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quinta-feira, 2 de junho de 2016

PRÁTICAS CONTÁBEIS E GERENCIAIS EM EMPRESAS GLOBAIS



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arilopes@alphapremiumconsultoria.com.br


Ministrando a disciplina de Contabilidade Internacional, preparei o conteúdo abaixo, que foi fruto do nosso envolvimento com o dia-a-dia das empresas globais.

Abaixo destaco algumas práticas usuais nas empresas globais. Isso não significa que não iremos encontrar algumas dessas práticas em empresas locais, pois algumas práticas são úteis nas empresas que ainda não podem ser consideradas globais.


PREÇOS DE TRANSFERÊNCIA ENTRE EMPRESAS DO GRUPO => veja neste  LINK 


PROTEÇÃO CONTRA RISCOS (POLÍTICOS / CAMBIAIS)


Dívidas em moedas estrangeiras representam sérios riscos para as empresas que trabalham com reais na maioria de suas contas, principalmente para as contas de receita. Em tais empresas as oscilações das taxas do dólar podem gerar perdas expressivas.

Mecanismos para proteger as empresas contas perdas cambias são:

- Hedge
- Busca da redução de dívidas em moeda estrangeira
- Investimentos em moeda estrangeira
- Postergação dos recebimentos em moeda estrangeira em momentos de desvalorização crescente;
- Adiantamento dos pagamentos em moeda estrangeira em momentos de desvalorização crescente;
- Substituir fornecedores locais por fornecedores estrangeiros;
- Abertura de Filiais em outros países para empresas nacionais ou busca por parceiros internacionais;
- Aumentar exportações
- Etc...


Contra riscos políticos, econômicos, guerras e outros as corporações internacionais procuram analisar e entender profundamente os contextos em que as empresas estejam operando. Assim o fluxo de investimento dessas empresas consideram o risco que de cada país que é um indicador internacional.
Ações como hedge, joint ventures, políticas conservadoras de investimentos , lobbies e redução de atividades podem ser práticas necessárias para se protegerem as empresas.


PROCEDIMENTOS “INTER COMPANY”


As empresas de um mesmo grupo precisam manter uma série de controles a fim de poderem apresentar suas demonstrações de forma correta. Algumas dessas práticas são:

1- Contabilizações em Trânsito das Vendas e Estoques “Inter Company”. Quando uma empresa afiliada vende produtos ou serviços para outra empresa do mesmo ou de outro país, se faz necessário efetuar contabilizações de produtos em transito.
2- Circularizações das operações Inter Company. São procedimentos que visam conciliar registros contábeis das transações efetuadas entre afilidas.


PADRONIZAÇÃO DE SISTEMAS DE GERENCIAMENTO


Corporações internacionais se valem de intensa padronização. Os sistemas de gerenciamento tendem a ser amplamente normatizados pelas empresas internacionais, o que pode envolver Relatórios Padrões, Indicadores de Performance, Sistemas Integrados, etc....

POLÍTICA DE AQUISIÇÕES, FUSÕES, JOINT VENTURE


Empresas Internacionais freqüentemente adotam agressiva política de crescimento. Muitas vezes os crescimentos são obtidos não somente com aumento de vendas, participação de mercado, lançamento de novos produtos, etc..., Assim muitas empresas adotam agressiva política que envolve aquisições de novas empresas. A utilização de Joint Ventures, parcerias e outros recursos também comuns nesse tipo de organização.




GERENCIAMENTO REGIONAL


Gerenciamento Regional é uma prática muito utilizada em corporações internacionais. Assim as multinacionais costumar ter executivos responsáveis por determinadas atividades para uma região. Exemplo: Região Latino-Americana, Região Européia, etc... O gerenciamento região facilita a gestão de negócios, muitas vezes reduz cargos nos países, mas gera despesas de viagens devido às freqüentes reuniões regionais.

PADRONIZAÇÕES

As grandes corporações são altamente padronizadas. Abaixo seguem alguns exemplos de padronização freqüentemente encontrados nas multinacionais:

- Sistema de Gestão;
- Indicadores de Desempenho;
- Plano de Contas;
- Softwares diversos;
- Codificação de produtos, estoques, clientes, fornecedores e outros;
- Manuais de Procedimentos;
- Política de Ética;
- Etc...

A padronização facilita e auxilia no processo de controle da matriz sobre as filiais, facilitando a gestão e propiciando avaliação comparativa entre as diversas unidades distribuídas pelo mundo.


GERENCIAMENTO GLOBAL DE MARCAS


Grandes corporações possuem estratégia direcionada às suas principais marcas, assim estratégias locais devem estar alinhadas com a estratégia mundial para as marcas. As marcas estão entre os principais ativos das empresas assim políticas globais voltadas para as mesmas são usuais nas grandes corporações.


ORÇAMENTO GLOBAL E REGIONAL

Os orçamentos operacionais ( curto prazo ) devem estar alinhados com o Plano Estratégico ( Longo Prazo ) e ambos alinhados com as estratégias globais.

Nas grandes corporações os orçamentos são padronizados, consolidado regional e mundialmente. Cada etapa do orçamento (local, regional e mundial) deve passar pelos níveis de aprovação necessários, além de requerer uma ampla participação dos diversos níveis da empresa.


CONTRATOS GLOBAIS DE FORNECIMENTO


As empresas com filiais em diversos países podem negocias contratos mundiais de fornecimento, usando tal recursos para baixar custos e aumentar qualidade.


PARCERIAS COM FORNECEDORES DE SERVIÇOS

Em linha com o item anterior as parcerias com fornecedores de serviços também se constituem em importante elemento de melhoria para a empresa multinacional. Contratos globais podem ser negociados com consultorias, corretoras de seguros, empresas de auditoria, etc...

BENCHMARKING


A comparação entre diversas unidades de um mesmo grupo de empresas pode ser constituir em forte elemento de auxílio na identificação de unidades passivas de pontos de melhorias. Em um processo de benchmarking as unidades de uma empresa multinacional podem aprender mutuamente. Reuniões periódicas e relatórios com dados comparativos entre países podem ser formas de benchmarking entre empresas de um grupo.

UNIDADES DE NEGÓCIOS

As unidades de negócios também podem ser encontradas em empresas domésticas, más ela é altamente utilizada na empresa multinacional. Unidade de Negócio significa segmentar a empresa e dirigir cada segmento como se fosse uma empresa individual. Nas mega corporações é praticamente impossível a administração sem a adoção de unidades de negocio.




Ariovaldo Lopes da Silva – Mestre em Ciências Contábeis, Economista, Professor universitário por 20 anos e executivo de empresas por 40 anos, sendo último cargos ocupados com carteira assinada de Controller para America Latina na Henkel e Diretor Financeiro na Mauser. Atualmente é Palestrante, Consultor e Empresário. Possui mais de 200 artigos sobre Controladoria, Finanças e Gestão de Empresas.  arilopes@folha.com.br

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