SIGAM ESTE BLOG

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Cuidados na elaboração do Currículo.

Um currículo ( CV ) bem elaborado é elemento imprescindível a todo profissional, esteja ele em princípio, meio ou na maturidade de suas carreiras.

Tenho visto alguns modelos inovadores que são autênticas obras de arte. Onde usam e abusam de gráficos, cores e coisas que não se veem nos CV´s usuais.

Eu vou na contramão do que muito se comenta, e prefiro os CV´s tradicionais. Quem procura um candidato não está interessado em CV´s que parecem obras de artes, mas sim CV´s práticos, sintéticos e que dê uma boa visão do perfil, histórico profissional e outras características do candidato.

Minha recomendação é que não percam tempo com esses CV´s rebuscados, coloridos e pretensamente inovadores. Muitos que se apresentam através deles poderão estar mais preocupados com a forma do que com o conteúdo, e uma vez admitidos poderão agir da mesma forma dentro da empresa. Aliás preocupação com a forma e não com o conteúdo, predomina nas empresas.

A seguir relato alguns aspectos que precisam considerados nos CV´s

Qualidade das informações do currículo:

Infelizmente uma grande parte dos currículos que recebemos não são bem elaborados e deixam de passar informações importantes sobre os candidatos.
Currículos devem retratar a vida profissional dos profissionais e devem ser verdadeiros, assim a omissão ou inclusão inadequada de tópicos, ou exagero dos atributos e qualidades podem comprometer a qualidade do currículo, ou até mesmo desclassificar o postulante a alguma vaga que esteja sendo oferecida.

Tamanho do currículo:
Não podemos definir um tamanho ideal, mas recomenda-se não ultrapassar 2 folhas para profissionais com ampla vivência profissional. Um CV com 3 páginas é considerado muito extenso.

Dados Pessoais:

Coloque apenas os dados básicos: Nome, data de nascimento, endereço, cep, email, home page ( se tiver ), telefones, estado civil, filhos. No meu CV eu coloco "não fumante". Não precisa colocar números dos documentos ( CPF e RG ), pois seu CV pode cair na mão de pessoas inescrupulosas.

Não inclua foto, a menos que sua profissão seja a de modelo, ou outra onde a imagem seja requisito.

Objetivo:

Coloque em destaque a área em que atua, ou em que pretende atuar, por exemplo: executivo de área financeira ( Controladoria, Custos e Orçamentos )
Resumo das qualificações e experiência:
Resuma suas principais qualificações e experiência, faça um resumo que reflita o seu perfil e experiência e que sirva para chamar a atenção sobre o bom potencial que você representa.
Exemplo:

Economista com MBA em finanças e dez anos de experiência em planejamento financeiro e controladoria
Coordenou a implementação de sistemas integrados ( SAP, Microsiga e J. Edwards )
Organizou grupo de planejamento tributário que contribuiu para a recuperação de 5 milhoes de reais de créditos de impostos.


O resumo de suas qualificações e experiências poderão servir como parte de uma carta de cobertura a ser enviado para headhunters, empresas e executivos. Muitos desses profissionais descatarão os CV´s recebidos olhando a carta de apresentação, ou o início do CV. Então trate de elaborar uma boa carta de apresentação. Ela deve ser breve e não conter mais do que alguns poucos parágrafos em cerca de meia página.

Formação acadêmica:

Apresentar sua formação sempre em ordem cronológica da mais recente até as anteriores. Não precisa apresentar o primeiro grau, mas o nível médio deve ser mostrado, principalmente se tiver cursado escola técnica.
Mostrar o nome da escola, data de início e conclusão, bem como o curso efetuado.

Outros cursos:
Apresentar apenas cursos importantes. Não precisa mencionar cursos de curta duração, participação de seminários, etc.

Emprego atual: Mencionar data de inicio, cargos e promoções, incluir informações básicas sobre empresa, ramo, número de funcionários, vendas anuais e outras cifras sob sua responsabilidade, como por exemplo: administrou um budget de 100.000 euros.

Empregos anteriores:Informar todos, do mais atual para o mais antigo, igualmente ao emprego atual, mencionar informações básicas sobre empresa, ramo, número de funcionários, vendas anuais e outras cifras sob sua responsabilidade.

Resultados obtidos: Faça uma breve relação de resultados obtidos em cada empresa, mencione cifras das economias e resultados alcançados, não exagere nos benefícios mas apenas relate. Utilize verbos como: implantei, Obtive, organizei, participei, ruduzí, etc.

Idiomas: Mencione outros idiomas além do português que você tem algum conhecimento. Mencione se o seu conhecimento é intermediário, avançado ou fluente. Cuidado para não exagerar no seu conhecimento e depois não comprovar na entrevista, isso pode pegar mau.

Conhecimentos de informática
Mencione detalhadamente seus conhecimento e detalhe qual o nível.  Exemplo: Excel avançado (macros, tabelas dinâmica e um pouco de SQL ), power point ( conhecimento básico ) e word (conhecimento intermediário ). Aqui vale uma observação: dos candidatos que entrevistei 90% não comprovam o conhecimento de informática que dizem ter. Tome cuidado!

O QUE NÃO COLOCAR NO CURRÍCULO 

 Fonte: Fonte: http://www.catho.com.br/dicas-emprego/orientacoes-para-elaborar-um-bom-curriculum/

O currículo deve ser agradável à leitura, portanto, deve ser discreto. No máximo, utilize um papel de tom pastel em vez do branco, mas nada além disso.

Para destacar as informações você pode usar os recursos de negrito e itálico do seu processador de texto. Evite variar os tipos de fonte para não transformar o seu currículo em uma salada gráfica e irritar quem o lê.

Se a sua relação de empregos é muito grande, selecione apenas os últimos cinco empregos da sua carreira. E, mencione no sumário de qualificações que você possui mais experiência do que o mencionado.

Em alguns casos é importante colocar todas as informações, como nos currículos de cientistas ou médicos, para cujos empregadores os artigos publicados são importantes, assim como o detalhamento dos congressos de que o profissional participou. Mas, de maneira geral, essas informações só entediam a quem vai ler o currículo.

Não perca tempo inserindo número do CPF ou do Título de eleitor, ou mesmo da Carteira profissional. Se alguém tiver interesse nestes documentos, será o Departamento Pessoal no momento em que for efetivar a sua contratação. Nunca antes.

Não colocar razões de ter deixado o emprego anterior. Esta informação é importante para o seu empregador, mas deve ser discutida no momento certo. E, o momento certo é a entrevista pessoal.

Referências
A lista de referências deve ser impressa à parte, e você deve tê-la à mãos na entrevista, para apresentá-la ao entrevistador no momento em que for solicitado.

Raça, religião e filiação partidária

Ninguém tem interesse em conhecer estas suas convicções, seja para benefício ou para prejuízo da sua carreira. Ao contrário, colocando essas informações pode parecer que você é quem tem preconceito com relação a esses itens.

Salário anterior e pretensão salarial

Alguns especialistas são a favor de mencionar salário e pretensão no currículo, mas coloque apenas quando solicitado, esse tópico normalmente é abordado nas entrevistas. Quando o anúncio pede, pode-se escrever alguma coisa geral como aceito discutir propostas ou estou aberto para discutir a questão salarial.

Dicas Finais

Um profissional deve sempre manter um CV super atualizado. Até mesmo a empresa onde o profissional atua pode necessitar de um CV, isso para atualizar o banco de dados ou mesmo avaliar o aproveitamento em alguma vaga interna.

Mantenha um CV atualizado, mas ele deve servir apenas de ponto de partida. Para cada caso formate seu CV de acordo com cada demanda e destaque pontos a sua experiências relativa aos requisitos da vaga.

Cultive o hábito de revisar constantemente e aprimorar seu CV. Mais do que isso, procure construir um belo currículo não apenas no papel, mas sendo um profissional reconhecido no mercado. O melhor Currículo é aquele que deixamos impresso na memória dos pares, subordinados, superiores e outros parceiros, o que será sempre fruto de nossa postura ética, conhecimento profissional, comprometimento e contribuição efetiva que tenhamos prestado às organizações e às pessoas por onde passamos.

Participe da rede social Linkedin, vejam meu perfil lá  br.linkedin.com/in/ariovaldosilva/  e evite se expor na Internet, pois headhunters, empresas e executivos costumam pesquisar e conhecer seus perfis nas redes sociais como Facebook, Twitter, Google + e outras

Vejam nossos Artigos no Linkedin  {{{{{{{{{{{{{{{{  Clique




Ariovaldo Lopes da Silva – Mestre em Ciências Contábeis, Economista, Professor universitário por 20 anos e executivo de empresas por 40 anos, sendo último cargos ocupados com carteira assinada de Controller para America Latina na Henkel e Diretor Financeiro na Mauser. Atualmente é Palestrante, Consultor e Empresário. Possui mais de 200 artigos sobre Controladoria, Finanças e Gestão de Empresas.  arilopes@folha.com.br



Um comentário:

getsitecontrol

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

Palestras custos Controladoria Consultoria Gestão liderança marketing Contabilidade comportamento ética Livros Controller IFRS comunicação Normas Contábeis Plano de Negócios linkedin planejamento BSC Material de Controladoria Palestra RH planejamento estratégico postura vagas CPC Crise Palestrante auditoria compliance facebook meio ambiente melhores práticas treinamento vendas Bain CRC Consultoria de Gestão ERP Ebook Emprego KPI Logística Mapa Estratégico codigo de ética consultor controle educação empregos estratégia funcionários lider processos proteção animal qualidade sistemas de custos ABC Alpha Premium Ativos Fixos Balance Scored Card Bancos Brasil CFC CV CVM Comportamento Organizacional Contabilidade Estratégica. Balanço Patrimonial Estratégico. Controle interno Costs Custo ABC Demonstrativos Financeiros EMPRESAS Editora Saraiva Estagiários FASB FIFA Futebol Internet Kaizen Marcas e Produtos Missão Planning Qualitymark Redução de Custos SAP STF Transfer Price Treinamentos Unidades de Negócio ações sociais best in class candidatos carreira contábil consultoria de custos consultoria financeira currículo desempenho eficiência empreendedorismo estoques gerentes gestão estratégica headhunter inventários jovens profissionais lançamento lucro líder líderes motivação nível de serviço orkut presidente produtividade produto práticas contábeis recursos humanos redes sociais sustentabilidade talentos terceirização twitter valores 11.638/07 11638 4 P´s 5 "S" ABC/ABM ACCOUNTING Acurácia Adiantamentos Administração AlphaPremium Amazônia Anvisa Apple Ari Lopes Artigos. Palestras Assédio Moral Avaliação 360 graus Ayres Brito BB BLOCO K Bahia Bain Company Balanced Score Card Balanced Scorecard Banco do Brasil Blog Blog do Professor Ari Blogger Blogs do Ari Boa comunicação Boite Bradesco Brazil Bullying Escolar Business CAMBIO CEO CNJ CPC 30 CPC PME Capacidade Ociosa Capex Carnaval Censura Cestos Champy Change Management Ciência/Tecn. Consulting Consultor Financeiro Contabilidade Internacional Contingências Controladoria de Negócios Controladoria estratégica Controle dos estoques Controles Controllership Cora Coralina Corrupção Créditos de carbono Custos industriais DL 6976 DRE Dilma Dinossauros E-commerce EBITDA EVA Ebooks Edelman Eficácia Emarketing Empresa de treinamentos Empresas feitas para vencer Estados Unidos Evitando contingências trabalhistas Excel Expedição FECOMERCIO FMCG Finanças Folha de São Paulo Forecast Fretes Gestão de Custos Gestão de pessoas Gestão interina Goobec Google Guru Haiti Hammer Headhunters Henkel INSS IPCA ISA ISO 9000 Indicadores de Desempenho Indicadores de produção Informação contábil Informática Injustiça Inovação Instituto Royal Integração Integridade Interim management Interino Itaú Jim Collins Jovens Juizes Kaplan Leader Liderados Liderança e Ética Lideres Links patrocianados Livro M&A Manuais de Procedimentos Melhores práticas em vendas Melhores práticas nos estoques Melhoria Contínua Melhoria con tínua Millennials NWC Negociação Norma Contábil Normas e Procedimentos Nutrição OGSAM Orçamento Orçamento doméstico P&L PEC 231/95 PIB PME Palestrante Ari Palestrante Professor Palestras Liderança Palestras Ética Pessoas Peter Drucker Plant Controller Polícia Portaria Praça Preço Procedimentos Professor Ari Profit Plan Promoção Propostas de vendas QI RKW ROI Rec. Humanos Recepção Recursos Rede Gospel Reestruturação Financeira Relatórios Financeiros Rendimento Representação de vendas Resultados Revista Veja Rui Barbosa SBU SWOT SWOT Analysis Sales Santander Saúde Saúde Completa Segurança Seminário Sergio Cabral Sistemas de Custeio Startups Supremo Tribunal Federal TCC TIR TOC TV a cabo Terceirização. Termos em inglês Teóricos Trote Universitári Trânsito UFSCar UN USP Unibanco União Européia Valor Justo Vídeo Wal-Mart Y admissões agência de empregos antiética apostila apostila de controladoria. Controle aquecimento global arquivo PDF arrogância atitude aumentos avaliação de desempenho balanços big brother biotecnologia blog do Ari blogs carne catástrofe cliente clientes comercio virtual competência competências compliance conduct code consultores consumidor consumo convergência convergênia copa 2014 cost accounting cotação crimes crédito custos de serviços código de ética definição de controladoria deputados desemprego devastação dinheiro e sexo diretor presidente eleições empresa empresas globais energia ethics evaluation excelência feed back ferramentas de gestão fiscalização fluxo de caixa fontes renováveis formação de líderes fraud geraldo alckmin geração Y gerenciamento gerente gestor gestores gestão de pessoas gestão financeira globalização greenbuilding harmonização high potential importação inclusão indicadores indicaçoes informação integrity investidores juizo juros liminar management manual contábil marketing social mediação medidas corretivas melhores práticas em custos menor infrator mercado de trabalho modelos de gestão moral mpréstimo. comportamento multinacionais mídia negócio próprio net working capital normatização obrigações fiscais operações oportunismo organização os 4 p´s padaria padre padrões intenacionais painél de controle palestras custos peopledoors perdas perfis performance pesquisa plano contábil plano de negócio população postagens povo prestação de serviço previdência social produtividade; indicadores de desempenho projetos projeções proteção animal. ratocorp re-engenharia refoma contábil regra contábil rentabilidade responsabilidade responsabilidade civil responsabilidade social reuniões rodeios senadores sistemas sistemas integrados sites suporte supremo terremoto unidade de negócio variedades vegetarianismo vegetariano venda youtube