SIGAM ESTE BLOG

sábado, 28 de novembro de 2015

Oportunidades em Época de Crise





Em épocas de crise consumidores muitas vezes rompem com padrão de consumo e começam a aceitar outras marcas que apesar de não terem a mesma qualidade das marcas tradicionais, também apresentam bom desempenho.

Algumas marcas alcançam liderança em seus setores e se posicionam com preços elevados e altas margens de lucro.

Ocorre que algumas marcas se pudéssemos mensurar verificaríamos que são 10 ou 20 % melhores que seus concorrentes. Mas custam 200%, 300% ou mais do que seus concorrentes.

Num dos segmentos onde atuei uma determinada cola líder de seu setor é um exemplo perfeito disso. Os concorrentes não conseguem uma participação significativa de mercado apesar de custarem um terço e terem uma qualidade apenas 5 a 15% inferior ao produto líder de mercado.

Vejam que um produto industrializado que é vendido para Distribuidores e posteriormente distribuído para pontos de vendas diversos que irão vender ao consumidor final poderá ter o preço final oferecido ao consumidor final por volta de até dez vezes o custo do produto. Nos Estados Unidos essa relação cai muito, mas no Brasil esse fator 10 vezes é bem frequente. Logicamente colabora para esse mark up imenso os altos e escorchantes impostos incluídos nos preços.

Então o que fazer?

Deve-se avaliar profundamente como entrar onde o produto mais caro se encontra e também como abordar o cliente ( go to market ). Considerar que a divulgação pela Internet e por outros canais pode ser uma alternativa.

Trabalhar para obter um nível de serviço excelente é um fator importante, pois é muito comum produtos mais baratos terem nível de serviço ao cliente péssimo.

Focar regiões específicas, fazer testes pilotos em algumas regiões e ir expandindo aos poucos. Trabalhando em grandes multinacionais presenciei lançamentos de produtos que não consideravam as mais básicas etapas de preparação, lançamentos, testes de mercados e outras ações essenciais. Muitos dos gênios de marketing achavam rótulos coloridos e bla-bla-bla eram suficientes. Talvez por isso, tanto dinheiro tenha sido desperdiçado com lançamentos de produtos que não deram certo.

Vejam que muitas coisas estão mudando e as marcas muito caras poderão perder parte de seu market share, mas para isso estratégias adequadas precisarão ser adotadas.

Estamos numa época muito propicia para trabalhar produtos que levem a uma mudança no comportamento do consumidor e produtos que nunca decolaram podem ter nesse momento suas grandes oportunidades.

Como consumidor eu já troquei uma cola cara por uma muito mais barata e praticamente igual a outra.

Na área de consultoria pequenas empresas lideradas por profissionais muito experientes podem representar uma grande vantagem do que contratar as BIG tudo. Digo Big tudo por que elas fazem de tudo. Auditoria, Consultoria, M&A, Planos de Sucessão em Empresa Familar, Headhunter, Tributária, Societária e muito mais.

Ao contratar um pequena empresa especializada você poderá ter um grande suporte, bem melhor do que contratar uma empresa muito mais cara, onde você fecha o negócio com o sócio, o gerente comparece no kick off do projeto e em algumas reuniões de acompanhamento. O supervisor acompanha e lidera um trabalho feito por um grupo de pica paus que preenchem formulários padronizados.

Como consumidores seja qual for o setor que precisamos utilizar é saudável analisarmos as alternativas e considerar mudanças nos hábitos dos consumidores. Como empresas precisamos avaliar se temos oportunidade de ser boas e novas alternativas ou se corremos o risco de sermos trocados por alternativa melhor.

De qualquer forma em tempos de crise nos tornamos mais criteriosos e seletivos. Ainda ontem fui tomar um café que é apenas razoável e o preço passou de 3,50 para 4,50 reais. 

Lógico que um real não mata ninguém, mas não acho justo um preço de 4,50 por um café razoável. Então a cafeteria perderá vários cafés com certeza.

É tempo de repensar como alcançar, manter e conquistar clientes e aumentos elevados embora justificáveis podem ser um tiro no pé.





Visitem o site da Alpha Premium  e se quiserem me adicionem no LINKEDIN   <= Clique para adicionar 

Contato: arilopes@alphapremiumconsultoria.com.br

Abaixo algumas das Nossas Palestras e Treinamentos - Grátis em sua faculdade de São Paulo




http://www.smamfitness.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

getsitecontrol

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

Palestras Controladoria custos Gestão liderança Consultoria marketing Contabilidade comportamento Controller Livros linkedin ética IFRS comunicação Normas Contábeis BSC Material de Controladoria Palestra RH planejamento planejamento estratégico postura sistemas de custos vagas CPC Crise Palestrante Plano de Negócios auditoria compliance facebook meio ambiente melhores práticas treinamento vendas Bain CRC Consultoria de Gestão ERP Ebook KPI Logística Mapa Estratégico codigo de ética consultor educação empregos estratégia funcionários lider processos proteção animal qualidade ABC Alpha Premium Ativos Fixos Balance Scored Card Bancos Brasil CFC CV CVM Comportamento Organizacional Controladoria de Negócios Controle interno Costs Custo ABC DRE Demonstrativos Financeiros EMPRESAS Editora Saraiva Emprego Estagiários FASB FIFA Futebol Interim management Internet Kaizen Marcas e Produtos Missão P&L Planning Qualitymark Redução de Custos SAP STF TCC Transfer Price Treinamentos Unidades de Negócio ações sociais best in class candidatos carreira contábil consultoria de custos consultoria financeira controle currículo definição de controladoria desempenho eficiência empreendedorismo estoques gerentes gestão estratégica headhunter inventários jovens profissionais lançamento lucro líder líderes motivação nível de serviço orkut presidente produtividade produto práticas contábeis recursos humanos redes sociais sistemas sustentabilidade talentos terceirização twitter valores youtube 11.638/07 11638 4 P´s 5 "S" ACCOUNTING Acurácia Adiantamentos Administração AlphaPremium Amazônia Anvisa Apple Ari Lopes Artigos. Palestras Assédio Moral Avaliação 360 graus Ayres Brito BB BLOCO K Bahia Bain Company Balanced Score Card Balanced Scorecard Banco do Brasil Blog Blog do Professor Ari Blogger Blogs do Ari Boite Bradesco Brazil Bullying Escolar Business CAMBIO CEO CNJ CPC 30 CPC PME Capacidade Ociosa Capex Carnaval Censura Cestos Champy Change Management Ciência/Tecn. Consulting Consultor Financeiro Contabilidade Estratégica. Balanço Patrimonial Estratégico. Contabilidade Internacional Contingências Controladoria estratégica Controle dos estoques Controles Cora Coralina Corrupção Créditos de carbono Custos industriais DL 6976 Dilma Dinossauros E-commerce EBITDA Ebooks Edelman Eficácia Emarketing Empresa de treinamentos Empresas feitas para vencer Estados Unidos Evitando contingências trabalhistas Excel Expedição FECOMERCIO FMCG Finanças Folha de São Paulo Forecast Fretes Gestão de Custos Gestão de pessoas Gestão interina Goobec Google Guru Haiti Hammer Headhunters INSS IPCA ISA ISO 9000 Indicadores de Desempenho Indicadores de produção Informação contábil Informática Injustiça Inovação Instituto Royal Integração Integridade Interino Itaú Jim Collins Jovens Juizes Kaplan Leader Liderados Liderança e Ética Lideres Links patrocianados Livro M&A Manuais de Procedimentos Melhores práticas em vendas Melhores práticas nos estoques Melhoria Contínua Melhoria con tínua Millennials NWC Negociação Norma Contábil Normas e Procedimentos Nutrição OGSAM Orçamento Orçamento doméstico PEC 231/95 PIB PME Palestrante Ari Palestrante Professor Palestras Liderança Palestras Ética Pessoas Peter Drucker Plant Controller Polícia Praça Preço Procedimentos Professor Ari Promoção Propostas de vendas QI RKW ROI Rec. Humanos Recursos Rede Gospel Reestruturação Financeira Relatórios Financeiros Rendimento Representação de vendas Resultados Revista Veja Rui Barbosa SBU SWOT Sales Santander Saúde Saúde Completa Seminário Sergio Cabral Sistemas de Custeio Startups Supremo Tribunal Federal TIR TV a cabo Terceirização. Termos em inglês Teóricos Trabalho Trote Universitári Trânsito UFSCar UN USP Unibanco União Européia Valor Justo Vídeo Wal-Mart Y admissões agência de empregos antiética apostila apostila de controladoria. Controle aquecimento global arquivo PDF arrogância atitude aumentos avaliação de desempenho balanços big brother biotecnologia blog do Ari blogs carne catástrofe cliente clientes comercio virtual competência competências compliance conduct code consultores consumidor consumo convergência convergênia copa 2014 cost accounting cotação crimes crédito custos de serviços código de ética deputados desemprego devastação dinheiro e sexo diretor presidente eleições empresa empresas globais energia ethics evaluation excelência feed back ferramentas de gestão fiscalização fluxo de caixa fontes renováveis formação de líderes fraud geraldo alckmin geração Y gerenciamento gerente gestor gestores gestão de pessoas gestão financeira globalização greenbuilding harmonização high potential importação inclusão indicadores indicaçoes informação integrity investidores juizo juros liminar management manual contábil marketing social mediação medidas corretivas menor infrator mercado de trabalho modelos de gestão moral mpréstimo. comportamento multinacionais mídia negócio próprio normatização obrigações fiscais operações oportunismo organização os 4 p´s padaria padre padrões intenacionais painél de controle palestras custos peopledoors perdas perfis performance pesquisa plano contábil plano de negócio população postagens povo prestação de serviço previdência social produtividade; indicadores de desempenho projetos projeções proteção animal. ratocorp re-engenharia refoma contábil regra contábil rentabilidade responsabilidade responsabilidade civil responsabilidade social reuniões rodeios senadores sistemas integrados sites suporte supremo terremoto unidade de negócio variedades vegetarianismo vegetariano venda