Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

sexta-feira, 29 de março de 2024

A defasagem dos sistemas de custos.

O setor de serviços tem se tornado cada vez mais importante na economia atual, o que demanda uma atenção especial para os custos de serviços prestados, gestão e controle nas empresas de serviços. No entanto, a literatura e os cursos na área de custos em muitas instituições estão defasados, uma vez que focam principalmente nos custos industriais. Embora algumas técnicas ainda sejam relevantes, muitas não acompanham as mudanças no mercado e nas empresas de serviços.

Entre os tipos de custos pouco considerados na literatura e cursos universitários de adesão, destacam-se os custos de produtos bancários, custos hospitalares, custos de serviços de consultoria, custos de distribuição e logística, custos de manutenção, custos industriais com ênfase em assuntos- primas e embalagens, custos do metro quadrado de um shopping center e custos da qualidade.

Os Custos Relacionados em Atividades, A Gestão Estratégica de Custos e o sistema de Custos Kaizen representam abordagens atualizadas e adequadas para o controle e gestão dos custos em diferentes tipos de empresa. 

A Gestão Estratégica de Custos enfatiza o uso das informações de custos para gestão e controle, enquanto os sistemas obsoletos priorizam a apuração dos custos, deixando de lado o uso dessas informações para fins estratégicos.

O sistema de custos Kaizen visa a eliminar desperdícios, reduzir custos e melhorar a eficiência de forma incremental e contínua. Ele envolve todos os membros da organização, desde a linha de frente até a alta administração, incentivando a participação de todos na identificação e implementação de melhorias.

Para gerenciar custos com foco em redução e otimização dos custos também vale a pena se aprofundar nos custos da qualidade.

Efetivamente a grande maioria dos sistemas contábeis de custos pouco contribuem para a gestão dos custos. É necessário ir além.

Perguntas:
Quais são os tipos de custos pouco vistos na literatura dos cursos universitários?
Quais são as abordagens atualizadas e adequadas para o controle e gestão dos custos em diferentes tipos de empresa?
O que é a Gestão Estratégica de Custos e qual é a sua ênfase?
Por que a literatura e os cursos na área de custos estão defasados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM