilidade de custos e controles de estoque mais elaborados foram desenvolvidos para atender a essa necessidade. Posteriormente, em meados do século XX, com o advento dos mainframes e sistemas integrados, a contabilidade gerencial deu um salto em termos de capacidade de processamento e integração de informações.

De acordo com o livro "Relevance Lost" de Robert Kaplan, a contabilidade gerencial passou por diversas fases de evolução, culminando na proposição de instrumentos de mensuração e avaliação de desempenho, tais como o Activity-Based Costing (ABC) e o Balanced Scorecard (BSC) 

1

. Esses instrumentos foram desenvolvidos em resposta à perda de relevância da informação contábil-gerencial e às novas demandas por informações impostas pelas mudanças no contexto empresarial.Um exemplo real desse surgimento pode ser observado na indústria automotiva, onde a necessidade de controlar e alocar custos de forma mais precisa impulsionou o desenvolvimento de sistemas de contabilidade gerencial. Além disso, a evolução da contabilidade gerencial ao longo do tempo pode ser ilustrada pelo uso crescente de indicadores não financeiros, como satisfação do cliente e tempo de ciclo, para medir o desempenho organizacional.Portanto, a contabilidade gerencial surgiu como resposta à necessidade crescente das empresas por informações mais precisas e relevantes para a tomada de decisões estratégicas, e sua evolução ao longo dos séculos reflete a constante busca por melhores práticas de gestão e medição de desempenho.Kaplan cita que a contabilidade do futuro será uma contabilidade de indicadores KPI’s, priorizando a mensuração e gestão do desempenho em diversos aspectos


NOVAS FUNÇÕES

Posteriormente passou a contabilidade a incorporar novas atividades principalmente em empresas  menores, exemplos abaixo::

          • Serviços Computadorizados;
          • Auditoria;
          • Gestão ou participação destacada no uso de ferramentas de otimização de processos e planejamento. Como por exemplo: Custos da Qualidade e Balanced Score Card.

MAQUIAR RESULTADOS

Por ser a contabilidade a área que deve registrar dados que atestem a saúde financeira e econômica da empresa, ela está passiva de receber influência de gerentes e diretores visando influenciar ou maquiar resultados, de forma a mostrar a coisa melhor do que ela realmente ocorre. 

ÉTICA E O COMPORTAMENTO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL

Há uma forte preocupação em como a ética determina o comportamento dos profissionais de contabilidade, e como o staff da Controladoria vê o seu papel dentro da organização.

ALTERAÇÃO DO PAPEL DA CONTROLADORIA

Anderson e Bragg (2004:3) ressaltam que a multiplicidade das mudanças no ambiente dos negócios tem alterado o papel da função da Controladoria. 

Exemplo disso diz respeito às funções relativas aos serviços computadorizados. 

==> Nas grandes empresas essa função não diz respeito à Controladoria. 

O conhecimento e o envolvimento do Controller nos assuntos relativos a sistemas computadorizados é de fundamental importância, tenha ele responsabilidade direta o não sobre tal área.

COMPETITIVIDADE E RENTABILIDADE

Cresce a importância da análise da Controladoria com relação a temas ligados à competitividade e rentabilidade. 

Atividades como análise de preços e de margens por produto, por cliente, por região, etc, ganham importância.

REGISTROS E CONTROLES EFICAZES

Determinação e revisão continua de custos planejados de novos produtos ( target costs ) , relato e análise de custos não relacionados a produtos, controle contábil de operações terceirizadas, gestão contábil financeira de um grande número de contratos são atividades que a contabilidade atual deve assegurar registros e controles eficazes.

SISTEMAS INTEGRADOS - ERPs

O staff contábil precisa agora saber como selecionar, implementar e operar softwares contábeis normalmente inseridos nos ERPs integrados. 
Os sistemas contábeis são as ferramentas que a contabilidade dispõe para registrar e controlar os muitos dados contábeis, mas sistemas são um meio e não o fim. Muitas empresas confundem isso e passam a gerir seus negócios em função dos sistemas integrados. Por outro lado, empresas investem fortunas em sistemas como SAP,  J.Edwards e outros, mas não raro os usam de forma incompleta.

TRANSAÇÕES VIRTUAIS 

Hoje muitas transações que ocorrem são virtuais e a área contábil deve controlar essas transações e assegurar que as empresas tenham os controles necessários. 
No passado os registros contábeis eram totalmente baseados em papéis, hoje as transações contábeis muitas vezes ocorrem virtualmente.  

Exemplo: Sistema de cobrança bancária e outros sistemas de troca eletrônica de dados ( EDI ) e sistemas que dispensam papel através de documentação digitalizada. Por isso o pessoal da área deve ter preparação compatível com a necessidade dos tempos atuais.

TRANSAÇÕES QUE ENVOLVEM DOIS OU MAIS PAÍSES 

O mundo dos negócios está mais internacionalizado. As transações que envolvem dois ou mais países ocorrem com grande intensidade. Isso tem trazido maior complexidade para as transações contábeis. 

É importante que a Contabilidade saiba: 

  • como apurar ganhos e perdas com exportações e importações (efeitos cambiais), 
  • trabalhar com cartas de crédito e operações de hedge que são instrumentos concebidos para reduzir o nível de risco com operações que envolvem moeda estrangeira, 
  • assegurar que adiantamentos para importação e cálculos de custos de importação e atribuição de valor contábil aos estoques importados estejam 100% corretos.

ECONOMIA NA BASE "PORCARIA" 

Algumas empresas reduzem funcionários que devem efetuar controles essenciais e os controles passam a ser mal ou até mesmo não executados. 
Essas empresas passam a reportar certos ganhos na gestão dos processos e escondem perdas enormes por eles estarem mal controlados. 
Tem se verificado muitas perdas em processos que dentre muitos outros itens podem envolver:

  • importações mal controladas, 
  • adiantamentos sem prestação de contas, 
  • custos de armazenagem pagos em excesso.

AUMENTO DA COMPLEXIDADE PARA A ÁREA CONTÁBIL

A existência atual de empresas com múltiplas subsidiárias e o intenso processo de fusões e aquisições trazem para a esfera contábil novas e complexas responsabilidades.

Empresas com múltiplas filiais requerem controles das transações entre empresas (inter-company ), 

Essas empresas também podem proporcionar sinergias importantes no caso de adoção de gestão centralizada de processos. 

GERÊNCIA CENTRALIZADA

Assim, é comum encontrarmos gerencias regionais em empresas com atuação em diversos países. 

A gestão centralizada facilita a padronização dos processos, mas exige um perfil profissional mais qualificado e com melhor poder de comunicação.


RESPONSABILIDADE DA FUNÇÃO CONTÁBIL

São diversas as responsabilidades da função contábil. Importante é se ter em conta que a função contábil deve se atualizar e acompanhar as necessidades de seu tempo. 

Muitas funções importantes hoje no passado não existiam, isso faz com que profissionais não versáteis que não se atualizam fiquem despreparados e passivos de substituição.

Anderson e Bragg (2004:4), separam as responsabilidades da função contábil em três grupos, a saber:

Responsabilidades da Função Contábil

      Responsabilidades Tradicionais:
  • Processamento do Contas a Pagar
  • Processamento do Contas a Receber
  • Processamento das transações que envolvem Ativos
  • Processamento das transações que envolvem Débitos
       Responsabilidades Novas
  • Transações com Permutas de bens ou serviços
  • Coordenação e consolidação da contabilidade das subsidiarias
  • Conversão de moedas
  • Análises de Margens
  • Análise de custos de não-produtos
  • Seleção, implementação, e operação de softwares contábeis e sistemas relacionados
  • Custos-Meta ( Target Costing )

      Novas Responsabilidades em empresas pequenas

  • Instalação e manutenção de sistemas de serviços computadorizados
  • Transações com Hedge e cartas de crédito
  • Auditoria Interna

A função contábil tem incorporado uma série de responsabilidades que faz dela uma parte integrante da organização. 


O GRUPO CONTÁBIL E O CONTROLLER

O grupo contábil frequentemente se vê envolvido com decisões relevantes, e o Controller como líder do grupo contábil frequentemente é chamado a sentar no comitê executivo da empresa para opinar sobre temas como:

  • fluxo de caixa, 
  • aquisições, 
  • preços 
  • e outros tópicos relevantes.

PROCESSOS

Uma importante área na qual o papel da contabilidade vem mudando diz respeito aos processos. 
Quando uma outra área da empresa muda, ela sofre mudança em seu processo, imediatamente a área contábil deve adequar essa alteração no sistema de processamento das transações com o fim de evitar erros. 

Exemplo: Uma área de manufatura passa a utilizar Just in Time ou um departamento produtivo terceiriza uma linha de produção completa. Quando correm mudanças significativas nos processos alguns controles precisam ser modificados, substituídos ou eliminados.

DESAFIO DO GRUPO CONTÁBIL

O desafio do grupo contábil consiste em deixar de ser um grupo introvertido que processa informações em papel ou virtuais para um grupo versátil que trabalhe com as diversas partes da empresa e que esteja disposto a modificar seus sistemas de forma a acomodar as necessidades dos outros departamentos conforme requerido atualmente no moderno ambiente onde os negócios ocorrem.


O Papel do Controller

O Controller é o profissional que gerencia uma serie de atividades chave na empresa, que monitora ativos e entrega demonstrativos financeiros, tudo isso em conformidade com os padrões exigidos nas normais contábeis vigentes e dentro das melhores regras de governança corporativa. Fator chave diz respeito a necessidade de ser o Controller preparado para exercer uma interação ampla com os vários departamentos da empresa.

Por outro lado, o Controller também tem  o papel fundamental de coordenar uma equipe capacitada e preparada para fazer face às modernas atribuições da função contábil e para dar suporte às áreas de negócio e outras áreas operacionais, na gestão da empresa.


Resumidamente, podemos destacar que o papel do Controller tem se expandido de um Contador voltado para atribuições básicas, para um profissional voltado para gerenciamento com habilidades interpessoais que o qualifica a interagir com outros departamentos, bem como gerenciar atividades de um crescente e bem preparado grupo de colaboradores. Desta forma o papel do moderno Controller requer pelo menos muita experiência em gerenciamento e amplo conhecimento contábil.


Impacto da Ética no papel da Contabilidade


O Controller e seu staff desempenham um amplo papel com relação à orientação sobre aspectos éticos na empresa. 

Se o Controller segue continuamente à pressões da direção da empresa para modificar ainda que minimamente as demonstrações financeiras, isso pode levar a mais e mais alterações. 

Outro exemplo pode ocorrer quando as normas relativas aos relatórios de despesas são frequentemente desacatadas, a não intervenção do Controller se configura em um grave problema de ética contábil.


Se o Controller não segue os mais elevados padrões éticos, o resto do grupo contábil não terá um líder para seguir. 

Não é suficiente apenas mencionar que os mais elevados padrões éticos devem seguidos, se tais padrões não estão bem definidos. 
Controller e/ou a Direção da empresa devem criar e cumprir um adequado código de ética.

PONTOS NOS CÓDIGOS DE ÉTICA

O GRUPO CONTÁBIL TEM UM AMPLO PAPEL DE REFORÇAR OS PADRÕES ÉTICOS NA EMPRESA. 
O CONTROLLER DEVE TER O MAIOR INTERESSE EM MONTAR UM CÓDIGO DE ÉTICA QUE O GRUPO CONTÁBIL POSSA ASSUMIR E ASSEGURAR DE FORMA A MANTER APROPRIADOS PADRÕES ÉTICOS.

Baseado em Anderson e Bragg (2004:7)


RESUMO

O texto "Tópicos de Controladoria - Parte 1 - A Contabilidade e a Controladoria: Uma Introdução" aborda a evolução da contabilidade e controladoria, começando pelo papel do grupo contábil. Destaca-se a necessidade de funcionários capacitados para liderar processos contábeis, interagir com sistemas integrados e manter-se atualizado com normas contábeis.

A contabilidade do passado limitava-se à avaliação de estoques e controle de contas contábeis essenciais. Com o tempo, incorporou a função gerencial, oferecendo suporte à tomada de decisões e ao controle contínuo e aprimoramento dos negócios. Empresas menores passaram a envolver a contabilidade em atividades como serviços computadorizados, auditoria e otimização de processos.

O texto alerta para a influência negativa na contabilidade, destacando a importância da ética e do comportamento dos profissionais contábeis. Anderson e Bragg indicam a alteração do papel da Controladoria, especialmente em relação aos serviços computadorizados, que nas grandes empresas não se relacionam diretamente com a Controladoria.

A análise da Controladoria ganha destaque na competitividade e rentabilidade, com atividades como análise de preços e margens. A contabilidade atual deve garantir registros e controles eficazes, abrangendo custos planejados, custos não relacionados a produtos e gestão contábil financeira de contratos.

A importância dos sistemas integrados (ERPs) é mencionada, enfatizando que eles são ferramentas, não o fim em si. Transações virtuais e internacionais representam desafios, exigindo preparação compatível com as necessidades atuais.

O aumento da complexidade para a área contábil é evidenciado pela existência de empresas com múltiplas subsidiárias e o processo de fusões e aquisições. A gestão centralizada pode oferecer sinergias importantes, mas requer profissionais qualificados.

O papel do Controller é destacado como gerente de atividades-chave na empresa, monitorando ativos e entregando demonstrativos financeiros em conformidade com normas contábeis. O Controller deve interagir com diversos departamentos e liderar uma equipe preparada.

O desafio do grupo contábil é deixar de ser introvertido, adaptando-se às mudanças nos processos empresariais. O texto encerra enfatizando que o papel do Controller expandiu-se para um profissional de gerenciamento com ampla experiência e conhecimento contábil.


Questões de Teste:

  1. Qual é a principal função do grupo contábil na operação do negócio?
    a) Desenvolver produtos
    b) Processar transações contábeis
    c) Gerenciar recursos humanos
    d) Criar estratégias de marketing


  2. O que a contabilidade do passado se limitava a avaliar?
    a) Tecnologia
    b) Estoques
    c) Recursos humanos
    d) Marketing


  3. O que a função gerencial incorporou à contabilidade ao longo do tempo?
    a) Controle de estoques
    b) Suporte à tomada de decisões
    c) Auditoria
    d) Serviços computadorizados


  4. Quais são exemplos de novas atividades incorporadas pela contabilidade em empresas menores?
    a) Avaliação de estoques
    b) Controle de contas contábeis
    c) Serviços computadorizados e auditoria
    d) Gestão de recursos humanos


  5. Por que a contabilidade está suscetível a maquiar resultados?
    a) Influência de profissionais de marketing
    b) Pressões da direção para mostrar melhores resultados
    c) Controle excessivo de estoques
    d) Desinteresse na ética contábil


  6. O que Anderson e Bragg destacam sobre a alteração do papel da Controladoria?
    a) Redução da importância da ética
    b) Aumento da influência da direção
    c) Multiplicidade de mudanças no ambiente dos negócios
    d) Estagnação na evolução da contabilidade


  7. O que não diz respeito à Controladoria nas grandes empresas, segundo o texto?
    a) Serviços computadorizados
    b) Auditoria
    c) Controle contábil de operações terceirizadas
    d) Análise de preços e margens


  8. O que ganha importância na análise da Controladoria relacionada à competitividade e rentabilidade?
    a) Controle excessivo de estoques
    b) Análise de preços e margens
    c) Influência da direção
    d) Desinteresse na ética contábil


  9. Quais são atividades que a contabilidade atual deve assegurar registros e controles eficazes?
    a) Marketing e vendas
    b) Custos planejados, análise de custos não relacionados a produtos
    c) Auditoria interna
    d) Desenvolvimento de produtos


  10. Por que as transações virtuais representam um desafio para a área contábil?
    a) Porque são raras
    b) Porque não exigem preparação
    c) Porque são baseadas apenas em papéis
    d) Porque requerem preparação compatível com os tempos atuais


  11. O que as transações internacionais envolvem, segundo o texto?
    a) Apenas um país
    b) Redução de funcionários
    c) Gerenciamento centralizado
    d) Complexidades contábeis


  12. Qual é o desafio do grupo contábil, conforme mencionado no texto?
    a) Manter-se introvertido
    b) Adaptar-se às mudanças nos processos empresariais
    c) Reduzir a interação com outros departamentos
    d) Ignorar a ética contábil





Controladoria - Seleção de Postagens







Ariovaldo Lopes da Silva – Mestre em Ciências Contábeis, Economista, Professor universitário por 20 anos e executivo de empresas por 40 anos

2 comentários:

  1. Professor, venha compartilhar seus conhecimentos e materiais com demais alunos no tutorium.com.br! ;)

    ResponderExcluir
  2. Bela iniciativa em colocar informações sobre esse assunto, espero que continue, meus parabéns! Estou em busca também em conteúdo para alimentar o meu blog de minha contabilidade, irei pegar esse artigo como inspiração. Obrigada. GK Contabilidade

    ResponderExcluir

VEJAM TAMBÉM