sexta-feira, 12 de outubro de 2018

A Matriz de Produto / Mercado de Ansoff


Para retratar estratégias alternativas de crescimento corporativo, Igor Ansoff apresenta uma matriz que é focada em produtos atuais e potenciais da empresa e nos mercados (clientes). Ao considerar maneiras de crescer através de produtos existentes e novos produtos, e em mercados existentes e novos mercados, há quatro possíveis combinações de produto-mercado.

 Matriz Ansoff é mostrada abaixo:

Ansoff Matriz

Produtos existentes
Novos produtos
Existente
Mercados


Penetração de mercado


Desenvolvimento de Produto
Novo
Mercados


Desenvolvimento de Mercado


Diversificação


A Matriz de Ansoff fornece quatro diferentes estratégias de crescimento:
  • Penetração de Mercado - a empresa procura alcançar crescimento com produtos existentes em seus segmentos de mercado atuais, com o objetivo de aumentar a sua quota de mercado .
  • Desenvolvimento de Mercado - a empresa busca crescimento, orientando seus produtos existentes para novos segmentos de mercado.
  • Desenvolvimento de Produto - as empresas desenvolve novos produtos voltados para os segmentos de mercado existentes.
  • Diversificação - a empresa cresce por meio da diversificação para novos negócios através do desenvolvimento de novos produtos para novos mercados.

Selecionando uma Estratégia de Crescimento do Mercado

A estratégia de penetração no mercado aproveita muitos dos recursos e capacidades existentes na empresa. Em um mercado em crescimento, simplesmente manter a quota de mercado resultará em crescimento, e podem existir oportunidades para aumentar a quota de mercado se os concorrentes atingirem limites de capacidade. No entanto, a penetração de mercado tem limites, e uma vez que o mercado se aproxima da saturação outra estratégia deve ser perseguida se a empresa deseja continuar a crescer.
 
Opções de desenvolvimento de mercado incluem a busca de segmentos de mercado ou regiões geográficas. O desenvolvimento de novos mercados para o produto pode ser uma boa estratégia se as competências essenciais da empresa  estão mais relacionados com o produto específico do que à sua experiência com um segmento de mercado específico. Porque a empresa está se expandindo em um novo mercado, uma estratégia de desenvolvimento de mercado normalmente tem mais risco do que uma estratégia de penetração no mercado.
 
Uma estratégia de desenvolvimento de produtos pode ser apropriado se os pontos fortes da empresa estão relacionados com seus clientes específicos e não ao produto específico em si. Nesta situação, ele pode alavancar seus pontos fortes através do desenvolvimento de um novo produto direcionado a seus clientes existentes. Similar ao caso do desenvolvimento de novo mercado, desenvolvimento de novos produtos tem mais risco do que simplesmente tentar aumentar a quota de mercado.

Diversificação é a mais arriscada das quatro estratégias de crescimento, uma vez que exige tanto de produto e desenvolvimento de mercado e pode estar fora das competências essenciais da empresa. Na verdade, este quadrante da matriz tem sido referido por alguns como a "célula suicida". No entanto, a diversificação pode ser uma escolha razoável se o alto risco é compensado pela possibilidade de uma alta taxa de retorno. Outras vantagens da diversificação incluem o potencial para ganhar uma posição em uma indústria atrativa e redução de risco global de negócios portfolio.

Leitura recomendada
Harvard Business Review sobre Estratégias para o Crescimento (Harvard Business Review Series)


Fonte: http://www.quickmba.com/strategy/matrix/ansoff/ 




              Adquira o EBOOK            
 PAPO DE CONTROLLER
200 páginas de material riquíssimo 
        Clique  na  figura  abaixo:       

Conheçam o Blog SAÚDE COMPLETA   < < < < Clique para acessar


Blog Saúde Completa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Controladoria Palestras custos liderança Consultoria Gestão Controller Contabilidade ética comportamento marketing Livros linkedin IFRS comunicação BSC Material de Controladoria Normas Contábeis Palestra RH compliance planejamento planejamento estratégico postura vagas CPC Crise Palestrante Plano de Negócios auditoria consultor empregos facebook meio ambiente melhores práticas sistemas de custos treinamento BLOCO K Bain Brazil Consultoria de Gestão ERP Ebook Gestão de Custos KPI Logística Mapa Estratégico PME TCC codigo de ética educação estratégia funcionários lider processos produtividade proteção animal qualidade vendas ABC Alpha Premium Balance Scored Card Bancos Blog Brasil CFC CRC CV CVM Comportamento Organizacional Consulting Controladoria de Negócios Controle interno Costs Custo ABC DRE Demonstrativos Financeiros EBITDA EMPRESAS EVA Editora Saraiva Emprego Estagiários FASB FIFA Futebol Indicadores de Desempenho Integridade Interim management Internet Kaizen Marcas e Produtos Missão P&L Planning Qualitymark Redução de Custos SAP STF Transfer Price Treinamentos Unidades de Negócio apostila de controladoria. Controle ações sociais best in class candidatos carreira contábil consultoria financeira controle currículo definição de controladoria desempenho eficiência empreendedorismo estoques evaluation gerentes headhunter jovens profissionais lançamento lucro líder líderes motivação nível de serviço orkut presidente produto práticas contábeis recursos humanos redes sociais sistemas sustentabilidade talentos terceirização twitter valores youtube 11.638/07 11638 4 P´s 5 "S" ACCOUNTING Acurácia Adiantamentos Administração AlphaPremium Amazônia Anvisa Apple Ari Lopes Artigos. Palestras Assédio Moral Ativos Fixos Avaliação 360 graus Ayres Brito BB Bahia Bain Company Balanced Score Card Balanced Scorecard Banco do Brasil Blog do Professor Ari Blogger Blogs do Ari Boite Bradesco Bullying Escolar Business CAMBIO CEO CNJ CPC 30 CPC PME Capacidade Ociosa Capex Carnaval Censura Cestos Champy Change Management Ciência/Tecn. Consultor Financeiro Contabilidade Estratégica. Balanço Patrimonial Estratégico. Contabilidade Internacional Contingências Controladoria estratégica Controle dos estoques Cora Coralina Créditos de carbono Custos industriais DL 6976 Dilma Dinossauros E-commerce Ebooks Edelman Eficácia Emarketing Empresa de treinamentos Empresas feitas para vencer Estados Unidos Evitando contingências trabalhistas Excel Expedição FECOMERCIO FMCG Finanças Folha de São Paulo Forecast Fretes Gestão de pessoas Gestão interina Goobec Google Guru Haiti Hammer Headhunters INSS IPCA ISA ISO 9000 Indicadores de produção Informação contábil Informática Injustiça Inovação Instituto Royal Integração Interino Itaú Jim Collins Jovens Juizes Kaplan Leader Liderados Liderança e Ética Lideres Links patrocianados Livro M&A Manuais de Procedimentos Melhores práticas em vendas Melhores práticas nos estoques Melhoria Contínua Melhoria con tínua Millennials NWC Negociação Norma Contábil Normas e Procedimentos Nutrição OGSAM Orçamento Orçamento doméstico PEC 231/95 PIB Palestrante Ari Palestrante Professor Palestras Liderança Palestras Ética Pessoas Peter Drucker Plant Controller Polícia Praça Preço Procedimentos Professor Ari Promoção Propostas de vendas QI RKW ROI Rec. Humanos Recursos Rede Gospel Reestruturação Financeira Relatórios Financeiros Rendimento Representação de vendas Resultados Revista Veja Rui Barbosa SBU SWOT Sales Santander Saúde Saúde Completa Seminário Sergio Cabral Sistemas de Custeio Startups Supremo Tribunal Federal TIR TV a cabo Terceirização. Termos em inglês Teóricos Trabalho Trote Universitári Trânsito UFSCar UN USP Unibanco União Européia Valor Justo Vídeo Wal-Mart Y admissões agência de empregos antiética apostila aquecimento global arquivo PDF arrogância atitude aumentos avaliação de desempenho balanços big brother biotecnologia blog do Ari blogs carne catástrofe cliente clientes comercio virtual competência competências compliance conduct code consultores consultoria de custos consumidor consumo convergência convergênia copa 2014 cost accounting crimes crédito custos de serviços código de ética deputados desemprego devastação dinheiro e sexo eleições empresa empresas globais energia ethics excelência feed back ferramentas de gestão fiscalização fluxo de caixa fontes renováveis formação de líderes fraud geraldo alckmin geração Y gerenciamento gerente gestor gestores gestão de pessoas gestão estratégica gestão financeira globalização greenbuilding harmonização high potential importação inclusão indicadores indicaçoes informação integrity inventários investidores juizo juros liminar management manual contábil marketing social mediação medidas corretivas menor infrator mercado de trabalho modelos de gestão moral mpréstimo. comportamento multinacionais mídia negócio próprio normatização operações oportunismo organização os 4 p´s padaria padre padrões intenacionais painél de controle palestras custos peopledoors perdas perfis performance pesquisa plano de negócio população postagens povo previdência social produtividade; indicadores de desempenho projetos projeções proteção animal. ratocorp re-engenharia refoma contábil regra contábil rentabilidade responsabilidade responsabilidade civil responsabilidade social reuniões rodeios senadores sistemas integrados sites suporte supremo terremoto unidade de negócio variedades vegetarianismo vegetariano venda