quinta-feira, 15 de março de 2018

Introdução do eBook Papo de Controller

Encontrem a seguir a Introdução  encontrada no eBook Papo de Controller

Maiores detalhes vejam vídeo ao final do eBook



INTRODUÇÃO

Este eBOOK / livro é diferente de tantos outros sobre Controladoria. Ele apresenta uma visão resultante de muito trabalho e muita vivência em médias e grandes corporações.
Este material reflete a experiência de 40 anos trabalhados em indústrias, em empresas de serviços e comerciais. São também 20 anos lecionando em Universidades e 7 anos de trabalho como Consultor e Palestrante.
Lecionei por quase 20 anos para turmas de Controladoria, Custos e Contabilidade Internacional, Análise de Balanços e Planejamento Financeiro e Orçamentário. Isso contribuiu para pesquisa e aperfeiçoamento dos conhecimentos e experiências proporcionados pela prática.
São mostradas abordagens fora da caixa e originais, e também comunico a respeito de práticas frequentes em grandes empresas internacionais, onde tive oportunidade de atuar.
Implantei algumas dessas práticas que foram adotadas como padrão mundial. Alguns exemplos dessas são práticas relacionadas a M&A ( Merges e Aquisições ) e adoção de boas práticas nas contas intercompany    (entre unidades do mesmo grupo ).
O objetivo é levar informações e dicas para que as áreas de controladoria das empresas sejam áreas fortes e não sirvam apenas como braço auxiliar da direção, que muitas vezes quer impor práticas não aceitáveis que confrontam as boas práticas e as  normas contábeis vigentes.
Em muitas empresas a figura do Controller nem existe. Já em outras, a figura existe mas o Controller não passa de um Contador experiente que ganhou um novo cargo mas não se livrou da postura de Contador tradicional.
Mas o fato de não existir a figura do Controller não implica em que as funções da Controladoria sejam observados de forma a assegurar ao negócio a melhor gestão contábil e financeira.
A Contabilidade tradicional é importante nas empresas e atende necessidades legais e funcionais. Mas um Controller tem responsabilidades muito mais abrangentes do que as responsabilidades do Contador tradicional, e em Papo de Controller isso será demonstrado ao longo dos capítulos.
Uma Controladoria forte requer um Controller competente e bem preparado para contribuir com informações e dicas valiosas além de uma equipe bem liderada e preparada para praticar das melhores práticas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário