Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

A Matriz de Produto / Mercado de Ansoff


Para retratar estratégias alternativas de crescimento corporativo, Igor Ansoff apresenta uma matriz que é focada em produtos atuais e potenciais da empresa e nos mercados (clientes). Ao considerar maneiras de crescer através de produtos existentes e novos produtos, e em mercados existentes e novos mercados, há quatro possíveis combinações de produto-mercado.

 Matriz Ansoff é mostrada abaixo:

Ansoff Matriz

Produtos existentes
Novos produtos
Existente
Mercados


Penetração de mercado


Desenvolvimento de Produto
Novo
Mercados


Desenvolvimento de Mercado


Diversificação


A Matriz de Ansoff fornece quatro diferentes estratégias de crescimento:
  • Penetração de Mercado - a empresa procura alcançar crescimento com produtos existentes em seus segmentos de mercado atuais, com o objetivo de aumentar a sua quota de mercado .
  • Desenvolvimento de Mercado - a empresa busca crescimento, orientando seus produtos existentes para novos segmentos de mercado.
  • Desenvolvimento de Produto - as empresas desenvolve novos produtos voltados para os segmentos de mercado existentes.
  • Diversificação - a empresa cresce por meio da diversificação para novos negócios através do desenvolvimento de novos produtos para novos mercados.

Selecionando uma Estratégia de Crescimento do Mercado

A estratégia de penetração no mercado aproveita muitos dos recursos e capacidades existentes na empresa. Em um mercado em crescimento, simplesmente manter a quota de mercado resultará em crescimento, e podem existir oportunidades para aumentar a quota de mercado se os concorrentes atingirem limites de capacidade. No entanto, a penetração de mercado tem limites, e uma vez que o mercado se aproxima da saturação outra estratégia deve ser perseguida se a empresa deseja continuar a crescer.
 
Opções de desenvolvimento de mercado incluem a busca de segmentos de mercado ou regiões geográficas. O desenvolvimento de novos mercados para o produto pode ser uma boa estratégia se as competências essenciais da empresa  estão mais relacionados com o produto específico do que à sua experiência com um segmento de mercado específico. Porque a empresa está se expandindo em um novo mercado, uma estratégia de desenvolvimento de mercado normalmente tem mais risco do que uma estratégia de penetração no mercado.
 
Uma estratégia de desenvolvimento de produtos pode ser apropriado se os pontos fortes da empresa estão relacionados com seus clientes específicos e não ao produto específico em si. Nesta situação, ele pode alavancar seus pontos fortes através do desenvolvimento de um novo produto direcionado a seus clientes existentes. Similar ao caso do desenvolvimento de novo mercado, desenvolvimento de novos produtos tem mais risco do que simplesmente tentar aumentar a quota de mercado.

Diversificação é a mais arriscada das quatro estratégias de crescimento, uma vez que exige tanto de produto e desenvolvimento de mercado e pode estar fora das competências essenciais da empresa. Na verdade, este quadrante da matriz tem sido referido por alguns como a "célula suicida". No entanto, a diversificação pode ser uma escolha razoável se o alto risco é compensado pela possibilidade de uma alta taxa de retorno. Outras vantagens da diversificação incluem o potencial para ganhar uma posição em uma indústria atrativa e redução de risco global de negócios portfolio.

Leitura recomendada
Harvard Business Review sobre Estratégias para o Crescimento (Harvard Business Review Series)


Fonte: http://www.quickmba.com/strategy/matrix/ansoff/ 




              Adquira o EBOOK            
 PAPO DE CONTROLLER
200 páginas de material riquíssimo 
        Clique  na  figura  abaixo:       

Conheçam o Blog SAÚDE COMPLETA   < < < < Clique para acessar


Blog Saúde Completa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM