Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

sábado, 16 de abril de 2022

BSC - Balanced Scorecard - Entendendo o Mapa Estratégico


O Balanced Scorecard ( BSC ) é uma ferramenta tão boa que uma breve análise do Mapa Estratégico nos remete a uma visão completa da empresa representada pelas suas Metas Estratégicas e o grau de qualidade na gestão desses objetivos.

O que é um Mapa Estratégico ( Strategy Map )?

Mapa Estratégico é uma especie de Dash Board do Balance Scored Card, Ele resume toda a ferramenta e assim como um painel de avião nos mostra como está o voo da empresa em sua rota rumo ao Bom Desempenho. É seguramente a melhor ferramenta que já criada para gestão de indicadores.

COMUNICAÇÃO

Em primeiro lugar é necessário entender que o Mapa Estratégico deve ser efetuado e afixado nas paredes e ser fortemente difundido para todos os níveis da empresa. Isso propiciará alta dose de transparência e conhecimento dos objetivos, metas e indicadores que a empresa utilizada, além de também mostrar o nível de qualidade no atingimento desses indicadores através das cores do semáforos ( traficc lights ). Para uma melhor comunicação recomenda-se treinamento de lançamento da ferramenta e treinamentos periódicos visando a otimização dos resultados alcançados.

QUATRO GRUPOS DE INDICADORES / METAS ESTRATÉGICAS

O BSC agrupa e demonstra indicadores em  diferentes grupos. Na parte superior temos os indicadores financeiros, depois são apresentados os grupos Cliente / Mercado, Processos Internos e na Base do Mapa temos a parte referente os Recursos Humanos, denominado na figura acima como Potencial Humano. Para cada um desses grupos devem ser escolhidos poucos indicadores que 

METAS ESTRATÉGICAS / Indicadores Chave de Desempenho ( KPI´s)

Para cada grupo devem ser escolhidas entre duas a quatro Metas Estratégicas. Não recomendo mais do que quatro e ainda recomendo que pequenas e médias empresas utilizem as Metas Estratégicas que considerei na figura acima, pois elas sintetizam as principais necessidades estratégicas da maioria das empresas. Vejam que para cada uma das Metas Estratégicas serão associados Indicadores Estratégicos, podendo para cada Meta Estratégica serem associados um ou mais indicadores chave para o bom desempenho da empresa refletido nas Metas Estratégicas.

Observação: O termo KPI significa " Key Performance Indicator " cuja tradução indicador chave de desempenho

Associando METAS ESTRATÉGICAS com Indicadores Chave de Performance ( KPI´s )

Como devemos definir os KPI´s ?

Vou dar um exemplo: Vejam no Mapa Estratégico da figura acima a Meta Estratégica Execução Eficaz no grupo de Processos. Para cada Meta Estratégica o objetivo é alcançarmos a Cor Verde que significa pleno alcance da Meta esperada.

A questão é: Como alcançar Execução Eficaz nos Processos Internos?
Para qualquer tipo de negócio uma execução eficaz  nos processos internos irá se refletir num serie de indicadores. Caberá aos coordenadores do BSC identificar os indicadores chave de desempenho da Meta Estratégica. Suponha que estamos focando uma empresa industrial com produtos sob encomenda. Os KPI´s poderiam ser: 1- Projetos concluídos no prazo e no custo planejado 2- Nível de retrabalho e recuperação abaixo de 1% e 3- OEE acima de 80%.

Observação: OEE é talvez o principal índice para indicar a execução eficaz nos processos das empresas. Ele é a combinação de 3 outros índices.





arilopes@folha.com.br     (11) 97227.7471  Whats App



Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM