Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

sábado, 19 de junho de 2021

Qual é o significado de Accountability?

Segundo Masayuki, Accountability é a obrigação de se prestar contas dos resultados obtidos, em função das responsabilidades que decorrem de uma delegação de poder.




De uma forma geral Accountability está associada à responsabilidade que a função exercida exige.

Se de um lado há sempre uma delegação de poder
(autoridade), e de outro, como contrapartida, a geração de responsabilidades, formando-se assim uma grande cadeia de Accountability. 

A Contabilidade mensura as transações efetivamente realizadas, compara-as com o que foi planejado e indica os níveis de eficiência e eficácia dos desempenhos de cada área operacional.

Na Wikipédia encontramos:

“Accountability é um termo da língua inglesa, sem tradução exata para o português, que remete à obrigação de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas a instâncias controladoras ou a seus representados. Outro termo usado numa possível versão portuguesa é responsabilização.

Accountability pode ser traduzida também para o português, deficientemente, por "prestar contas". «Accountability» significa que quem desempenha funções de importância na sociedade deve regularmente explicar o que anda a fazer, como faz, por que faz, quanto gasta e o que vai fazer a seguir. Não se trata, portanto, apenas de prestar contas em termos quantitativos mas de auto-avaliar a obra feita, de dar a conhecer o que se conseguiu e de justificar aquilo em que se falhou.

A obrigação de prestar contas, neste sentido amplo, é tanto maior quanto a função é pública, ou seja, quando se trata do desempenho de cargos pagos pelo dinheiro dos contribuintes.

Accountability é um conceito da esfera ética com significados variados. Frequentemente é usado em circunstâncias que denotam responsabilidade civil, imputabilidade, obrigações e prestação de contas. Na administração, a accountability é considerada um aspecto central da governança, tanto na esfera pública como na privada, como a controladoria ou contabilidade de custos.

Na prática, a accountability é a situação em que "A reporta a B quando A é obrigado a prestar contas a B de suas ações e decisões, passadas ou futuras, para justificá-las e, em caso de eventual má-conduta, receber punições."

Em papéis de liderança, accountability é a confirmação de recepção e suposição de responsabilidade para ações, produtos, decisões, e políticas incluindo a administração, governo e implementação dentro do alcance do papel ou posição de emprego e incluir a obrigação de informar, explicar e ser respondíveis para resultar consequências positivas.”

Do site effective Managers separei o texto seguinte:

Fonte: https://effectivemanagers.com/dwight-mihalicz/what-is-accountability-part-1-of-the-effective-managerstm-understanding-accountability-series/


O que é responsabilidade?

Nota: No texto abaixo "Accountability" foi traduzido como responsabilidade, que não é a meu ver a melhor tradução. Eu prefiro não traduzir esse termo.

Por: Dwight Mihalicz | Publicado em: 8 de julho de 2019

Todos temos obrigações no trabalho. Essas obrigações são normalmente consideradas como responsabilidade. Essas obrigações que resultam em sermos responsáveis ​​vêm de várias direções ... nossos colegas, nossos clientes, nossos subordinados e, sim, até mesmo nossos chefes! 

E a maneira como recebemos essas coisas pelas quais temos responsabilidade varia muito. Portanto, a responsabilidade é importante, mas o que é exatamente? Para os gerentes, garantirem que os subordinados sintam que a responsabilidade durante a execução da estratégia não é tarefa fácil. 

Na primeira parte de uma série de várias partes, discuto os principais conceitos de responsabilidade - o que é, como afeta os gerentes e como abordar essa peça crítica do quebra-cabeça para uma gestão eficaz.

O que é responsabilidade e como ela afeta o sucesso gerencial?

O que queremos dizer com responsabilidade? 

Frequentemente a ouvimos ser usada para descrever empresas que “não estão sendo responsabilizadas” ou indivíduos “que precisam assumir mais responsabilidade” por suas ações. Você é responsável? Sou eu? 
Como a responsabilidade é usada na organização e que impacto ela tem nas tarefas diárias dos gerentes?

O ponto de partida para entender a responsabilidade na organização é o trabalho. O trabalho está no cerne da realização da estratégia e da visão. 

Embora a maioria das organizações hoje faça um trabalho decente ao traçar um plano de 3, 5 ou 10 anos para o sucesso, poucas seguem adiante. 
Avance alguns anos após a aprovação da estratégia e muitas estratégias bem desenvolvidas não estão mais claras. Por quê? Um dos motivos é a responsabilidade desalinhada e o fato de que os gerentes têm cada vez mais dificuldade em colocar todos na mesma página quando se trata da execução da estratégia.

Há vários anos, decidimos descobrir como os gerentes poderiam ter mais sucesso e foi isso que descobrimos.

Em um importante programa de pesquisa em parceria com a Universidade de Ottawa, identificamos uma relação direta entre responsabilidade e eficácia. Em organizações com alta responsabilidade, os gerentes eram mais eficazes em seu trabalho e, portanto, mais bem-sucedidos. A correlação entre responsabilidade e eficácia foi alta (0,67) e altamente significativa em termos estatísticos, ilustrando uma relação crítica entre esses dois conceitos.

Se mais responsabilidade significa mais eficácia, então por que a desconexão? Como ponto de partida, não existe uma definição comumente entendida de responsabilidade. Então, criamos uma definição de trabalho que consiste em três componentes principais:
Uma obrigação. Deve haver uma obrigação ou dever de fazer algo em que alguém seja responsabilizado.

Uma ação. Um indivíduo é responsabilizado não apenas pelos resultados, mas também pelas ações. Mais do que simplesmente fazer algo, a responsabilidade envolve como isso é feito.

Um “outro especificado”. Além de responsabilizar-se, a responsabilidade requer um 'outro especificado' que o responsabiliza por fazer algo. Em uma organização, é tradicionalmente um gerente.

A responsabilidade é:


Uma obrigação
pela qual alguém pode ser responsabilizado
por seus resultados e ações
por uma outra pessoa específica.



O que há na responsabilidade que a torna tão difícil de entender?

Prestação de contas versus responsabilidade . Responsabilidade não é o termo mais fácil de entender e muitas vezes há uma tendência de confundi-lo com responsabilidade. Veja como os dois são diferentes. Com a responsabilidade, alguém é responsabilizado e a ação deve resultar. Em contraste, a responsabilidade é mais impulsionada por valores, vindos de dentro. 

Em outras palavras, aquele que é responsável deve concluir algo. Mas aquele que se sente responsável realmente acredita que o que eles precisam fazer é importante. Para ser claro, a responsabilidade é essencial nas organizações. Os trabalhadores devem se sentir responsáveis ​​por fazer um bom trabalho e concluir tarefas. No entanto, há uma diferença clara entre responsabilidade e prestação de contas.

Responsabilidade sentida versus clareza de responsabilidade . Além de confundir responsabilidade com responsabilidade, por meio de nossa pesquisa descobrimos que existem duas dimensões de responsabilidade. 

A responsabilidade sentida é a intensidade com que você se sente responsável por fazer um bom trabalho. Clareza de responsabilidade é o quão claro você é sobre as coisas pelas quais você é responsável. Em nosso banco de dados de pesquisa, os gerentes relataram 8,7 em cada 10 por responsabilidade sentida - uma indicação clara de que se sentiam razoavelmente responsáveis ​​por seu trabalho. Curiosamente, eles tiveram muito menos clareza de responsabilidade, identificando 7,1 de 10.

A clareza da responsabilidade é crítica em todos os níveis da organização.

Em muitas organizações, a direção estratégica é articulada pelo CEO (Chief Executive Officer). Mas, se ele ou ela não tiver clareza com os vice-presidentes subordinados sobre o que eles são responsáveis ​​por fazer, então ocorre um desvio organizacional. Do Diretor Financeiro (CFO) ao Diretor de Operações (CFO) por meio de todas as funções de nível de VP, cada VP analisa o trabalho por meio de seu próprio filtro exclusivo, influenciando como eles executam e definem prioridades.

Clareza de responsabilidade, começando no topo e em toda a organização, garante que todos estejam puxando a empresa na mesma direção, reforçando o trabalho uns dos outros com total transparência sobre suas responsabilidades. Quando isso acontece, ocorre uma tomada de decisão inteligente e os funcionários tomam iniciativas com a certeza de que estão ajudando a organização a fazer o trabalho mais importante.

Qual é a lição para os gerentes?

Em muitos casos, a eficácia gerencial depende da definição ou não de responsabilidades claras para funcionários e subordinados. A força de trabalho, sem dúvida, se sentirá responsável por fazer um bom trabalho. A questão é se eles se sentirão ou não responsáveis ​​por fazer o trabalho certo - aquele que ajudará a alcançar a estratégia.

Esta é a definição de um gerente eficaz e por que a responsabilidade é tão importante.

Os gerentes devem definir expectativas claras para que os membros de sua equipe saibam exatamente pelo que serão responsabilizados enquanto realizam seu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM