quinta-feira, 10 de maio de 2018

O que é taxa Selic?

O que é a taxa Selic?

Selic é a taxa básica de juros da economia.

É o principal índice que baliza as taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras no Brasil. A sigla Selic é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia, um sistema utilizado pelo governo para controle de emissão, compra e venda de títulos públicos, além de controle da inflação.

Segundo o Banco Central, para calcular a taxa são considerados "os financiamentos diários relativos às operações registradas e liquidadas no próprio Selic e em sistemas operados por câmaras ou prestadores de serviços de compensação e de liquidação". Em outras palavras, o valor é obtido pelo cálculo da taxa média ponderada dos juros praticados pelas instituições financeiras.

Mas vejamos a Definição do Bco Central.


Define-se Taxa Selic como a taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos federais. Para fins de cálculo da taxa, são considerados os financiamentos diários relativos às operações registradas e liquidadas no próprio Selic e em sistemas operados por câmaras ou prestadores de serviços de compensação e de liquidação (art. 1° da Circular n° 2.900, de 24 de junho de 1999, com a alteração introduzida pelo art. 1° da Circular n° 3.119, de 18 de abril de 2002).

Fonte: http://www.bcb.gov.br/htms/selic/conceito_taxaselic.asp?idpai=SELICTAXA



O Governo faz uso da Selic para compra e venda de títulos públicos. Isso gera todo um efeito na economia sobre a taxa de juros praticada. 


No entanto, existe uma diferença enorme entre a taxa básica de juros definida pelo Bco Central para a taxa real praticada na economia.  Os bancos praticam juros muito mais altos que a Selic pois adicionam à Selic "spreads" altíssimos. Segundo a definição do Banco Central do Brasilspread é a diferença entre a taxa de empréstimo e a média ponderada das taxas de captação de CDBs (certificados de depósito bancário).




Por que a Selic vive mudando?



O Bco Central usa a Selic para influenciar na Economia. As reduções frequentes que vem ocorrendo visam reaquecer a economia.


- A Selic também ajuda a controlar a entrada de investimentos estrangeiros no Brasil. Quem investe em títulos brasileiros lucra com aqueles que têm juros altos, o que faz entrar mais dinheiro no país. 


 Fonte https://gauchazh.clicrbs.com.br/


Normalmente aumentos da Selic visam conter a inflação.


Devido a inflação estar super baixa e à economia ainda estar abaixo do esperado estamos com a menor Selic dos últimos anos.


A Taxa Selic também influencia na entrada e na saída de Dólares no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário