SIGAM ESTE BLOG

domingo, 11 de abril de 2010

A defasagem dos sistemas de custos.

O setor de serviços hoje movimenta parcela importante da economia, assim os custos de serviços prestados, a gestão das empresas de serviços e aspectos relacionados ao controle nas empresas de serviço devem ser fortemente focados pela Controladoria.


Na área de custos os cursos e os livros estão defasados, pois focam preferencialmente os custos industrias e enfatizam técnicas que precisam ser estudadas mas que deixaram de ser tão relevantes como há décadas, período em que as empresas industriais dominavam o mercado.  Abaixo destacamos diversos tipos de custos, boa parte deles não são ou são pouco abordados na literatura e nos cursos universitários de graduação.

Tipos de Custos::

 custos de produtos bancários;
 custos hospitalares;
 custos de serviços de consultoria;
 custos de distribuição e logística;
 custos de manutenção;
 custos industriais com ênfase para custos de materias primas e ambalagens;
 custos do metro quadrado de um shopping center;
 etc.


Em algumas faculdades encontramos alguns professores que ministram matérias como custeio RKW ou critérios de rateios por meses seguidos. Entendemos ser essa parte da contabilidade de custos historicamente importante, mas existentes diversos outros temas que deveriam ser mais enfatizados nos currículos universitários, mas não o são, a conseqüência é que saindo dos cursos de graduação os alunos deparam-se com práticas na vida real das empresas que não foram ou foram pouco exploradas nos currículos das faculdades. Lembramos que os Custos Baseados em Atividades e a gestão estratégica de custos representam a visão atual e, são ferramentas atualizadas e adequadas para o controle e gestão dos custos nos diversos tipos de empresa.

A gestão estratégica de custos prioriza a utilização das informações de custos para gestão e controle, enquanto os sistemas obsoletos priorizam a apuração dos custos colocando-se como prioridade o “como calcular os custos” e deixando de priorizar “o como utilizar informações relevantes de custos para gestão estratégica e controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

getsitecontrol

Loja Virtual de Moda Fitness

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...