Qual a diferença entre o valor econômico agregado (EVA) e o valor agregado de mercado (MVA)?
Por Chris Gallant
Tradução Livre do Original em Ingles: What's the difference between economic value added and market value added?
Existem inúmeras maneiras que os investidores e credores podem estimar o valor de uma empresa. Isso se torna cada vez mais importante para os indivíduos que buscam oportunidades de investimento em valor em pequenas e grandes empresas. As avaliações também podem ser usadas para determinar se uma empresa é um bom risco de crédito.
As métricas mais comuns usadas para determinar o valor de uma empresa incluem valor econômico agregado e valor agregado de mercado. No entanto, existem diferenças distintas entre essas duas estratégias de avaliação, e os investidores precisam estar cientes de como usar cada uma delas.
O que é valor econômico agregado?
O valor econômico agregado (EVA) é uma medida de desempenho desenvolvida pela Stern Stewart & Co. (agora conhecida como Stern Value Management) que tenta medir o verdadeiro lucro econômico produzido por uma empresa. É freqüentemente também chamado de "lucro econômico" e fornece uma medida do sucesso econômico (ou fracasso) de uma empresa ao longo de um período de tempo. Essa métrica é útil para investidores que desejam determinar quão bem uma empresa produziu valor para seus investidores, e ela pode ser comparada com os pares da empresa para uma análise rápida de quão bem a empresa está operando em seu setor.
O lucro econômico pode ser calculado tomando-se o lucro operacional líquido após a tributação de uma empresa e subtraindo-se dele o produto do capital investido da empresa multiplicado pelo seu custo percentual de capital.
Por exemplo, se uma empresa fictícia, a Tequila Company (CTC) da Cory, tivesse um lucro operacional líquido de US $ 200.000 em 2017 e investisse US $ 2 milhões em um custo médio de 8,5%, o lucro econômico da CTC seria computado em US $ 200.000 - ( US $ 2 milhões x 8,5%) = US $ 30.000.
Esses US $ 30.000 representam um valor equivalente a 1,5% do capital investido da CTC, fornecendo uma medida padronizada para a riqueza gerada pela empresa, além do custo de capital durante o ano.
Além disso, o EVA leva em consideração o custo de oportunidade de investimentos alternativos, enquanto outras técnicas de avaliação não. A rentabilidade de uma empresa pode ser avaliada pelo cálculo do EVA, pois seu foco está na lucratividade de um projeto de negócios e, portanto, na eficiência do gerenciamento da empresa.
O que é valor agregado de mercado?
O valor de mercado adicionado (MVA), por outro lado, é simplesmente a diferença entre o valor de mercado total atual de uma empresa e o capital contribuído pelos investidores (incluindo acionistas e obrigacionistas). É normalmente usado para empresas que são maiores e publicamente negociadas. O MVA não é uma métrica de desempenho como o EVA, mas sim uma métrica de riqueza, que mede o nível de valor que uma empresa acumulou ao longo do tempo.
Como uma empresa tem um bom desempenho ao longo do tempo, ela reterá ganhos. Isso melhorará o valor contábil das ações da empresa, e os investidores provavelmente aumentarão os preços dessas ações na expectativa de lucros futuros, fazendo com que o valor de mercado da empresa aumente. Quando isso ocorre, a diferença entre o valor de mercado da empresa e o capital contribuído pelos investidores (MVA) representa o excesso de preço que o mercado atribui à empresa como resultado dos sucessos operacionais anteriores.
Ao contrário do EVA, o MVA é uma métrica simples da capacidade operacional de uma empresa e, como tal, não incorpora o custo de oportunidade de investimentos alternativos.
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