Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

terça-feira, 19 de março de 2024

Otimize os Custos - com Cálculos e Melhorias nos Rendimentos de Produção (Yield Production )


Otimize os Custos - com Cálculos e Melhorias nos Rendimentos de Produção (Yield Production )  


Rendimento de Produção ( Production Yield ) é um dos principais indicadores que determinam os custos dos produtos processados.

O rendimento é um indicador que muitas vezes as áreas contábeis não focam, mas os engenheiros e outros profissionais da produção conhecem mas nem sempre analisam suficientemente, pois esse indicador é como um raio X que reflete efetivamente o bom e o mau aproveitamento obtido na utilização dos insumos consumidos nos processos produtivos.

O conceito é simples, Rendimento é o índice resultante entre o que entra e o que sai de um processo produtivo. Em outras palavras, é o resultado da relação input / output dos processos produtivos.

Rendimentos de produção são úteis em empresas químicas, alimentícias, metalúrgicas  e em outras empresas onde as materiais primas são utilizadas e no final do processo obtêm-se um produto processado. As perdas tangíveis e intangíveis devem ser avaliadas, valorizadas e entendidas.


PERDAS TANGÍVEIS E INTANGÍVEIS

Perdas tangíveis são aquelas que podemos literalmente pegar e ver, são alguns exemplos: scraps, rebarbas, aparas, lotes refugados, etc.

Perdas intangíveis são aquelas que desaparecem através dos processos produtivos. Elas podem ser evaporadas, gaseificadas, escoadas juntamente com resíduos industriais, etc.

Cada tipo de processo produtivo precisa ser exaustivamente analisado e potenciais perdas tangíveis e intangíveis precisam identificadas e sistematicamente medidas e avaliadas.

EXEMPLO DE RENDIMENTO

Um exemplo muito simples que costumo utilizar é o exemplo de uma fábrica de bolos. Para fazer mil quilos de bolo uma empresa gasta por exemplos 1200 kilos de produtos. Durante o processo de transformação são perdidos de alguma forma 200 quilos, o que ocorre através do processo de evaporação, de perda de uma parte que fica grudado na forma, etc. Inclui-se também nessa perda eventuais fornadas perdidas por queima caso ocorra. Neste caso o rendimento será:

INPUT = 1200     OUTPUT 1000   Rendimento 1000/12000 = 83%

Vejam que é um conceito bem simples.


O acompanhamento sistemático desse indicador deve ser priorizado. No entanto, as área contábeis de custos focam mais as consequências, que são os custos finais do que nas causas que estão por trás de queda dos índices de rendimento.

RENDIMENTO EM EMPRESAS QUÍMICAS

Nas empresas químicas que fazem reações, o cálculo de rendimento deve ser sistematicamente medido e analisado, pois muito fatores podem implicar em queda de rendimento e consequente aumento das perdas nos processos de transformação.
Elementos como ajuste de máquinas,  condições de manutenção, condições de operação, estabilidade nos processos, qualidade das matérias primas, e até o clima podem implicar em melhores ou piores rendimentos.

RENDIMENTO EM EMPRESAS ALIMENTÍCIAS

Trabalhei com rendimentos de uma grande empresa alimentícia onde um analista tinha 100% do seu tempo alocado para o cálculo de rendimento.
A análise sistemática das matérias primas utilizadas, a identificação das perdas normais e a obtenção  da produção final com todas as perdas mapeadas eram elementos de extrema importância e cada tipo de produção precisa ser muito bem analisada.
Alguns tipos de produção são muito dependentes da qualidade da matéria prima. Quando uma matéria prima não tem a qualidade necessária pode ser necessário adicionar um pouco mais de ingredientes para manter o padrão do produto. Engenheiros de processo conhecem bem esse aspecto.
Diversos outros fatores podem implicar em maior ou melhor rendimento. Até o fator umidade relativa  do ar que era transferida para o milho interferia na quantidade de produto consumida. No caso as quantidades eram ajustadas em função da umidade pelo o milho continha.
Para outros ingredientes situações similares ou outras podem ocorrer.


RENDIMENTO DE PRODUÇÃO EM METALÚRGICAS

O cálculo do rendimento de produção em empresas metalúrgicas pode mostrar ineficiências imensas.
Se não houver bom controle e análise, perdas podem ser mascaradas e os custos finais dos produtos serão afetados, por isso analisar as causas dos aumentos de custos é essencial.
Nas metalúrgicas os processos variam muito e para cada processo diferentes análises serão necessárias.
Empresas que trabalham com ferro em barra, podem incorrer em grandes perdas caso não utilizem a bitola ideal. Além da bitola ideal deve-se optar pelo tipo de acabamento que a matéria prima deve ter. Existem aços em barra com acabamento retificado que permitem trabalhar com um mínimo de sobremetal. A questão aí consiste em avaliar o custo beneficio em pagar um pouco mais por uma matéria prima com melhor acabamento e que implicará em menor perda de processo, ou aceitar uma perda maior e pagar um custo de material por quilo inferior. A minha experiência mostra que o barato costuma sair caro. Mas não dá para citar um padrão. É necessário efetuar estudos técnicos detalhados.
Algumas empresas metalúrgicas trabalham com chapas. O rendimento desse tipo de produção, dentre outros fatores, dependerá do aproveitamento e da quantidade de retalhos, rebarbas, aparas e restos de chapas não utilizadas, que serão vendidas a baixo preço. Isso é similar ao aproveitamento de tecidos em indústrias de roupas. Existem programas que otimização a utilização de chapas, minimizando consequentemente as perdas.

Livros e consultores especialistas não raro concentram-se demasiadamente em algumas abordagens como ABC, Target Costing, Custeio Variável, Kaizen Cost System. Elas são importantes, mas são apenas uma parte a ser considerada. É necessário considerar outros importantes elementos e o cálculo e análise de rendimentos é um dos principais.



Um comentário:

VEJAM TAMBÉM