quarta-feira, 27 de junho de 2018

EVA e EBITDA . O que são e para que servem?


Esses dois termos representam abordagens essenciais nos cursos de Contabilidade Gerencial, Controladoria ou Planejamento Financeiro.

Contadores tradicionais ou cursos de Contabilidade Tradicional muitas vezes não dá prioridade para esses tópicos.

A Contabilidade Básica que é focada e registrar e publicar demonstrativos básicos raramente contempla esses três tópicos.

EVA




EVA é uma medida de geração ou destruição de riquezas.

Empresas com alto EVA são aqueles em que o retorno obtido supera o custo do capital, também chamada WACC. ( working average cost of capital).

O EVA corresponde ao Lucro Residual que é o Lucro Líquido Obtido descontado o custo do Capital  Próprio.

Lucro Residual é um conceito que precedeu ao EVA mas que é um conceito similar.

Se uma empresa obtêm 1 milhão de lucro é o custo do capital empregado é de 1 milhão o lucro residual ou EVA será ZERO.

Poderíamos ainda dizer que EVA positivo representa o excedente ao Custo do Capital e quanto maior for maior será a criação de riqueza por parte da empresa.

Vejam mais sobre EVA nos link abaixo
1- EVA  <<<<<  Clique

Exercício


O Valor Econômico Agregado (EVA), calculado pela diferença entre o lucro operacional e o custo de capital, é uma ferramenta utilizada para medir a riqueza criada pela empresa para os respectivos acionistas.
Considere que as informações a seguir foram extraídas das demonstrações financeiras de uma empresa hipotética.

Lucro operacional: $ 385.000
Capital de terceiros: $ 341.600
Capital próprio: $ 512.400
Custo de capital de terceiros: 10%
Custo de capital próprio: 15%

Com base no exposto, é correto afirmar que a riqueza criada pela empresa, medida pelo indicador de desempenho EVA, totalizou

a
$ 43.400


b
$ 127.000. 


c
$ 170.800. 


d
$ 273.980.


e
$ 469.000. 

Fonte do exercício: Questões de Concursos




2- 
EBITDA é um indicador muito utilizado sobretudo em empresas de capital aberto mas ele é muito útil em praticamente todas as empresas.


Vejam o Link acima sobre EBITDA e veja também uma publicação bem completa sobre esse indicador


O EBITDA representa a capacidade da empresa gerar caixa e até de criar valor.

Para se chegar ao EBITDA também é adicionado o Resultado Financeiro que corresponde às despesas financeiras deduzidas das receitas financeiras..

Vejam um exemplo de cálculo do EBIDA

EBIT ou Lucro antes do Imposto de Renda

+ Depreciações e Amortizações Líquidas

+ Despesas Financeiras Líquidas

= EBITDA

O EBITDA é um elemento essencial para cálculos de evaluation (avaliações de empresas). Outro uso nobre do EBITDA diz respeito à otimização desse valor cujo crescimento implicará diretamente no aumento do valor da empresa.

No mercado de M&A o EBITDA é essencial e ao lado "Evaluation " da empresa muitos negócios são fechados com bases em múltiplos de EBITDA

O EBITDA como indicador muitas vezes é criticado por não refletir uma adequada posição financeira, mas essa não é a sua finalidade principal. A contabilidade possui outras ferramentas para isso, mas como elemento de longo prazo ele é seguramente o principal indicador.

EBITDA é muito usado para compra e venda de empresas. No caso de venda é comum se efetuar o negócio baseado em um certo número de EBITDAs. Algumas negociações ocorrem com base em 5 ou mais vezes o valor do  EBITDA anual, dependendo de acordo entre comprador e vendedor.

Impressionante como a maioria dos escritórios de contabilidade não demonstram o EBITDA de seus clientes. Não importa que seja uma pequena empresa o EBITDA é um indicador de primeira grandeza. Ao comparamos o EBITDA com o Lucro Liquido antes do Imposto de Renda, podemos ter importante pistas sobre o negócio.

Questão :
Fonte: qconcursos

Julgue o item abaixo, relativo ao EBITDA (earnings before interest, tax, depreciation and amortization).

O EBITDA representa a geração de caixa operacional da empresa, ou seja, o montante de recursos gerados pela empresa apenas em suas atividades operacionais, após a subtração do efeito financeiro e de impostos.
Vejam também:



Nenhum comentário:

Postar um comentário